Arquitetura para Arte: Concepção de Montagem de Exposição

Arquitetura para Arte: Concepção de Montagem de Exposição

Waldemar Cordeiro – Fantasia Exata – Itaú Cultural – Curadoria Fernando Cocchiarale

Professor: Ivan Pascarelli

2º semestre
04 a 25 de julho
Quarta-feira, 10:00–12:00
R$ 380,00
   


Discutir como avaliar e pensar os espaços para execução de projetos de arquitetura de montagem de exposições, com os temas e locais propostos pela curadoria e/ou produção, seja em uma exposição em espaço fechado, envolvendo a concretização do espaço expositivo, seja em um espaço público (aberto), envolvendo estratégias próprias necessárias a esses locais. Os assuntos tratados serão permeados por visita a museu e conversa com curador. Tudo com vasto acervo de fotos de eventos já executados.
O curso apresentará um painel sobre o assunto durante o mês de Julho (a à maneira de um curso de férias) e, conforme o interesse da turma, continuará ao logo do segundo semestre.

Público-alvo
Interessados em aperfeiçoar o olhar e o conhecimento de práticas e técnicas de concepção, criação e montagem de espaços voltados a exibição da arte.

Objetivos

Iniciar e aperfeiçoar o pensamento, o conhecimento e a prática das técnicas de montagem de mostras de arte, na concepção de espaços expositivos.

Conteúdo
Trata-se de curso prático sobre o modo de olhar os espaços expositivos e as possibilidades de cooperação entre o arquiteto responsável pela montagem de exposições de arte (concepção do espaço, de Painéis, bases , vitrines, salas de projeção, etc.) e a curadoria e/ou produção, sobre as etapas em que essa cooperação se desdobra, sobre manuseio e embalagem das obras selecionadas. Mapeará, portanto, com farta documentação visual, exemplos concretos necessários à montagem profissional de uma mostra.

Dinâmica
Conversa com os alunos, para identificar suas expectativas e domínio do assunto, suas experiências e conhecimento de espaços expositivos;
Visita a museus, e conversa com curador abordando as diversas necessidades espaciais e estéticas de uma exposição;

Bibliografia de referência:
O’DOHERTY, Brian. No Interior Do Cubo Branco: a Ideologia Do Espaço Da Arte. Martins Fontes, 2002 – 138 páginas
CASTILLO, Sônia Salcedo del. Cenário da Arquitetura da Arte: Montagens e Espaços de Exposições. Martins Fontes, 2008 – 352 paginas
OURIQUES, Evandro Vieira; LINNEMANN, Ana; LANARI, Roberto. Manuseio e Embalagens de Obras de Arte. Funarte, 1989 – 101 paginas
HEGEWISH, Katharina e KLÜSER, Bernd org.. L’Art de le Exposition – une documentation sur trente expositions exemplaires du XXe siécle. Paris, Editions du Regard, 1998.

Ivan Pascarelli
Arquiteto, Designer de montagem e Consultor Técnico.
Arte Foto – CCBB – RJ e BRASÍLIA / Franz Weissman – “ Uma Retrospectiva”- MAM e CCBB-RJ/ Violência e Paixão – SANTANDER CULTURAL – PORTO ALEGRE/ O Corpo na Arte Contemporânea – ITAÚ CLTURAL SP/ Arte Moderna em contexto – Coleção ABN AMRO REAL – MAM RJ – SEDE BANCO REAL SP – MON PR – CENTRO CULTURAL BANCO REAL PE – PALÁCIO DAS ARTES BH/ Cinema de Artistas – Centro Cultural OI FUTURO – RJ/ Waltercio Caldas – MUSEU VALE DO RIO DOCÊ – ES e MAM – RJ/ Ivens Machado – CENTRO CULTURAL OI FUTURO/ Waldemar Cordeiro – ITAÚ CULTURAL-