AULA ABERTA - O PROCESSO CRIATIVO

Professor: Charles Watson

Aula aberta
Quarta, às 19h30

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage inaugura seu segundo semestre com aulas inteiramente online. Ao todo, serão 50 cursos oferecidos em diversos formatos e temáticas, acessíveis de qualquer lugar do Brasil e do mundo. Com variados temas que investigam as artes visuais em múltiplas linguagens e abordagens, será possível conhecer técnicas artísticas, elaborar e aprofundar processos poéticos, se aproximar de artistas, movimentos históricos e correntes teóricas de referência e relevância para a contemporaneidade, conhecer e pesquisar meios de produção profissional das artes visuais de forma atualizada. Os encontros acontecem ao vivo por videoconferência em um ambiente online onde é possível interagir com os professores e com a turma. Nossos cursos já conhecidos atualizaram seus formatos para o espaço virtual, e uniram-se a novas propostas concebidas para nosso momento atual. Todas as propostas foram desenvolvidas e planejadas a partir de recortes temáticos ou dinâmicas que consideram o momento de isolamento social, tomando a arte e a história da arte como uma importante ferramenta de construção de sentido para pensar criticamente a atualidade em suas dimensões estéticas, sociais e políticas.

Para marcar este momento único em nossos 45 anos de história, convidamos o professor da EAV Parque Lage Charles Watson para inaugurar o segundo semestre de 2020, com uma aula aberta de seu curso “O Processo Criativo” no dia 29 de julho, às 19h30. O curso explora o limiar entre pensamento artístico (divergente) e seu aparente antagonista, pensamento científico (convergente), argumentando que a diferença entre processos cognitivos é parcialmente ilusória. Nosso professor mais antigo em atuação na Escola investiga temas atuais em palestras únicas, provocativas e, às vezes, desconcertantes, sempre com uma pitada de humor britânico.

Convidamos todas e todos para assistir a aula aberta, hoje, às 19h30, no link: https://bit.ly/331yOsW

Os 80 primeiros inscritos participarão da aula pelo Zoom. Os demais inscritos poderão acompanhar simultaneamente no canal da EAV Parque Lage no YouTube, através de link que indicaremos posteriormente.

Inscrevam-se no nosso canal no YouTube e se mantenham atualizados: https://bit.ly/2X7vicu

CHARLES WATSON
Educador e palestrante, especializado no Processo Criativo / Problem Finding e Desempenho Otimizado. Formado pela Bath University (Inglaterra), ministra o workshop O Processo Criativo na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. De centros culturais pelo Brasil à empresas como Coca-Cola, Natura, Procter&Gamble, Globo, Vale, 3M, Concremat, Shell, PetroRio, realiza palestras desde a década de 1990. Sua pesquisa interdisciplinar, constantemente atualizada, investiga fatores que influenciam processos de inovação e criação.

Diretor e fundador do workshop Dynamic Encounters. Desde 1992 leva grupos de brasileiros a destinos no Brasil e no exterior. Com mais de 50 viagens internacionais e 80 nacionais já realizadas em museus, galerias, eventos de arte e ateliês de artistas, resultando em um acervo audiovisual de aproximadamente 1.500 horas de entrevistas com profissionais da indústria criativa.
Seu workshop intensivo de desenho e conceitualização Procedência & Propriedade é um marco em educação visual e o Grupo de Estudos uma referência de produção prática e análise crítica. Além dessas atividades educacionais, Charles é construtor de barcos e ensina physical thinking através do workshop de marcenaria e construção naval Wet Dream.

A abrangência de suas experiências tem resultado em palestras únicas, provocativas e, às vezes, desconcertantes, abordando temas aparentemente tão distintos quanto evolução, sistemas complexos, ecologia, arte contemporânea e esportes radicais, sempre com uma pitada de humor britânico.