Conversas

Residências Artísticas raum (Portugal)A web como espaço de exposição

Dia 08 dezembro de 2015, terça-feira, às 19h30

Sala de Desenho

Em parceria com Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Programa de Residências Artísticas raum (Portugal), a Escola de Artes Visuais Parque Lage promove a conversa: ” A web como espaço de exposição”, apresentada pela curadora Marta Mestre com a participação de Ana Baliza e Paulo T. Silva.

Entrada gratuita.

Sobre a conversa: A conversa abordará alguns dos projetos da raum, nomeadamente a residência do CEMES – Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa, desenvolvida pela designer Ana Baliza com o acervo do artista, onde se parte da leitura subjetiva dos documentos de arquivo para criar relações entre eles, explorando as potencialidades de um arquivo digital, neste caso inexistente. A discussão será alargada aos temas dos arquivos de artista e da edição com a participação de Ana Baliza e Paulo T. Silva (raum).

Sobre o projeto: O projeto raum: residências artísticas online  (www.raum.pt) transforma o entendimento original de espaço de residência, fixo e efêmero; expande-o ao universo digital, permitindo a experimentação de novas formas de intervenção e reflexão, em vários campos artísticos: as artes digitais, multimídia, visuais, a fotografia, o cinema, a arquitetura, o design e a música/artes sonoras. A plataforma aloja residências de artistas e estruturas ligadas à criação e programação artística e outras com atividades nos domínios da difusão, educação e formação na área das artes – nomeadamente unidades de investigação universitária, projetos editoriais, museus, escolas de artes visuais e projetos independentes. Importa para a raum mobilizar uma reflexão sobre formas de atuação colaborativas em contextos digitais, fora dos formatos tradicionais de difusão da arte.

____________________________________________________________________________________________________

Sala Multimídia

WORKSHOP DE EDIÇÃO: Inserções, Atlas e Arquivos
Entre 07 e 11 de dezembro de 2015, das 14h às 18h
Inscrições gratuitas feitas diretamente na secretaria da EAV Parque Lage ou pelo telefone:  21 3257.1800 (vagas limitadas a 10 inscritos).

Apresentação da curadora Marta Mestre e orientação de Ana Baliza e Paulo T. Silva.

O processo de edição é uma forma de transgredir a ordem do arquivo. O acesso democratizado aos arquivos é essencial para o estímulo de perspectivas independentes na sua abordagem, as quais contribuem para a sua divulgação e renovação tornando-os espaços de produção social e culturalmente importantes. Neste workshop iremos produzir edições impressas e online (residência extraordinária colaborativa do raum) que proponham e explorem relações entre documentos da coleção do MAM-Rio e da EAV Parque Lage, o mais experimentais e livres possível. Em foco estará a programação do curador e crítico Frederico Morais, nas décadas de 1960 e 1970, de que são exemplos o Núcleo Experimental, os Domingos da Criação e a Sala Experimental do MAM, e o acervo da EAV, disponível online no projeto Memória Lage, uma iniciativa da própria escola.

[Crédito da imagem: Domingos da Criação, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 1971]