Cine Lage

Cine Lage | PRÉ-ESTREIAA paixão de JL

Dia 29 de janeiro de 2016, sexta-feira, às 20h

Pátio da piscina

O primeiro Cine Lage do ano recebe a pré-estreia nacional do filme A Paixão de JL com direção de Carlos Nader e realização do Itaú Cultural, em parceria com a produtora Já Filmes. Realizado a partir de um único registro, o de fitas cassetes gravadas pelo artista na última fase de sua vida, entre 1990 e 1993, o longa-metragem retrata as memórias do cotidiano de José Leonilson, em sintonia com seu trabalho na pintura. O local escolhido para esta pré-estreia tem sabor especial. “A EAV foi um lugar central na carreira de Leonilson. Foi onde ele cresceu e se projetou”, conta o diretor. Foi lá que, em 1984, a partir da exposição Como Vai Você, Geração 80?, a obra do artista ganhou propulsão e ele passou a ser reconhecido nacionalmente.

A paixão de JL recebeu o prêmio de melhor crítica e de melhor documentário brasileiro nos festivais É Tudo Verdade de 2015 e também no Mix​​Brasil de Cultura da Diversidade, reconhecimento de melhor longa-metragem pelo júri popular no Festival Mostras CURTA-SE (Festival Ibero-Americano de Cinema de Sergipe), igualmente no ano passado, e o prêmio especial pelo júri no 37º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana. Emm fevereiro o longa-metragem entra em cartaz na rede de cinemas Espaço Itaú em todo o país.

No dia da exibição, o diretor Carlos Nader e a diretora da EAV Parque Lage, Lisette Lagnado recebem o público para um debate sobre a obra e o legado deixado por Leonilson.

A entrada é livre e gratuita.

Leia mais sobre o filme