Arte Brasileira

Arte Brasileira

foto: Luana Vieira Gonçalves

Arte Brasileira
Professoras: Fernanda Zerbini e Yasmim Flores
29 e 31 janeiro
15h30 às 17h30
Idade: 4 a 12 anos

Sobre o curso
O ponto de partida do curso tem como referência as atividades propostas no livro Arte Brasileira para Criança (Rio de Janeiro: Cobogó, 2016). As crianças serão estimuladas a explorar um repertório diversificado de linguagens e materiais que estimulem sua imaginação e criatividade. O curso valoriza experiências sensoriais e a vontade de comunicação. Cada encontro é uma vivência singular em espaços distintos da EAV: ateliê da escola, jardim, oca indígena e floresta onde pequenas caminhadas possibilitarão o despertar da espontaneidade e de uma relação lúdica e livre da criança com elementos da natureza.

Professoras
Fernanda Zerbini
Fernanda Zerbini (São Paulo). É artista e arte educadora. Pesquisa a relação entre criança e natureza, a presença da criança na floresta que cria e faz arte. Estuda permacultura, agricultura biodinâmica. Fez a formação de educadores na Casa Redonda (São Paulo, 2017) e a formação de Educação Viva e Consciente na Escuela Viva Del Bosque no com Ivana Jauregui (Uruguai 2017). Em 2018, frequentou as jornadas sobre desescolarização e outras práticas no Amalaya com Ana Thomaz e fez o curso Raízes na UmaPaz com Gandhy Piorski. Atualmente atua na Escola Ciranda (São Paulo), faz parte da equipe de educadores do parquinho lage e trabalhou em vários projetos de educação infantil no Rio de Janeiro como o Espaço CRIA (2016-2017). Fez cenografia e atividades para Fábula e para Editora Cobogó através do livro Arte Brasileira para Crianças entre 2016 e 2018. Realiza oficinas de arte para crianças em galerias de arte, além de fazer assistências e parcerias com artistas.

Yasmim Flores
Yasmim Flores (São paulo). É artista plástica e arte-educadora. Atualmente vive e trabalha entre Holanda, São Paulo e Rio de Janeiro. Graduada em Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (São Paulo), efetuou complementação de estudos na École Nationale de Beaux-Arts (Paris,2009). Em 2013 fez o curso de formação a Arte do Brincante para Educadores no Instituto Brincante (São Paulo) e Direção de Arte e cinematografia com Vera Hamburger. Em 2015 se especializou com Segni Mossi – Itália (Laboratório de Dança-Desenho) e Histórias de Boca com Cristiane Velasco no Instituto Brincante. Atualmente ministra oficinas do seu projeto de pesquisa “Pintura Viva” em diversos SESCs e Centros Culturais. Integrou o projeto parquinho lage, Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro, 2016) e a Escola infantil Casa Redonda Centro de Estudos (São paulo, 2016). Ministrou a oficina para educadores “Preparando e explorando tintas” no Prisma Centro de Estudos (São paulo, 2016) durante a IV jornada pedagógica – Diálogos com Reggio Emilia.