EAV Parque Lage

Arte do Século XXI

Arte do Século XXI

Kimsooja – A Laundry Woman, 2000. Foto: Aaron Wax

Professor: Marcelo Rocha

Cursos – Julho 2020
Julho . Quintas, de 20h às 22h
R$380,00

butao_venda

*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Clique aqui.
A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

Curso teórico que visa apresentar artistas de várias partes do mundo, cuja produção esteja acontecendo entre os anos 2000 e a atualidade.

Conteúdo
A grande diversidade da produção artística que encontramos no mundo em nossos dias constitui um painel rico e complexo de ideias e possibilidades renovadoras no âmbito da arte contemporânea. Nomes como Do Ho Suh, Chiharu Shiota, Tomás Saraceno, Miguel Chevalier, Cai Guo Qiang, Nandipha Mntambo, Gabriel Orozco e Pedro Reyes, entre muitos outros, vêm renovando a cena da arte de maneira marcante, com obras contundentes e dotadas de perspectivas inovadoras acerca de nossas sociedades, de nosso presente histórico, e acerca da arte. Buscaremos na obra destes artistas o conteúdo de nossas reflexões em aula.

As obras dos artistas escolhidos a cada aula serão apresentadas pelo professor, suscitando a discussão sobre suas origens e ideias, bem como a sua conexão com a história da arte e a realidade que nos cerca.

Dinâmica
Aula expositiva por videoconferência.

Público
Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema.

Materiais necessários
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

Referências
DANTO, A. A transfiguração do lugar comum. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
DANTO, A. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus, 2006.
DANTO, A. “Artworks and real things”. In: Theoria – a Swedish Journal of Philosophy. 1973.
DANTO, A. “O Mundo da Arte”, p. 20. In: Artefilosofia, n. 1. Ouro Preto: Ed. Tessitura, 2006.
WOOD, P. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac & Naif, 2002.

Arte Contemporânea; Teoria da Arte

Marcelo Rocha é artista plástico e filósofo. Estudou artes visuais na EAV, e é graduado e mestre em filosofia pela UERJ. Desenvolve tese de doutorado em filosofia na UERJ, na área de estética e filosofia da arte. Atuou no Instituto de Artes da UERJ como professor substituto. É sócio da ARTMOTIV Consultoria de Arte.