EAV Parque Lage

Cor e Forma

Cor e Forma

Bernardo Magina – Cor e Forma

Professor: Bernardo Magina

Curso de Férias – 2021
12 de janeiro a 04 de fevereiro
Terças e quintas, de 19h30 às 21h30
R$ 660,00 ou 2x de R$ 330,00

butao_matriculabutao_matriculabolsa

*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Clique aqui.


PINTURA, COR, FORMA, DESENHO, COMPOSIÇÃO VISUAL, PINTURA CONTEMPORÂNEA

SOBRE
Curso prático teórico que visa capacitar o aluno a compor e estruturar visualmente desenhos e/ou pinturas, ajudando a desenvolver ou aprimorar um pensamento plástico. As aulas terão explanações teóricas sobre princípios de cor e forma e, posteriormente, exercícios serão realizados em aula. Versão reduzida de 8 aulas pensada como curso de férias.

CONTEÚDO
Uso dos elementos construtivos da forma na composição, ritmo e harmonização de cores no espaço plástico. Indução cromática e criação de paletas de cor. Integração de elementos gráficos e pictóricos.

Pensado a partir do curso preliminar da Bauhaus ministrado por Johannes Itten, do curso de Teoria da Forma de Paul Klee, do livro Ponto e Linha sobre plano de Wassily Kandinsky, e de teorias da cor derivadas dos estudos de José Maria Dias da Cruz sobre Cézanne.

DINÂMICA
Aula expositiva por videoconferência
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula

PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.
Não exige conhecimentos prévios.

REFERÊNCIAS

CRUZ, José Maria Dias da. Cromatismo Cezanneano. Florianópolis: Ed. Autor, 2010.

CRUZ, José Maria Dias da. Da cor ao cinza: rompimentos, revelações e passagens. Rio de Janeiro: Taba Cultural, 2001.

DIEBENKORN, Richard. “10 notes to myself on beginning a painting”. Disponível em:
https://www.royalacademy.org.uk/article/diebenkorn-ten-rules. Acesso em: 03 abr. 2016.
DORAN, Michael (Ed). Sobre Cézanne: conversaciones y testimonios. Barcelona: Gustavo Gili, 1980.
DUCHAMP, Marcel. Le Processus Créatif. In: Duchamp du signe. Paris: Flammarion, 1994. p. 187-189.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (Org.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006
KANDINSKY, Wassily. Ponto e Linha sobre Plano. Lisboa. 12ª edição. Edições 70.
1992.

KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
KLEE, Paul. Sobre a arte moderna e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
SYLVESTER, David. Entrevistas com Francis Bacon, a brutalidade dos fatos. São Paulo: Cosac Naify, 1995.

RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera
2 Lápis 4B
Borracha
Esfuminho
Nanquim – 0.4 / 0.7mm
Pilot ou marcador, ponta maior ou igual a 1.0mm
Régua
Compasso
Bloco de papel para desenho (gramatura inferior ou igual a 200)
Pincel chato escolar; tamanhos 4, 8 e 12
Pincel de ponta
Tintas guache nas cores: branco, preto, amarelo, azul, verde bandeira, magenta e vermelho
Bloco de papel para pintura (gramatura superior a 200)

Material sugerido (itens a mais):
De desenho:
– par de esquadros
– outros lápis como 2B, 6B e HB
– Outros tamanhos de canetas de nanquim ou uso do bico de pena

De pintura:
– pincéis melhores de formato chato e outros formatos tb
– outras cores de tinta guache: ocre, laranja, violeta, verde folha e azul turquesa

Sugiro que os alunos guardem descartáveis para misturar tinta e potes para água dos pincéis. Ex: caixa de ovo, embalagem de margarina, bandeja de frios, etc.

SECRETARIA
– Todos os cursos online emitem certificado.
– A matrícula online não oferece desconto.
– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

BERNARDO MAGINA
Artista e eventualmente curador. Nasceu em 1989, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo PPGARTES/UERJ. Foi assistente de atelier de Orlando Mollica e, posteriormente, lecionou junto ao mestre no curso de Desenho Contemporâneo na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Na mesma escola, foi aluno de Evany Cardoso, Gianguido Bonfanti, Suzana Queiroga, João Goldberg, Marcelo Campos e foi monitor nos workshops de cor de José Maria Dias da Cruz. Participa de exposições e pelo Studio Travellero realiza instalações, além das pinturas murais nas ruas.