EAV Parque Lage

ATELIER DA ESCUTA

Professor: ANA EMERICH

Curta duração
09 de setembro a 28 de outubro.
Quintas, de 17h às 19h
R$ 700,00 ou 2 x de R$ 350,00

butao_matriculabutao_matriculabolsa

*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Clique aqui.
A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

 

SOBRE 

Atelier da Escuta é um espaço de estudos e interlocuções, que propõe diálogos entre artes do som e artes visuais em conexão com assuntos do tempo presente.
Nesta edição, partiremos do termo musical “cluster” para justapor um conjunto de imagens, palavras e sons, e para composição de um contexto que convida ao livre pensar.  No campo da música, cluster pode ser descrito como um conjunto de elementos que ecoam de maneira simultânea e equânime. A sonoridade resultante deste gesto físico e poético não obedece a hierarquias de um sistema de valores harmônicos ou mesmo tonal. Neste sentido, sua imagem sonora precipita aberturas conceituais, críticas e também fabulações.
Parte dos materiais e referências serão encaminhados com antecedência às pessoas participantes, de maneira que os encontros síncronos serão um tempo de conversas,  aprofundamento e derivas a partir do repertório proposto e juntamente às ressonâncias trazidas pela turma – interesses ou processos artísticos.

CONTEÚDO

O curso abordará os seguintes assuntos: música de concerto e ópera, obras e excertos. Música contemporânea e experimental. Som e contextos culturais. Som, movimento, escritas do espaço, partituras. Vocabulários e singularidades. Afinação, desafinação, ruídos e timbres. Corpo e voz, palavra e canto; Artes visuais e arte sonora. Imagem retiniana e imagem auricular. Imagens acústicas. Música eletroacústica; Fotografia, paisagem sonora, escutas do espaço. Pensamento escultórico, imagens e imaginação. Imagens visíveis e imagens não evidentes. Operações críticas e perspectivas conceituais.

 

DINÂMICA

Aula expositiva em videoconferência
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

PÚBLICO

Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento
Não exige conhecimentos prévios

RECURSOS NECESSÁRIOS

Acesso à internet
Computador ou celular com câmera
Fones de ouvido

SECRETARIA 

– Todos os cursos online e presenciais emitem certificados.

– A política de bolsas só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

REFERÊNCIAS

Amaro Freitas
Adrian Piper
Ana Martins Marques
João Gilberto
Zeca Pagodinho
Shakespeare’s Globe, Parque Lage.
Cildo Meireles
Dodi Leal
Yoko Ono
Gilberto Mendes
Davi Kopenawa
Rebecca Horn
Lina Bo Bardi
Nuno Ramos
Galina Ustvolskaya (compositora russa que diz: “não há nenhuma ligação que seja entre minha música e aquela de qualquer outro compositor, vivo ou morto”.)

ANA EMERICH
Artista e pesquisadora, investiga diálogos entre som, imagem e perspectivas conceituais. Suas propostas articulam topologias da escuta, gravação de campo, espaço, memória e imaginação politica no território da arte contemporânea. Tem interesse por poéticas de deslocamento e por práticas artísticas em imersão temporal. Atuou como regente à frente de orquestras e coros, e coordenou projetos musicais em instituições sinfônicas e teatros de ópera. Desde 2015, participa de residências artísticas, desenvolve trabalhos comissionados e suas criações são apresentadas em contextos expositivos, editoriais e cênicos, no Brasil e em países da Latinoamérica e Europa. É bacharel em Música/Regência (Unicamp), mestre e doutoranda em Arte e Cultura Contemporânea (PPGArtes UERJ). Colabora como professora na EAV Parque Lage e na pós-graduação lato sensu “Corpo e Palavra nas Artes da Cena e da Imagem”, da PUC Rio.