Chamada aberta para Arte Postal - Parque Longe

Chamada aberta para Arte Postal - Parque Longe

Mulambö, 2019

Chamada aberta
para Arte Postal – Parque Longe

Prazo de envio: 22 de julho 2019
Data de apresentação: 10 e 11 de agosto 2019, na Feira Tijuana,
Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Todo convite que recebemos para participar de um projeto de Arte Postal é parte de uma guerra de guerrilhas contra o grande monstro. Toda obra de Arte Postal é uma arma contra o monstro dono do castelo, que nos separa uns dos outros, que separa todos nós.
O que ou quem é o monstro de quem estou falando? O diretor geral dos correios? Os funcionários das agências postais? O ministro das Comunicações? Será a tecnologia que eles usam e controlam? Ou serão aqueles pedacinhos coloridos de papel gomado que temos de comprar toda vez que enviamos alguma coisa? Para dizer a verdade, não sei exatamente do que ou de quem estou falando. Tudo que sei é que há um monstro. E que ao enviarmos qualquer tipo de trabalho de Arte Postal estamos batendo à porta dele.
Ulises Carrión, 1981

Nos anos 60 e 70, a Arte Postal era um meio importante que permitia uma comunicação descentralizada entre artistas na América Latina. Arte Postal criou novos circuitos fora do sistema dominante de galerias e museus e em muitos casos levou à criação de revistas e publicações artísticas. Nessa época também nasceu a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1975).

Neste momento atual em que a pressão está em todos, alguns mais que outros, voltamos a explorar esta forma de arte, porque precisamos de mais ideias, precisamos estar mais em contato, precisamos reapropriar as redes existentes, precisamos ouvir de partes longínquas do país e do mundo. Estamos chamando artistas e alunos das escolas dos todos cantos do país e de outros países também.

O que é Arte Postal hoje, no tempo da comunicação digital? Às vezes faz sentido fazer coisas que parecem sem sentido. Mas estamos interessados em ambas as opções: o trabalho tátil e material, e a produção digital e imaterial.

Durante a Feira Tijuana na EAV Parque Lage este ano, apresentaremos todas as inscrições* de Arte Postal que recebemos. Esperamos que esta seja uma apresentação significativa de diversas contribuições. Como Ulises Carrión falou, “o que importa é a força da batida. E como medir a intensidade da batida senão, obviamente, pelo eco?”

Ana Luiza Fonseca, Ulisses Carrilho, Tanja Baudoin

Por favor, tome conhecimento das seguintes especificações para inscrição:
1. Obras postais: as obras devem ser enviadas por correio para o seguinte endereço:
EAV Parque Lage
Setor: Biblioteca
Rua Jardim Botânico, 414
Rio de Janeiro, 22461-000
Brasil
Formato e material: sem restrições de material, mas deve ser possível pendurar com prendedor.
Por favor inclua um papel A4 com o seu nome completo e endereço digital.

2. Obras digitais: as obras precisam ser enviadas para o seguinte endereço eletrônico: eav.biblioteca@gmail.com com assunto: ARTE POSTAL
Formato: jpg, jpeg, gif. Tamanho máximo: 1MB.
Por favor inclua seu nome completo e endereço digital no email.

3. O prazo do 22 de julho é o limite de postagem (data do carimbo do correio, ou envio do e-mail), não a data que recebermos.

4. Conteúdos racistas, machistas, classistas, transfóbicos e homofóbicos serão excluídos sem dó nem piedade.

5. Durante a apresentação na Feira Tijuana em agosto de 2019, os nomes dos artistas serão mostrados como uma lista no espaço físico e online. Assine seu trabalho se achar que é crucial comunicar sua autoria. Inclua seu endereço físico ou digital se quer receber respostas.

6. A escola não possui recursos para devolver trabalhos inscritos. Todos os materiais enviados permanecerão na posse da escola.

7. Todos os trabalhos entrarão no acervo da Memória Lage acervo.memorialage.com.br da escola, fisicamente e/ou digitalmente. Uma cápsula especial conterá todas as entradas físicas.

8. A escola tem o direito de mostrar ou publicar (uma seleção de) trabalhos em outras ocasiões no futuro e em outros locais.

9. Se você mora perto, venha para a Biblioteca EAV Parque para ver os livros sobre arte postal.

facebook.com/edicoestijuana/
Também participe como expositor na 24ª Feira Tijuana de Arte Impressa na EAV Parque Lage – inscrevendo-se por aqui.