Arte: Processos e Afetos

Felipe Carnaúba. Los propliemas, 2019.

Professores: Bob N e Edmilson Nunes

Férias de Inverno 2019
04 de julho a 1º de agosto
[Dias 4, 11, 18, 25 de julho e 1º de agosto]
Quinta-feira, 19:00–22:00
R$ 250,00

Curso dirigido a estudantes de arte com projetos próprios em desenvolvimento, artistas em busca de novas informações e profissionais de áreas afins com objetivo de criar entre os participantes – professores e alunos – um ambiente de troca e convivência que enriqueça os processos criativos aumentando a capacidade de reflexão acerca da própria obra e de sua relação com as demais produções, o mundo, as artes ao longo da história e da época presente, elaborando sobretudo a partir das questões, vivências e experiências individuais dos alunos o desenvolvimento de suas próprias poéticas e linguagens, de forma livre e independente de imposições e temas preestabelecidos.

Questões pertinentes às produções atuais, colocadas a partir da bibliografia e filmografia propostas, e visitas de profissionais atuantes (artistas/curadores) gerando discussões e reflexões sobre: movimentos entre cultura popular e erudita, natureza e civilização, geografia,colonização e identidade, mercado, consumo e autonomia, matéria e poesia, construção e acaso e suas implicações nos processos e produções individuais no tocante a: legitimidade ou autenticidade e farsa, atitude e artifício, busca de linguagem ou poética e engajamento estético, fazeres do artista e manipulação de conceitos, emprego de meios e técnicas diversas, autoria e apropriação, modos de produção individual e coletivo.

Durante os encontros os alunos apresentarão seus projetos que serão considerados em seus diversos aspectos, levando em conta questões formais, conceituais etc., mas sobretudo serão ponto de partida para trocas e reflexões mais abrangentes que possam nutrir todos os processos dos diversos participantes, propondo desafios, explorando possibilidades e desenvolvendo afetos até que a aula se torne a própria experiência artística.

Referências
ANDRADE, Oswald de, Manifesto Antropófago. Revista de Antropofagia, Augusto de Campos, Clube de Antropofagia, Volumes 1-2, Editora Abril, 1928.
ALENCAR, José de. Iracema. 24. ed. Ática, 1991.
CLARK, Lygia. Meu Doce Rio. Livro-Obra 1983-1984.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2013.
FLUSSER, Vilém. A Dúvida. Rio de Janeiro: Sinergia – Relume Dumará, 2009.
PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: UNESP, 1996. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Devaneios do Caminhante Solitário. L&PM, 2008.

Filmografia
A Super Fêmea (1973). Dir: Aníbal Massaini Neto
A Cor da Romã (1969). Dir: Sergei Parajanov
Bande à part (1964). Dir: Jean-Luc Godard