Arte: processos e afetos

Arte: processos e afetos

Horizonte Professor, Alê Gabeira e Raísa Curty

Professor: Bob N & Edmilson Nunes

1º semestre
09 de março a 29 de junho
Quinta-feira das 19h às 22h
R$ 380,00/mês
2º semestre
06 de julho a 21 de dezembro
Quinta-feira das 19h às 22h
R$ 380,00/mês
 

Público-alvo
Estudantes de arte com projetos próprios em desenvolvimento, artistas em busca de novas informações e profissionais de áreas afins.

Objetivos
Criar entre os participantes – professores e alunos – um ambiente de troca e convivência que enriqueça os processos criativos aumentando a capacidade de reflexão acerca da própria obra e de sua relação com as demais produções, o mundo, as artes ao longo da história e sobretudo com as diversas questões da época presente.

Conteúdo
Questões pertinentes às produções atuais, colocadas a partir da bibliografia e filmografia propostas, e visitas de profissionais atuantes (artistas/curadores) gerando discussões e reflexões sobre: movimentos entre cultura popular e erudita, natureza e civilização, geografia,colonização e identidade, mercado, consumo e autonomia, matéria e poesia, construção e acaso e suas implicações nos processos e produções individuais no tocante a: legitimidade ou autenticidade e farsa, atitude e artifício, busca de linguagem ou poética e engajamento estético, fazeres do artista e manipulação de conceitos, emprego de meios e técnicas diversas, autoria e apropriação, modos de produção individual e coletivo.

Dinâmica
Durante os encontros os alunos apresentarão seus projetos que serão considerados em seus diversos aspectos, levando em conta questões formais, conceituais etc., mas sobretudo serão ponto de partida para trocas e reflexões mais abrangentes que possam nutrir todos os processos dxs diversxs participantes, propondo desafios,  explorando possibilidades e desenvolvendo afetos até que a aula se torne a própria experiência artística.

Bibliografia
ANDRADE, Oswald de, Manifesto Antropófago. Revista de antropofagia, Augusto de Campos, Clube de Antropofagía,Volumes 1-2, Editora Abril, 1928.
ALENCAR, José de, Iracema. 24. ed. Ática, 1991.
CLARK, Lygia, Meu Doce Rio. Livro-Obra 1983-1984.
DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix, Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia. Editora 34.
FLUSSER, Vilém, A Dúvida. Sinergia – Relume Dumará
PAZ, Octavio, O Arco e a Lira, Cosac Naify, 2014.
PRIGOGINE, Ilya, O Fim das Certezas, Unesp.
ROUSSEAU, Jean-Jacques, Os Devaneios  do Caminhante Solitário. L&PM, 2008.

Filmografia
A Super Fêmea, Aníbal Massaini Neto
Decameron, Pier Paolo Pasolini
Exit Through The Gift Shop, Banksy
Feios, Sujos e Malvados, Ettore Scola
Macunaima, Joaquim Pedro de Andrade
Nossa Música, Jean-Luc Godard
Stalker, Andrei Tarkovski

Bob N vive e trabalha no Rio de Janeiro. Faz arte desde criança. Usa protetor solar, mas às vezes esquece. Estudou com Ivan Serpa, Orlando Mollica e Jan van Eyck, mesmo. A Felicidade às vezes mora aqui, MAC – Niterói, 2013, 29ª Bienal de São Paulo SP (programação dos terreiros) 2010, Pindorama Lounge individual MAM-RJ 2009, A Gentil Carioca – Rio de Janeiro, 2008 RJ, Ncruzilounge, Bienal de Liverpool (The Independent), 2002, Contemplation Room Overgaden Gallery – Copenhagen, Dinamarca, 2002.Um Século de Arte Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM – RJ, Pinacoteca – SP, 2006, VERBO, Galeria Vermelho – São Paulo, SP, 2005, Salão da Bahia, MAM – BA, 2000, RJ

Edmilson Nunes estudou Arquitetura e Urbanismo na UFRJ, onde teve seu primeiro contato com Arte, conhecendo Celeida Tostes e Lygia Pape, entre 1985 a 1990. Em 1992, estudou no núcleo de aprofundamento da EAV-Parque Lage. Em 1993 fez sua primeira individual na Galeria Anna Maria Niemeyer. Em 2007 individual no Paço Imperial RJ. Desde 2002 faz a direção artística da escola de samba mirim “Pimpolhos da Grande Rio”. Foi professor nas oficinas do Museu do Ingá de 2003 a 2008.