EAV Parque Lage

[AULA ABERTA] Creativity MasterClass IV / FUTUROS OPACOS

[AULA ABERTA] Creativity MasterClass IV / FUTUROS OPACOS

AULA ABERTA
27 de novembro
Sexta, das 19h às 22h


O workshop é uma tentativa de mostrar através de metáforas, narrativas e fatos, que qualquer sistema (biológico, científico, artístico ou empreendedor) que se isola de informações aparentemente aleatórias está destinado a um fracasso catastrófico.

Planejamento é um aspecto importante para a maioria das atividades humanas. A habilidade de planejar nos deu grandes vantagens no ambiente ancestral e é associada a uma parte do nosso cérebro chamada córtex pré-frontal, de tamanho incomparável ao de qualquer outro animal no mundo. E isso, em parte, é responsável pelo sucesso de nossa espécie. Porém, quando se trata de criatividade, o planejamento simplesmente não é suficiente. Planejar, na verdade, não é nada mais do que a avaliação de eventos passados e a sua projeção no futuro. Mas o futuro nem sempre está de acordo com as nossas previsões. Ou como Helmuth von Moltke colocou “Nenhum plano sobrevive ao primeiro contato com o inimigo”.

Um curso em defesa da “criatividade promíscua”, “limites permeáveis” e “transiência permanente” como estratégias criativas para ajudar a sobreviver em um futuro inerentemente incerto.

Convidamos todas e todos para assistir a primeira aula em formato aberto no dia 27 de novembro, das 19h às 22h, no nosso canal do YouTube.

Os 80 primeiros inscritos participarão da aula pelo Zoom. Os demais inscritos poderão acompanhar simultaneamente no canal da EAV Parque Lage no YouTube, através de link que indicaremos em breve.

Inscreva-se para a aula aberta.

Matricule-se no curso

Inscrevam-se no nosso canal no YouTube e se mantenham atualizados.
 

CHARLES WATSON
Educador e palestrante, especializado no Processo Criativo / Problem Finding e Desempenho Otimizado. Formado pela Bath University (Inglaterra), ministra o workshop O Processo Criativo na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. De centros culturais pelo Brasil à empresas como Coca-Cola, Natura, Procter&Gamble, Globo, Vale, 3M, Concremat, Shell, PetroRio, realiza palestras desde a década de 1990. Sua pesquisa interdisciplinar, constantemente atualizada, investiga fatores que influenciam processos de inovação e criação.

Diretor e fundador do workshop Dynamic Encounters. Desde 1992 leva grupos de brasileiros a destinos no Brasil e no exterior. Com mais de 50 viagens internacionais e 80 nacionais já realizadas em museus, galerias, eventos de arte e ateliês de artistas, resultando em um acervo audiovisual de aproximadamente 1.500 horas de entrevistas com profissionais da indústria criativa.

Seu workshop intensivo de desenho e conceitualização Procedência & Propriedade é um marco em educação visual e o Grupo de Estudos uma referência de produção prática e análise crítica. Além dessas atividades educacionais, Charles é construtor de barcos e ensina physical thinking através do workshop de marcenaria e construção naval Wet Dream.

A abrangência de suas experiências tem resultado em palestras únicas, provocativas e, às vezes, desconcertantes, abordando temas aparentemente tão distintos quanto evolução, sistemas complexos, ecologia, arte contemporânea e esportes radicais, sempre com uma pitada de humor britânico.