EAV Parque Lage

Arquitetura da arte – montagens e espaços de exposições

Arquitetura da arte – montagens e espaços de exposições

Kimsooja to breathe

Professora: Sonia Salcedo

Curta duração 2020.2
19 de outubro a 07 de dezembro
Segundas, de 16h às 18h
R$800,00 ou 2x de R$ 400,00

butao_venda

*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Clique aqui.
A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

EXPOSIÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA, ARQUITETURA DA ARTE, RECEPÇÃO, TRANSMISSÃO

SOBRE
O curso apresenta questões relativas às transformações nas concepções de espaços e montagens de exposições em diálogo com as mudanças nas poéticas artísticas. A partir da história das exposições, o curso propõe uma reflexão sobre a prática expositiva dos dias atuais, complementada pelo exercício de um projeto expositivo.

CONTEÚDO
O programa investiga relações artístico-espaciais segundo fundamentos historiográficos da expografia da arte do século XX. Frente aos legados deixados pelas propostas modernas e pós-modernas, serão compartilhadas as diferentes abordagens das concepções expositivas e como elas convergem em fonte de questionamentos poéticos e de pesquisa fundamentais a construção histórica da arte recente.

As aulas são estruturadas por temas-conceitos observados a partir de exposições exemplares, que provocam os alunos a estabelecer analogias com a produção artística contemporânea, ampliando seu vocabulário criativo. Para ampliar o processo de reflexão proposto neste curso, além da criação de projetos e discussão sobre a leitura de textos escolhidos, estão previstas visitas-guiadas a exposições/eventos em complementação às aulas dadas na sala de aula da EAV Parque Lage (a marcar conforme agenda cultural carioca, disponibilidade da turma e recomendações de isolamento social).

DINÂMICA
Aula por videoconferência
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema.

REFERÊNCIAS
CARTAXO, Zalinda. Pintura em Distensão. Rio de Janeiro: Centro Cultural Telemar, 2006.

______. A arte nos espaços públicos: a cidade como realidade. O Percevejo, Periódico do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, PPGAC/UNIRIO, V. 01, N.01 –JAN-JUN, 2009.

CASTILLO, Sonia Salcedo del . Cenário da arquitetura da arte – montagnes e espaços de exposições. Coleção Todas as artes. São Paulo: Martins, Martins Fontes, 2008.

______. Arte de expor – curadoria como expoesis. Rio de Janeiro; NAU Editora. 2014.

DÉOTTE, Jean-Louis; HUYGHE, Pierre. Le jeu de l’exposition. Paris: L’Harmattan, 1998

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 2010.

FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo; arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.

KRAUSS, Rosalind. Escultura no Campo Ampliado. In: Arte & Ensaio. Revista do Programa de Pós
Graduação Em Artes Visuais. EBA/UFRJ. Ano XV. N.17, 2008, P.135.

KWON, Miwon. One Place After Another. Site-specific art and locational identity. London /

O’DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco: A Ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

RICO, Juan Carlo. Montagens de exposiciones: Museo, Arquitectura, Arte. Madrid: Silex, 1996.

_____. Museos, arquitectura, arte: los espacios expositivos. Madrid: Silex, 1994.

RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

SECRETARIA
– Todos os cursos online emitem certificado.
– A matrícula online não oferece desconto.
– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

SONIA SALCEDO
Pós-Doutora em Artes pelo CNPq junto ao PPGAC/ECO/UFRJ (2017). Doutora em Artes Visuais (2012, EBA/UFRJ), Mestre em História e Critica da Arte (2002, EBA/UFRJ), Especialista em História da Arte e da Arquitetura (1998, PUC/RJ). Graduada em Cenografia (1990, UNIRIO) e em Arquitetura e Urbanismo (1982/USU) Comunicação Social pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Tem experiência nas áreas das Artes e Arquitetura, com ênfase em Expografia da Arte Contemporânea. Atua como pesquisadora e docente, nos seguintes temas: crítica de arte e recepção da obra de arte, teorias e práticas artísticas e curatoriais, exposição e história da arte, arquitetura museal e design de exposições. Desde 2014 é docente da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – Rio de Janeiro. É artista curadora e autora dos livros Cenário da Arquitetura da Arte – montagens e espaços de exposições (2008); Poética Expositiva (2011), Asas a Raízes (2015), Arte de Expor – curadoria como expoesis (2015); Pontotransição (2016) e Da visualidade à cena: dimensões expositivas da arte (2017).