As mulheres e o Feminino nas Artes e na Psicanálise

08 de maio a 29 de maio
Quarta-feira, 10:00–12:00

Público-alvo
Estudantes e profissionais de qualquer área de conhecimento, artistas, psicanalistas, psicólogos e demais interessados na articulação da psicanálise com o campo das artes.
Todos os que quiserem se engajar nos debates desses temas atuais, utilizando a teoria psicanalítica como argumento. Haverá aqui um espaço para discutir as questões das mulheres e do feminino, a partir de obras de arte – literatura, poesia, cinema, pintura, escultura.

Objetivos
Esse workshop, coordenado por dois psicanalistas membros da Escola Lacaniana de Psicanálise – RJ pretende trazer as discussões atuais, a partir da temática do feminino e seus desdobramentos para a psicanálise, com as obras de arte e os artistas, como pano de fundo.
Para tal, vamos propor alguns recortes literários, filmes, poesias etc.. que tratam do assunto para provocar o debate.

Os participantes, logo após a matrícula, irão receber a cada semana, a indicação do material, para que possam ter acesso e recortar os aspectos que lhes interessa discutir, dentro da temática proposta.

A condução do debate terá como base a experiência clínica dos professores e o direcionamento da teoria freudiana, assim como o percurso realizado por Lacan no seu retorno a Freud.

08/05 – O feminino, o corpo, e o olhar do outro.
Filme: A garota dinamarquesa de Tom Hooper

15/05 – A mulher, a mãe e a devastação: encontros e desencontros.
Filme: Sonata de Outono de Bergman

22/05 – O Erotismo: o que é isso? A função do erotismo nos laços sociais.
Filme: Flores do Oriente de Zhang Yimou

29/05 – O que quer uma mulher? A questão do desejo e sua satisfação
Poesias de Adélia Prado e letras de Chico Buarque

Maria Teresa Saraiva Melloni
Psicóloga, psicanalista, membro da Escola Lacaniana de Psicanalise – RJ, Professora de Psicanálise no IBMR por 3 anos, parecerista da revista Clio-Psyché – PosPsi/Uerj.

Ana Benjó
Psicóloga, graduada em 1982 pela Universidade Santa Úrsula, pós graduada em 1985 pela Universidade Santa Úrsula, psicanalista, Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise – RJ, Professora de Psicologia e Psicanálise na Faculdade de Pedagogia do Instituto Santa Izabel e na Pós-Graduação em Psicologia Clínica na Faculdade Maria Teresa – Niterói.