Videoteca

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage, dentro do seu propósito socioeducativo de dar acesso à produção artística nacional e internacional, oferece ao público uma Videoteca com mais de 280 títulos de vídeos relacionados, em sua maior parte, aos trabalhos de videoarte, mas também a depoimentos de artistas, reportagem sobre a história do Parque Lage e registros de algumas exposições.

Tanto alunos e professores da Escola como o público em geral estão convidados a utilizar a Videoteca como meio de pesquisa ou lazer. Dentre os inúmeros títulos, estão trabalhos de alguns professores (e ex-professores) da instituição, incluindo Anna Bella Geiger, Daniel Senise, Tina Velho e Iole de Freitas, dentre outros, assim como antigos estudantes de carreira artística reconhecida, apresentando Brígida Baltar e Thiago Rocha Pitta.

O acervo contempla nomes de artistas importantes no contexto da Arte Contemporânea, destacando Lygia Clark, Nelson Felix, Waltércio Caldas, Andy Warhol, Ivens Machado, Cao Guimarães, Yoko Ono, Artur Barrio e Cildo Meireles, apenas para citar alguns. A Videoarte é representada pelas produções de Man Ray: “L´etoile de mer” (1928); Antonio Dias: “Corpo e anima” (1989); Marina Abramovic: “Art must be beautiful”, “Freeing the voice”, “Freeing the memory”, “Freeing the body” (1975-1976); Letícia Parente: “In” (1975); Brígida Baltar: “Maria Farinha” (2004). Depoimentos de artistas estão na lista, como o cearense Leonilson que participou da Série RioArte Vídeo – Arte Contemporânea com o vídeo: “Como o oceano inteiro para nadar” (1997).

A Videoteca fica disponível na sala da Biblioteca EAV Parque Lage e poderá ser consultada com o auxílio de um funcionário do setor, nos seguintes horários de funcionamento:

Segunda a quinta: das 10h às 20h
Sexta: das 10h às 13h