Arte digital e programação criativa – Desenvolvimento de projetos

Arte digital e programação criativa – Desenvolvimento de projetos

Professor: Magno Caliman
02 de agosto a 22 de novembro
Quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês

Serão desenvolvidos projetos de nível intermediário de complexidade, envolvendo a programação de sistemas interativos de som, imagem e computação física. Utilizando os ambientes de programação Processing, Arduino e SuperCollider, idéias de projetos sugeridas tanto pelo professor quanto pelos alunos serão analisados, planejados, programados e construídos.

Objetivos
O curso tem como objetivo que os participantes experimentem na prática todo o caminho percorrido, da concepção à construção, de obras de arte interativa. A decomposição de uma idéia complexa em partes menores (em outras palavras, a definição do algoritmo) constitui etapa essencial na construção de qualquer projeto de programação mais avançado.

Por conta do objetivo proposto, o curso tem como público alvo participantes que já tiveram contato com conceitos básicos de programação (variáveis, funções, loops e condicionais) em qualquer linguagem.

Conteúdo
Conteúdos de nível intermediários em programação criativa: planejamento e arquitetura de projetos digitais, algoritmo como sugestão de fluxo de trabalho, arrays e listas, métodos e orientação a objeto, protocolos de comunicação OSC e serial, perlin noise e tipos de aleatoriedade, reacTIVision, HTML/JS básico.
Projetos de médio porte: integração entre dispositivos móveis; leitura de sensores (giroscópio, acelerômetro, etc) de celulares e tablets; utilização de câmeras como dispositivos de entrada, incorporação de sketchs de Processing em páginas web, entre outros.

Dinâmica
O curso será dividido em duas etapas. Em um primeiro momento, projetos sugeridos pelo professor serão realizados em sala de aula e em conjunto, onde todos os alunos coletivamente irão participar do processo de criação do trabalho: do reconhecimento da demanda, passando pelo planejamento das etapas, até a programação e construção final. Nesse estágio, serão apresentados conteúdos técnicos específicos necessários para a criação de cada projeto.
A segunda etapa do curso será dedicada aos projetos individuais dos alunos, onde cada um desenvolverá um projeto de seu interesse pessoal, que será apresentado em exposição ao final do curso.

Bibliografia
SHIFFMAN, DANIEL. Learning Processing. MK, 2015
WILSON, SCOTT. The SuperCollider Book. The MIT Press, 2011
BOXALL, JOHN. Arduino Workshop. No Starch Press, 2013

Magno Caliman
Compositor formado pela UFRJ, performer e pesquisador, atualmente pesquisa e desenvolve métodos e materiais para ensino de programação e áudio no Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. Trabalha com áudio e tecnologia em diversas áreas. Projeta e desenvolve sistemas interativos de som para exposições e outros artistas sonoros como Dora Longo Bahia, Arto Lyndsay e Claudia Fares, em trabalhos apresentados em festivais dentro e fora do país, como Europalia.Brasil, Panorama de Arte Brasileira e Made by… Feito por Brasileiros. Ministra cursos e oficinas de programação para áudio pelo Brasil, é ex-professor de áudio digital, produção e mixagem na OMiD Academia de Áudio em São Paulo. Como artista explora códigos e circuitos eletrônicos como material de criação para performances sonoro-musicais em diversos meios eletrônicos, acústicos e multimídia. Integra o duo de guitarras Butai Karakuri e o duo de black metal abstrato II|III.