Construção, conceito e narrativa na figura pintada

Jean Louis Theodore Gericault – La Balsa de la Medusa (Museo del Louvre, 1818-19)

Professor: Chico Cunha

Semestral 2020.2
05 de agosto a 09 de dezembro
Quarta, de 19h às 22h
R$ 1710,00 ou 5x de R$ 342,00

butao_venda

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

HISTÓRIA DA ARTE, ARTE CONTEMPORÂNEA, PINTURA, PINTURA CONTEMPORÂNEA

Curso teórico com quatro aulas no mês. Curso estruturado com apresentações visuais em power point / projeções de aulas especialmente criadas para abordar os temas apresentados a cada encontro. A proposta do curso inclui uma avaliação individual dos trabalhos que, porventura, estejam sendo desenvolvidos pelos alunos participantes.

O curso dá ênfase a questão da figura pintada e suas possibilidades na arte contemporânea. A partir de grupos de pintores, formados por um contemporâneo e dois outro que sejam seus pares (influências), na história da arte, serão debatidas questões inerentes a pintura, a pesquisas, similaridades poéticas e suas adaptações à diversas épocas. O semestre consiste em 18 aulas abordando a produção de 54 pintores na história da arte e produção contemporânea e cada aluno terá uma avaliação individual de sua produção.

Pintura contemporânea inserida no contexto histórico das artes visuais. Abordando a produção de importantes artistas visuais da contemporaneidade e seus pares na história da arte, além da avaliação da produção individual de cada participante.

Aula expositiva por videoconferência.
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento

REFERÊNCIAS

GROSENICK, Uta. Art Now. London: Taschen,2008

KIRSKY, Bell. Art Review, Berlin:Taschen, 2002

MARZONA, Daniel. “Minimal Art”, London: Taschen, 2009

SCHWABSKY, Barry. Vitamin P. London: Phaidon, 2002

Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

– Todos os cursos online emitem certificado.
– A matrícula online não oferece desconto.
– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

CHICO CUNHA
Arquiteto de formação com especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC/RJ. Participa regularmente de exposições coletivas e individuais no Brasil e exterior desde a década de 80, destacando a Bienal de São Paulo, Bienal de Cuba, “Como vai você geração 80?” dentre outras exposições. Em 1991 é laureado com uma bolsa da Unesco e da prefeitura da cidade do México. Tendo a pintura e o desenho como foco central de seu trabalho, Chico Cunha é, desde 2002, professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.