Arte no parque: corpo, casa e floresta

foto: Daniela Seixas

Arte no parque: corpo, casa e floresta
Professoras: Daniela Seixas e Deise Alcântara
7 a 10 de janeiro (Curso sequencial. A criança poderá ingressar no curso até dia 08 de janeiro)
Idade: 4 a 12 anos

Sobre o curso
O curso acontece durante as férias e brinca com o desdobramento de questões em torno da observação de si próprio e do mundo a sua volta. A partir do que nos envolve – o corpo, a casa e o parque – as curiosidades surgidas serão experimentadas dentro e fora da sala, através de materiais e procedimentos que têm como referência a arte contemporânea.

As proposições envolvem diversos meios como tinta, papel, lápis, barbante, palavra, carvão, água, terra, som, luz, vento, frutas, plantio e cultivo de sementes… Entre outros que irão surgir a partir do corpo e durante a caminhada pela floresta. Durante quatro dias o grupo mergulha em uma aproximação divertida e significativa com a arte.

Professoras
Daniela Seixas
É cineasta especializada pelo National Film Board of Canada e pela Embrafilme e foi artista residente nos Estúdios de Cinema de Barrandov Jirí Trnka, na República Tcheca. Tem mestrado em educação pela UERJ na área de infância, juventude e cultura contemporânea e atua como criadora e produtora de filmes para/com crianças e jovens. Foi produtora-criadora da série de filmes para crianças Juro que Vi (Japaz Prize) e Carta Animada pela Paz (Prêmio UNESCO Melhores Práticas de Mídia nas Escolas da América Latina) na MULTIRIO.

Deise Alcântara
Professora na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Formada em Artes Visuais pela UERJ e Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Mulher criativa e intuitiva, estudante do corpo, do olhar, dos atos/gestos na dança/vida. Iniciada nos estudos de círculos holísticos xamânicos, por meio da expansão da consciência no contato com a natureza, com o sagrado e de plantas mestras no fazer artístico. Professora na Escola de Educação Infantil da UFRJ. Professora Substituta de Artes Visuais no CAP- UERJ ( ENSINO MÉDIO). Idealizadora, Organizadora e Mediadora na Jornada Arte-Pedagógica na EEI UFRJ e em Escolas do Município do Rio de Janeiro. Co-Idealizadora de Oficinas de Criação em Eventos Culturais em Espaços Públicos e Privados. Primeiro Lugar no Concurso Cultural “CINE CURTA”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em 2017.