Cinema subterrâneo

Cinema subterrâneo

Imagem: Luana Vieira e Luana Moura

Cinema subterrâneo
Professoras: Alexis Zelensky, Julia Saldanha e Luana Vieira
24 a 26 de julho
13:00-15:00
Idade: 6 a 12 anos

Sobre o curso
Através da luz, das sombras e cores vamos criar imagens e histórias sobre o universo subterrâneo. Faremos vivências na floresta pesquisando o que acontece embaixo da terra: que texturas, sensações, temperaturas e seres encontramos? Vamos descobrir os sons que existem ali e gravá-los. Usando coletas da floresta e um retroprojetor, criaremos imagens que se tornarão uma grande projeção de cinema!

24 de julho: confecção de um caderno de bordo e passeio pelo parque. Descoberta da floresta debaixo da terra através da investigação do espaço e captação de sons.

25 de julho: criação do roteiro do filme, composição de imagens e experimentação do projetor.

26 de julho: organização das nossas imagens em sequência e escolha dos sons do filme. Projeção de cinema através do retroprojetor!
A projeção será filmada e enviada por e-mail a todos os participantes.

Professores

Alexis Zelensky, Paris, 1982, vive no Rio de Janeiro.
Cineasta, formado em matemática pela Université Paris Dauphine (2006) e em Ciências políticas pela Universidad Católica de Valparaíso-Chile (2007). Dirigiu documentários em diferentes países como França, Togo, Niger, Rússia, Chile e Brasil. Alguns de seus filmes estão em festivais internacionais e são difundidos em canais de televisão como TV5Monde, CineBrasil TV e Canal Futura. Atuou como professor de cinema para crianças na Cinémathèque Robert Lynen (2013, Paris). É professor do Parquinho Lage.

Julia Saldanha, São Paulo, 1986, vive no Rio de Janeiro.
Artista, graduada em arquitetura e urbanismo pela Escola da Cidade (São Paulo, 2011), completou seus estudos na EAV do Parque Lage, no Ateliê Piratininga (SP) e no Espaço Cenográfico (SP). Atua nas áreas de cenografia, direção de arte, ilustração e arte educação. Foi monitora no curso Experiências Gráficas na EAV Parque Lage e integra o coletivo Desenhação. É professora no Parquinho Lage desde 2017.

Luana Vieira Gonçalves, São Paulo, 1984, vive no Rio de Janeiro.
Artista educadora, formada em Artes visuais pela UNICAMP (Campinas, 2009), fez o master em Arte Contemporânea pela Université Paris VIII (Paris, 2014). Foi educadora na Galerie des enfants no Centre Georges Pompidou (2010-2014, Paris). Coordenou um intercâmbio entre crianças togolesas e brasileiras (2015, Togo). Trabalhou como educadora no projeto Casa Guadalupana, Instituto Padre Haroldo (Campinas, 2009) e no projeto Curumim, SESC-SP (São Paulo, 2016). É supervisora do Parquinho Lage onde é professora. Atua como professora de artes no Instituto Pró-Saber e integra o coletivo Desenhação.