CONVERSAÇÕES SOBRE ESCRITOS DE ARTE

04 de agosto a 24 de novembro. Quartas, de 20h às 22h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00

butao_matriculabutao_matriculabolsa

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

O curso pretende promover a discussão de questões da arte atual, a partir dos múltiplos campos da invenção. Para pautar as conversações, serão escolhidos cerca de doze pequenos textos para uma leitura que antecede os debates. Entre os textos, há propostas de teóricos, artistas, curadores, entre outros.

Os escritos selecionados abrangem diversas áreas e abordam, ou pelo menos tangenciam, assuntos interdisciplinares como: crítica e história da arte, produção artística, política, antropologia, mercado, instituições, galerias, transmídias, curadoria, etc. Textos que serão conversados por todos os participantes sob a orientação dos professores. As aulas são organizadas a partir dos escritos selecionados sobre arte.

Aula expositiva em videoconferência
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema
Não exige conhecimentos prévios

REFERÊNCIAS
AMARAL, Aracy. (org.). Projeto Construtivo Brasileiro na Arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna; São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1977.
BELTING, Hans. O Fim da História da Arte. São Paulo: Cossac Naif, 2006.FERREIRA, Gloria, COTRIM, Cecília (orgs.).
Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2006.
SHINER, Larry. The Invention of Art. Chicago, EUA: Chicago Press, 2001.
THORTON, Sarah. Sete Dias no Mundo da Arte. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2010.
ARTE & ENSAIOS. Revista do Programa de pós-graduação em Artes Visuais, PPGAV, UFRJ.
CONCINNITAS. Revista do Instituto de Artes da UERJ.
POIÉSIS. Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes. PPGAC. UFF.

Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados; A política de bolsas só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

FERNANDO COCCHIARALE
Fernando Cocchiarale é professor de Filosofia do Departamento de Filosofia da PUC-RJ (desde 1978) e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1990. Autor de livros como Abstracionismo Geométrico e Informal: A Vanguarda Brasileira dos Anos 50 (com Anna Bella Geiger), Rio de Janeiro, MEC/ Funarte, 1987 e Quem Tem medo da Arte Contemporânea, Recife, Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006, publicou cerca de 200 artigos, textos e resenhas em coletâneas, catálogos Jornais e revistas de arte do Brasil e do exterior (tais como o Jornal do Brasil, RJ; Módulo, RJ; Guia das Artes, SP; Galeria e ArtNexus, Colombia). Foi membro da Comissão Curadora do Projeto Rumos Visuais de 1999 a 2000; curador-coordenador do mesmo Projeto entre 2001 / 2002 e, de novembro de 2000 a agosto de 2007, curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foi curador da Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro (2011/2012) e curador das mostras de arte contemporânea do Santander Cultural, Recife (2011). É doutor em Tecnologias da Comunicação e Estética pela Escola de Comunicação da UFRJ (2012). Em 2016, reassumiu a curadoria do MAM do Rio de Janeiro.

MARCOS BONISSON
Marcos Bonisson é Artista e Mestre em Ciência da Arte (UFF). Atualmente, é Doutorando em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF). Nasceu e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. É graduado em Letras (UNESA) e pós-graduado em Arte e Cultura (UCAM). Estudou gravura, desenho, cinema e fotografia na EAV – Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1977–1981), onde, é professor autônomo nos cursos livres de Introdução à Videoarte e Conversações sobre escritos de arte com o Curador Fernando Cocchiarale. Marcos Bonisson participou de três Bienais Internacionais: 27ª Bienal Internacional de São Paulo, 2006.  Segunda Edição da BienalSur, 2019 e da XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Portugal, 2020. Além de ter participado em diversas mostras coletivas de Arte no Brasil e no exterior. Os seus três últimos filmes em parceria com o vídeo-artista, Khalil Charif, já foram apresentados em mais de noventa festivais internacionais de cinema e ganharam doze diferentes prêmios na categoria de Melhor Curta Experimental. Marcos Bonisson publicou os livros: Arpoador (Editora Nau, 2011), Pulsar (Editora Binóculo, MAM, 2013) e ZIGZAG (Editora Bazar do Tempo, 2017). Suas mais recentes exposições individuais foram no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2013, na Maison Européenne de la Photographie (MEP-Paris) em 2015, e na Galeria do Parque Lage em 2018, na condição de artista homenageado.