Arte no Parque [pontes online]

Sábados, de 11h às 12h
R$ 1125,00 ou 5x deR$ 225,00

botao_venda

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

VIDA, CASA, OS CINCO SENTIDOS, LUGARES IMAGINADOS, ARTE CONTEMPORÂNEA, CRIANÇA

Através da observação ativa e lúdica da casa e do que nos rodeia neste momento, vamos convidar as crianças a imaginar e criar pequenos mundos para, depois, construir pontes entre eles. Partindo de uma primeira conversa, montaremos o plano de construção de mundo juntamente com elas, pensando em como articular o ambiente onde cada uma está, com a criação conjunta de um pequeno universo, usando percepções e sentidos sobre o nosso arredor. Trabalhando com grupos pequenos, e a partir de um encontro semanal por vídeo, as crianças serão estimuladas a apresentar suas ideias para todo o grupo a fim de criarem músicas, vídeos, texturas, desenhos e o que mais sugerirem enquanto processos criativos para esse novo momento. Os projetos serão compartilhados e ativados pelos outros participantes e professoras, criando, assim, intersecções entre os diversos mundos e perspectivas do grupo.

Ver, sentir, pensar, imaginar e inventar.

Este curso é um espaço para pensar-fazer arte a partir de propostas acessíveis às crianças e estruturadas por elas. Construiremos, juntos, ideias, combinados, contribuições e compartilhamentos que se alternarão entre crianças e professoras. Dentro do curso, o protagonismo infantil ancora o processo de criação, decisão e reflexão ao longo de todos os momentos, desde o surgimento de uma ideia, sua discussão e realização, até a reflexão sobre cada processo.

Através do ver e do fazer, junto com a elaboração e soluções de problemas, serão feitas propostas coletivas e individuais que permitam a experimentação de desafios e a investigação de conteúdos, materiais e procedimentos diversos em arte. Realizaremos propostas práticas a partir de vivências estéticas, pesquisas e provocações, para potencializar processos sensíveis, como o contato e a exploração do ambiente que nos cerca.

Aulas por videoconferência
Encontros semanais com acompanhamento das professoras individual e coletivo durante as aulas.

Conversa inicial com as crianças sobre seus atuais lugares de estar, seguida de escuta de ideias, desejos, escolhas e materiais.

Proposta de elaboração de projetos curtos construídos juntamente com as crianças, para serem apresentados durante o curso por elas e ativados pelo grupo.

Partilha e apresentação do processo de criação de cada criança ao final através de uma exposição.

Indicado para crianças entre 6 anos e 10 anos interessadas em criação e processos artísticos.

Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

Papéis variados, lápis grafite, borracha, canetas, lápis de cor (aquarela), giz de cera, canetinha, tintas guache (opcional), pincel macio, tesoura, cola, fita adesiva, caixas, objetos e materiais encontrados em casa.

– Todos os cursos online emitem certificado.
– A matrícula online não oferece desconto.
– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

DANIELA SEIXAS
Rio de Janeiro, 1984. Vive no Rio de Janeiro.
Artista e professora. Mestre em Artes visuais (UERJ). Atua com crianças na Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 2011, no CAp-UERJ desde 2015 e no Capacete em 2017. Exposições coletivas: In memoriam (Caixa Cultural/ RJ), 10ª Bienal do Mercosul (POA), Deslize (MAR/RJ), Through the surface of the page (DRCLAS/EUA), City as a process (2nd Rural Industrial Biennial of Contemporary Art/ RU), Prêmio EDP (Instituto Tomie Ohtake /SP), entre-vistas (EAV/RJ). Individuais: A riscar (Paço das Artes/SP), Drawing error (Zip’up/SP), Como habitar palavras ou outros objetos (Flip / Sesc Paraty).

DEISE ALCANTARA
Rio de Janeiro, 1982. Vive no Rio de Janeiro.
Formada em Artes Visuais pela UERJ e pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Cursando Mestrado em Arte, Educação e Currículo pelo CAp-UERJ. Professora na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e professora substituta de Design na CAp UERJ. Idealizadora, Organizadora e Mediadora da Jornada Arte- Pedagógica (E.M do Rio de Janeiro e UFRJ). Estuda círculos holísticos xamânicos, por meio da expansão da consciência no contato com a natureza, com o sagrado e de plantas mestras.