Construção, conceito e narrativa na figura pintada

Imagem: Jackson Pollock, 1946, Free form

Professor: Chico Cunha

1º semestre 2019
13 de março a 26 de junho
Quarta-feira, 19:30 – 22:30
R$ 380,00/mês

O curso trata sobre a questão da pintura figurativa e suas possibilidades no contemporâneo através da projeção de imagens selecionadas de obras representativas de cada artista abordado, suas biografias e análise de métodos artísticos.

A partir de grupos de pintores, sempre formados por um contemporâneo e seus pares na história da arte (dois artistas), serão debatidas questões inerentes a imagem pintada, a pesquisas e similaridades poéticas entre eles. O semestre consiste de 15 aulas abordando a produção de 45 pintores fundamentais na história da arte.

Chico Cunha
Chico Cunha, nasceu no Rio de Janeiro, é arquiteto por formação, consolida sua carreira em artes plásticas participando regularmente de diversas exposições individuais e coletivas desde a década de oitenta, donde podemos destacar a Bienal de São Paulo, Bienal de Cuba, “Como vai vc geração 80?” dentre outras exposições nacionais e internacionais. Em 1990 especializa-se em história da arte e arquitetura no Brasil pela PUC RJ e em 1991 ganha uma bolsa de residência pela prefeitura do México e UNESCO. Tendo a pintura e o desenho como foco central do seu trabalho, Chico Cunha é, desde 2002, professor da Escola De Artes Visuais do Parque Lage.