Arte no Parque – curso sequencial

Aos sábados, de 07 de março a 27 de junho, 10:00 – 12:00
Professoras: Daniela Seixas e Deise Alcântara
Idade: 4 a 12 anos
* Em qualquer período do semestre, a criança pode ingressar no curso.

R$ 350,00/mês
Taxa de material: R$ 30,00/mês
Inscrições ❯

Venha conhecer o curso em uma aula gratuita no dia 07 de março, na Semana EAV de Portas abertas.
Saiba mais sobre o evento

Sobre o curso

Através de proposições e experimentos, busca-se uma aproximação significativa e ao mesmo tempo divertida com a arte feita na contemporaneidade e sua relação com o mundo. Ao explorar gestos, materiais e ambientes diversos, investe-se na potência criativa e curiosa das crianças e no desenvolvimento de sua capacidade de perceber, produzir e refletir sobre suas realizações. Dentro da sala e no parque, os interesses individuais e do grupo são trabalhados de maneira processual e continuada.

Procedimentos, materiais e pensamento de Arte;
Matrizes culturais;
Escola na Floresta urbana.

Metodologia
Ver, sentir, pensar, imaginar e inventar. Propostas práticas a partir de vivências estéticas, pesquisas, provocações e experimentações (de ideias, materiais, procedimentos, suportes e ambientes) para potencializar processos sensíveis bem como o contato e exploração do ambiente que nos cerca. Através do ver, fazer e contextualizar, conjuntamente com elaboração e soluções de problemas, são feitas propostas coletivas e individuais as quais permitam a experimentação e o lançamento de desafios seguidos de uma investigação orientada que perpassa os conteúdos, materiais e procedimentos diversos em arte e cultura visual cotidiana.

Professoras

Daniela Seixas, Rio de Janeiro, 1984. Vive no Rio de Janeiro.
Artista e professora. Mestre em Processos artísticos contemporâneos e licenciada em Artes visuais pela UERJ. Atua nos cursos de crianças da EAV desde 2011, no CAp-UERJ (desde 2015) e atuou no Capacete (Pequeno Laboratório, 2017). Participou de exposições como: Panelas de pressão (CMAHO -RJ), In memoriam (Caixa Cultural – RJ), 10ª Bienal do Mercosul (Usina – Porto Alegre), Deslize (MAR – RJ), Through the surface of the page (DRCLAS, Harvard University), City as a process (Parallel program, 2nd Ural Industrial Biennial of Contemporary Art – Rússia); e as individuais: A riscar (Paço das Artes – SP), Drawing error (Zip’up – SP), Como habitar palavras ou outros objetos (Flip – Sesc Paraty) e Tarefas rarefeitas (Galeria Ibeu – RJ).

Deise Alcantara
Professora na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Formada em Artes Visuais pela UERJ e Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Mulher criativa e intuitiva, estudante do corpo, do olhar, dos atos/gestos na dança/vida. Iniciada nos estudos de círculos holísticos xamânicos, por meio da expansão da consciência no contato com a natureza, com o sagrado e de plantas mestras no fazer artístico. Professora na Escola de Educação Infantil da UFRJ. Professora Substituta de Artes Visuais no CAP- UERJ ( ENSINO MÉDIO). Idealizadora, Organizadora e Mediadora na Jornada Arte-Pedagógica na EEI UFRJ e em Escolas do Município do Rio de Janeiro. Co-Idealizadora de Oficinas de Criação em Eventos Culturais em Espaços Públicos e Privados. Primeiro Lugar no Concurso Cultural “CINE CURTA”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em 2017.