Professor: Paulo Couto
Cursos de Férias – 2021 18 de janeiro a 11 de fevereiro Segundas e quintas, de 19h às 22h R$ 450,00 |
*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Clique aqui.
—
ARTE BRASILEIRA, ARTE MODERNA, ARTE CONTEMPORÂNEA
SOBRE
Curso introdutório de história da arte brasileira que tem por objetivo fazer a mediação entre as obras, alunas e alunos por meio da visualização e da compreensão dos artifícios plásticos desenvolvidos pelos artistas e que caracterizam os diferentes movimentos artísticos. A arte acadêmica, o modernismo de 1922, o concretismo e o neoconcretismo, a Nova Objetividade e o momento atual da arte contemporânea serão abordados com o objetivo de construir um olhar informado pelas bases teóricas, capaz de interpretar as obras dentro de suas particularidades materiais e históricas. Serão feitas associações com as obras de artistas e movimentos internacionais que foram referências acionadas por artistas brasileiros, que se relacionam com os rumos tomados no processo de adaptação dessas linguagens no contexto nacional e na construção de um repertório cultural. Da mesma forma serão introduzidas as teorias centrais dos principais críticos brasileiros que contribuíram para a narrativa especializada da teoria e da história da arte brasileira. O que perpassa todo o curso e que pretende tratar da grande diversidade de gêneros artísticos brasileiros é o investimento na construção de um olhar informado que viabilize a leitura dos aspectos formais das obras e o entendimento dos conceitos que carregam, passando um laço entre as gerações de artistas e as pautas culturais e políticas mobilizadas no processo de desenvolvimento da arte brasileira.
CONTEÚDO
A arte brasileira é marcada pela condição de não ter um período clássico. Afora a presença de um Barroco pujante e as pinturas de viagens com caráter etnográfico, é com a arte acadêmica que se inaugura a prática educativa e profissional institucionalizada da arte no país, no século XIX. É com a vanguarda modernista de 1922 que surge um campo artístico autônomo onde a busca por originalidade e autoria são perseguidas por artistas com perfil independente para construir uma cultura e uma identidade brasileira. Com a arte concreta em meados do século XX o campo artístico se complexifica e surgem novas maneiras de representar um ideário cultural moderno através da abstração. O neoconcretismo, então, aparece como uma renovação nos modos de relação sensorial entre as obras e os espectadores. A Nova Objetividade Brasileira acontece em sintonia com uma transformação global no universo da arte e introduz no cenário brasileiro os gêneros contemporâneos. No momento atual a pluralidade de pesquisas, suportes, e modalidades artísticas fazem da arte brasileira um campo fértil para entendermos as questões centrais no século XXI, em âmbito nacional e internacional. No curso remontaremos esse processo histórico e social através da visualização dos aspectos formais das obras que revelam como suas propriedades materiais exprimem essas mudanças.
DINÂMICA
Aula expositiva em videoconferência
PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema.
Não exige conhecimentos prévios.
REFERÊNCIAS
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo – Vértice e Ruptura do Projeto Construtivo Brasileiro. Rio de Janeiro: Cosac & Naify, 1999.
CHIARELLI, Tadeu. Um modernismo que veio depois. São Paulo, Alameda Casa Editorial: 2012.
COCCHIARALE, Fernando; GEIGER, Anna Bella. Abstracionismo Geométrico e Informal – A Vanguarda Brasileira nos anos 1950. Rio de Janeiro: Funarte, 1987.
COTRIM, Cecilia; FERREIRA, Glória (orgs.). Escritos de artistas – anos 60/70. Rio de Janeiro, Zahar: 2006.
FERREIRA, Glória. Crítica de Arte no Brasil – Temáticas Contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006.
GULLAR, Ferreira. Etapas da arte contemporânea – do cubismo à arte neoconcreta. Rio de Janeiro, Revan: 1998.
NAVES, Rodrigo. A forma difícil – ensaios sobre arte brasileira. São Paulo, Companhia das Letras: 2011.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera
SECRETARIA
– Todos os cursos online emitem certificado.
– A matrícula online não oferece desconto.
– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.
—
PAULO COUTO
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, no qual desenvolveu a tese “Waldemar Cordeiro e o Concretismo”. Pesquisador das áreas de arte, cultura e comunicação. Foi aluno da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É colaborador permanente da Revista O Fermento, onde publica artigos e ensaios.