Eventos

Lançamento do livro D.U.C.T.O de Nydia Negromonte

Terça-feira, 19 de setembro, 18:00–20:00
Varanda da Biblioteca – EAV Parque Lage
Gratuito e aberto ao público – sujeito à lotação

 
O livro D.U.C.T.O abarca quinze anos de produção da artista plástica Nydia Negromonte que, construindo sua poética a partir de diversos meios- desenho, instalação, fotografia, vídeo e intervenções in situ-, propõe questionamentos acerca dos fluxos da natureza e da força dos objetos enquanto construtores de memória, tencionando os limites da linguagem artística contemporânea. Dentre suas principais participações destacam-se sua sala na Trigésima Bienal de São Paulo “A iminência das poéticas” e sua mostra individual “Lição de Coisas” no Museu de Arte da Pampulha, ambas em 2012. Esta publicação inédita, composta de 213 páginas e ricamente ilustrada, contém 300 imagens de obras artísticas, além de diversos textos críticos bilíngues, que discorrem sobre sua pesquisa e vasta obra.

Formato; 24 x 17 cm
Lombada: 2,5 cm
Número de Páginas: 212 páginas
Número imagens: 300
Texto: português/inglês
Acabamento: capa dura/costurado

 

  Nydia Negromonte (1965) – Nascida no Peru, mas criada no Brasil, Nydia Negromonte se formou em desenho pela Escola de Belas Artes da UFMG e se especializou na Espanha, cursando pós-graduação em gravura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona. Trabalha com desenho, escultura, instalação, fotografia, vídeo e intervenções in situ. Participou de importantes mostras individuais e coletivas no exterior e no Brasil.

Dentre suas principais participações destacam-se a 30ª Bienal de São Paulo, “A iminência das poéticas” e mostra individual no Museu de Arte da Pampulha, ambas em 2012.

Desde 2014 está à frente, juntamente com o artista e designer Marcelo Drummond, da direção do ateliê ESPAI, espaço cultural que constitui-se como um território de experimentação, elaboração e desenvolvimento de projetos em Artes Visuais; realiza programas de formação, residências artísticas, cursos teóricos e práticos na área de artes visuais, orientação de projetos artísticos, exposições de curadorias experimentais e de pesquisa.