Construção, conceito e narrativa na figura pintada

Jackson Pollock, Free form, 1946.

Professor: Chico Cunha

2º semestre 2019
14 de agosto a 11 de dezembro
Quarta-feira, 19:00-22:00
R$ 380,00/mês

O curso enfatiza a questão da figura pintada e suas possibilidades na arte contemporânea.

A partir de grupos de pintores, sempre formado por um contemporâneo e dois outros que sejam seus pares (influências) na história da arte, serão debatidas questões inerentes à pintura, as pesquisas e as similaridades poéticas e suas adaptações à diversas épocas. O semestre consiste em 18 aulas abordando a produção de 54 pintores na história da arte e na produção contemporânea.

Projeção de imagens relacionadas entre si . Comparações e dissertação sobre cada artista, trabalhos e contexto na História da Arte. Debates sobre os temas abordados.

GROSENICK, Utta. Art Now. London: Taschen, 2008.
KIRSKY, Bell. Art Review, Berlin:Taschen, 2002.
MARZONA, Daniel. “Minimal Art”, London: Taschen, 2009
SCHWABSKY, Barry. Vitamin P. London: Phaidon, 2002.

Chico Cunha é arquiteto de formação com especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil, pela PUC – RJ. Participa regularmente de exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior desde a década de 1980, destacando-se a Bienal de São Paulo, a Bienal de Cuba, Como vai você geração 80?, dentre outras exposições. Em 1991 é laureado com uma bolsa da Unesco e prefeitura da Cidade do México. Tendo a pintura e o desenho como foco central de seu trabalho, atua desde 2002 como professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.