ARTE NO PARQUE [PONTES ONLINE]

Professor: DANIELA SEIXAS E DEISE ALCANTARA

Cursos semestrais
07 de agosto a 27 de novembro.
Sábados, de 11h às 12h
R$ 1.200,00 ou  4x de R$ 300,00

butao_matriculabutao_matriculabolsa

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

O curso acontecerá através da observação ativa e lúdica da casa e do que nos rodeia neste momento. Vamos convidar as crianças a imaginar e criar pequenos mundos, para depois construir pontes entre suas criações. A cada encontro semanal por vídeo, as crianças serão estimuladas a apresentar suas ideias e criarem desenhos, sons, vídeos, texturas e o que mais sugerirem enquanto processos criativos para esse novo momento.

Ver, sentir, pensar, imaginar e inventar.
Este curso é um espaço para pensar-fazer arte a partir de propostas acessíveis às crianças e estruturadas por/para elas. Construiremos, juntos, ideias, combinados, contribuições e compartilhamentos que se alternarão entre crianças e professoras. Dentro do curso, o protagonismo infantil ancora o processo de criação, decisão e reflexão ao longo de todos os momentos, desde o surgimento de uma ideia, sua discussão e realização, até a reflexão sobre cada processo.
Através do ver e do fazer, junto com a elaboração de soluções e problemas, serão feitas propostas coletivas e individuais que permitam a experimentação de desafios e a investigação de conteúdos, materiais e procedimentos diversos em arte. Realizaremos propostas práticas a partir de vivências estéticas, pesquisas e provocações, para potencializar processos sensíveis, como o contato e a exploração dos ambientes que nos cercam.

Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula

Indicado para crianças entre 6 anos e 10 anos interessadas em criação e processos artísticos

Acesso à internet; Computador ou celular com câmera; Objetos e materiais encontrados em casa; Papéis variados; Lápis grafite; Borracha; Canetas e canetinha; Lápis de cor (aquarela); Giz de cera; Tintas guache (opcional); Pincel macio; Tesoura; Cola; Fita adesiva; Caixas.

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados; A política de bolsas só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

DANIELA SEIXAS
Artista, mestre em Processos artísticos contemporâneos e licenciada em Artes visuais pela UERJ. Participou de diversas exposições, como as coletivas: 10ª Bienal do Mercosul: Mensagens de Uma Nova América (Usina – Porto Alegre), Deslize (MAR – Rio de Janeiro), Through the surface of the page (DRCLAS, Harvard University – Massachusetts), City as a process (Parallel program, 2nd Ural Industrial Biennial of Contemporary Art – Rússia), Prêmio EDP nas Artes (Instituto Tomie Ohtake – São Paulo), entre-vistas (Programa Aprofundamento EAV Parque Lage – Rio de Janeiro); e as individuais: A riscar (Paço das Artes – São Paulo), Drawing error (Zip’up, São Paulo), Como habitar palavras ou outros objetos (Flip – Sesc Paraty) e Tarefas rarefeitas (Galeria Ibeu – Rio de Janeiro).

DEISE ALCANTARA
Rio de Janeiro, 1982. Vive no Rio de Janeiro. Formada em Artes Visuais pela UERJ e pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Cursando Mestrado em Arte, Educação e Currículo pelo CAp-UERJ. Professora na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e professora substituta de Design na CAp UERJ. Idealizadora, Organizadora e Mediadora da Jornada Arte- Pedagógica (E.M do Rio de Janeiro e UFRJ). Estuda círculos holísticos xamânicos, por meio da expansão da consciência no contato com a natureza, com o sagrado e de plantas mestras.