Conversações Sobre Escritos de Arte

Quartas, de 20h às 22h
R$1485,00 ou 5x R$ 297,00

botao_venda

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

CRÍTICA DE ARTE; HISTÓRIA DA ARTE; ARTE CONTEMPORÂNEA; TEORIAS DECOLONIAIS; ARTE MODERNA; ARTE POLÍTICA

O curso tem como objetivo promover a discussão de questões da arte atual a partir dos múltiplos campos da invenção. Para pautar as conversações, serão escolhidos breves textos de teóricos, artistas, curadores, entre outros, para que todos os inscritos possam lê-los, previamente, aos debates.

Os escritos selecionados abrangem áreas diversas e abordam ou, ao menos, tangenciam assuntos interdisciplinares como: crítica e história da arte, produção artística, política, antropologia, mercado, instituições, galerias, trans-mídias, curadoria, etc. Os textos indicados serão debatidos por todos os participantes sob a orientação dos professores.

Aula expositiva por videoconferência.
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema.

REFERÊNCIAS

FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília. Escritos de Artista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006

AMARAL, Aracy. Projeto Construtivo Brasileiro na Arte 1950-1962. Rio de Janeiro: Mec – Funarte, 1977

HARRISON, Charles e WOOD, Paul. Art in Theory 1900-2000: EUA: Blackwell Publishing, 1992

STILES, Kristine e SELZ, Peter. Theorie and Documents of Contemporary Art. EUA: University of California Press, 1996

Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

– Todos os cursos online emitem certificado.
– A matrícula online não oferece desconto.
– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

FERNANDO COCCHIARALE
Professor de Filosofia do Departamento de Filosofia da PUC-RJ desde 1978 e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1990. Autor de livros como Abstracionismo Geométrico e Informal: A Vanguarda Brasileira dos Anos 50 com Anna Bella Geiger, Rio de Janeiro, MEC/ Funarte, 1987 e Quem Tem medo da Arte Contemporânea, Recife, Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006. Publicou cerca de 200 artigos, textos e resenhas em coletâneas, catálogos, jornais e revistas de arte do Brasil e do exterior (tais como o Jornal do Brasil, RJ; Módulo, RJ; Guia das Artes, SP; Galeria e ArtNexus, Colômbia). Foi membro da Comissão Curadora do Projeto Rumos Visuais de 1999 a 2000; curador-coordenador do mesmo projeto entre 2001 / 2002 e, de novembro de 2000 a agosto de 2007, curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Foi curador da Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro (2011/2012) e curador das mostras de arte contemporânea do Santander Cultural, Recife (2011). É doutor em Tecnologias da Comunicação e Estética pela Escola de Comunicação da UFRJ (2012). Em 2016 reassumiu a curadoria do MAM/RJ.

MARCOS BONISSON
Artista e Mestre em Ciência da Arte (UFF). Nasceu e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. É graduado em Letras e pós-graduado em Arte e Cultura. Estudou gravura, desenho, cinema e fotografia na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1977–1981), onde, atualmente, é professor nos cursos de Linguagens Visuais e Conversações sobre escritos de arte. Participou de três Bienais Internacionais: 27ª Bienal Internacional de São Paulo, 2006. (Héliophonia, 17min, 2002), XIX Bienal Internacional de Cerveira em Portugal, 2017 (Delivery, 2.07min, 2015) e da terceira edição da BienalSur, 2019 (Tupianas, 5.35min. 1977- 2016), além de ter participado em diversas mostras coletivas no Brasil e no exterior. Os seus três últimos filmes em parceria com o vídeo artista, Khalil Charif, já foram apresentados em mais de noventa festivais internacionais de cinema, ganhando cinco diferentes prêmios na categoria de melhor curta experimental. Publicou os livros, Arpoador (Editora Nau, 2011), Pulsar (Editora Binóculo, MAM, 2013) e ZiGZAG (Editora Bazar do Tempo, 2017). Suas mais recentes exposições individuais foram no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2013, na Maison Européenne de la Photographie (MEP-Paris) em 2015, e na Galeria do Parque Lage em 2018, na condição de artista homenageado.