Arquitetura para arte: concepção de montagem de exposição

Arquitetura para arte: concepção de montagem de exposição

Foto: Ivan Pascarelli

Professor: Ivan Pascarelli
07 de março a 27 de junho
Terça-feira das 10h às 12h
R$ 380,00/mês

Público-alvo
Interessados em aperfeiçoar o conhecimento de práticas e técnicas de concepção, criação e montagem de espaços voltados a arte.

Objetivos
Iniciar e aperfeiçoar o conhecimento e a prática das técnicas de montagem de exposições de arte.

Conteúdo
Trata-se de curso prático sobre as possibilidades de cooperação entre o arquiteto responsável pela montagem de exposições de arte (concepção do espaço, de Painéis, bases , vitrines, salas de projeção, iluminação, etc.) e a curadoria; sobre as etapas em que essa cooperação se desdobra; sobre manuseio e embalagem das obras selecionadas pela curadoria. Mapeará, portanto, com farta documentação visual, exemplos concretos, com conversas com especialistas necessários à montagem profissional de mostras de arte as informações básicas necessárias aos profissionais da área.

Dinâmica
▪ Conversa com os alunos, para identificar suas expectativas e domínio do assunto, suas experiências e conhecimento de espaços expositivos;
▪ Conversa com curadores para abordarem as diversas necessidades espaciais e estéticas de uma exposição;
▪ Visita de profissionais que participam do projeto, e da execução da exposição, (montagem) com pequenas palestras: Iluminador, Cenotécnico, Museóloga, Montadores, Programação visual;
▪ Visita a museu ou centro cultural, se possível a uma montagem;
▪ Desenvolvimento de projeto;
▪ Visita de um arquiteto especialista em estandes de feira com visita a uma montagem;

Ivan Pascarelli
Responsável pela área de montagem e design dos espaços de exposições da Funarte de 1991 a 2008; Coordenador de Artes Visuais do Centro de Artes Visuais da Funarte de 2000 a 2008. Algumas mostras em que atuou como Arquiteto e Designer de montagem: A vanguarda no Uruguai – Barradas e Torres Garcia – CCBB RJ 1996; Franz Weissmann – Uma Retrospectiva – MAM RJ e CCBB RJ 1998; Mostra Rio de Arte Contemporânea – MAM RJ 2002; Arte Foto – CCBB RJ 2003 e BRASÍLIA 2004; Facchinetti – CCBB RJ 2004.

Regulamento de bolsas ➝