Bolsa de residência 2019 - New York

Bolsa de residência 2019 - New York

Hélio Oiticica. Ninhos, 1970. Vista da instalação na mostra Information (MoMA)

Bolsa de residência 2019 – New York
EAV Parque Lage + AnnexB

Datas
Convocatória: 13 fevereiro – 20 de março de 2019
Indicação de 3 selecionados: 27 de março de 2019
Entrevistas com os 3 selecionados: 2 e 3 de abril de 2019
Indicação do vencedor: 5 de abril de 2019
Residência em Nova York: de 10 junho a 10 agosto de 2019 (2 meses)


A Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage) tem o prazer de anunciar a primeira edição da Residência – New York, EAV parque Lage + AnnexB. A premiação irá proporcionar para o aluno selecionado uma residência artística de dois meses em Nova York, em parceria com o AnnexB. Reconhecendo a importância dos intercâmbios culturais e transnacionais para promover a diversidade da arte contemporânea, AnnexB é a primeira organização em Nova York a oferecer uma residência artística exclusivamente para artistas brasileiros residentes no Brasil e exterior. Ao apoiar o processo criativo de seus alunos através de uma residência artística em Nova York, em parceria com o AnnexB, a Residência tem como missão fomentar a rede de contatos e colaborações de seus alunos com artistas e organizações internacionais.

Requisitos
● Ser aluno ou ex-aluno matriculado em algum curso da EAV Parque Lage nos anos de 2014 a 2019 da EAV Parque Lage;
● Ser brasileiro ou naturalizado brasileiro;
● Disponibilidade de agenda (tempo integral) para um residência artística de dois meses em Nova York, com início previsto em 10 de junho de 2019 até 10 de agosto de 2019;

Benefícios
O vencedor da Bolsa de Residência 2019 receberá o equivalente a $10.000, sendo esse valor destinado para:
● Reembolso da taxa MRV, caso o artista selecionada não tenha o visto americano;
● Passagem aérea de ida e volta, Brasil-Nova York;
● Transporte do aeroporto de Nova York à hospedagem;
● Seguro viagem;
● Hospedagem em Nova York em quarto individual em um apartamento compartilhado;
● Verba alimentação ($50/dia);
● Cartão ilimitado de acesso ao transporte público de Nova York;
● Verba para compra de materiais ($500);
● Apoio de produção e curatorial para a realização de um evento aberto ao público com a participação do artista selecionado, em parceria com o AnnexB;
● Ateliê privativo em Nova York, situado no bairro de Bushwick, Brooklyn;

Processo de inscrição
Preencher o Formulário de inscrição, clique aqui;
● Currículo atualizado em pdf;
● Portifólio atualizado com até 10 imagens em pdf;
● Envio de projeto. As defesas do projeto devem ser enviadas em um word de até 2500 caracteres.
Como provocação para o desenvolvimento de seus projetos, os artistas devem tomar o seguinte parágrafo:

Para Information (MoMA, 1970), mostra paradigmática de arte conceitual curada por Kynaston McShine (1935-2018), Hélio Oiticica (1937-1980) propôs um conjunto de 28 células distribuídas em três patamares chamado “Nests” ou “Ninhos”. Em meio à Ditadura Militar, para o catálogo da mostra, Hélio Oiticica contribuiu com a seguinte frase: “eu não estou aqui representando o Brasil nem qualquer outra coisa. As idéias de representar-representação-etc acabaram (…)”. Frente à necessidade de saberes locais frente a um mundo cada vez mais globalizado, como negociar com os fluxos de informação? Ao tomar a frase de Hélio Oiticica como dispositivo crítico, os candidatos são convidados a articular os termos global e local a partir de questões presentes em seu trabalho.

Veja aqui sobre a mostra Information (MoMA, 1970).

● Todos esses envios deverão ser feitos exclusivamente pelo Formulário de inscrição.
● O prazo para inscrições de projetos é até 20 de março de 2019.
● Indicação de 3 selecionados: 27 de março de 2019
● Entrevistas com os 3 selecionados: entre 2 e 3 de abril de 2019
● Indicação do vencedor: 5 de abril de 2019
● Os dois selecionados que não foram vencedores ficarão de suplentes da vaga, caso o vencedor por algum motivo não possa fazer a residência.

Sobre o Parque Lage
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage, desde sua fundação, desenvolve programas de ensino em arte voltados para a formação de artistas, curadores, pesquisadores e interessados em estabelecer ou aprofundar o contato com a arte. Fundada por Rubens Gerchman em 1975, a EAV configura-se como centro educacional aberto de formação de artistas e profissionais do campo da arte contemporânea; como polo cultural voltado para a formação de público a partir da realização de exposições e eventos; e como núcleo de documentação, compreendendo uma biblioteca e seu arquivo de documentos históricos sobre arte e artistas. Como referência nacional, com uma consistente imagem no meio da arte, a EAV busca criar mecanismos internos e linhas de atuação externa que permitam um diálogo produtivo com a cidade e com o circuito de arte nacional e internacional.
eavparquelage.rj.gov.br

Sobre o AnnexB
Reconhecendo a importância dos intercâmbios culturais e transnacionais para promover a diversidade da arte contemporânea, AnnexB é a primeira organização em Nova York a oferecer uma residência artística exclusivamente para artistas brasileiros residentes no Brasil e exterior. A missão do AnnexB é realizada através de seus três pilares: Residência Artística, Programação Pública e Arte Pública. Através do programa de residência do AnnexB, os artistas têm a oportunidade de dedicarem a sua prática na cidade mais influente para a arte contemporânea. Localizado em Bushwick, Brooklyn, o AnnexB apresenta durante todo o ano uma programação aberta ao público, incluindo falas, workshops, performances, exposições, e ateliê aberto. Desde a sua criação em 2016, AnnexB apresentou o trabalho de mais de 50 artistas brasileiros em Nova York – com 25 deles participando do programa de residência.
annexb.net