Arte do Século XXI

Quintas, de 20h às 22h
R$ 1710,00 ou 5x de R$ 342,00

botao_venda

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

ARTE CONTEMPORÂNEA; TEORIA DA ARTE

Arte do Século XXI é um curso teórico que visa apresentar artistas de várias partes do mundo cuja produção se situe entre os anos 2000 e atualidade.

O conteúdo abrange a grande diversidade da produção artística que encontramos no mundo em nossos dias, a qual constitui um painel rico e complexo de ideias e possibilidades renovadoras no âmbito da arte contemporânea. O objetivo é trazer ao debate nomes como TeamLab, Miguel Chevalier, Fantich and Young, Shih Chieh Huang, Kimsooja, Pedro Reyes, Michele Pred, Jason Hackenwerth, entre muitos outros que vêm renovando a cena da arte de maneira marcante, com obras contundentes e dotadas de perspectivas inovadoras acerca de nossas sociedades, de nosso presente histórico e, acerca da própria arte. Nossos esforços estarão concentrados no sentido de oferecer um panorama amplo da produção atual, buscando abranger artistas de diversos países, como Japão, Coréia, China, Índia, Arábia, Israel, Continente Africano, Argentina, Colômbia, México, países europeus e eixo anglo-americano, entre outros.

As obras dos artistas escolhidos a cada aula serão apresentadas pelo professor, suscitando a discussão sobre suas origens e ideias, bem como a sua conexão com a história da arte e a realidade que nos cerca.

Aula expositiva por videoconferência.

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema.

REFERÊNCIAS
DANTO, A. A transfiguração do lugar comum. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

DANTO, A. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus, 2006.

DANTO, A. “Artworks and real things”. In: Theoria – a Swedish Journal of Philosophy. 1973.

DANTO, A. “O Mundo da Arte”, p. 20. In: Artefilosofia, n. 1. Ouro Preto: Ed. Tessitura, 2006.

WOOD, P. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac & Naif, 2002.

Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

– Todos os cursos online emitem certificado.
– A matrícula online não oferece desconto.
– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

Marcelo Rocha
Artista plástico e filósofo. Estudou artes visuais na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É graduado e mestre em filosofia pela UERJ. Desenvolve tese de doutorado em filosofia na UERJ, na área de estética e filosofia da arte. Atuou no Instituto de Artes da UERJ como professor substituto. É sócio da ARTMOTIV Consultoria de Arte.