EAV Parque Lage

Corpo brincante na floresta [arte em família convida]

Corpo brincante na floresta [arte em família convida]

Brincadeira ao ar livre – blog biricutico.

Corpo brincante na floresta [arte em família convida]
Sábado, 7 de Março de 2020, 10:30–12:30
Professor: João Ferreira
Idade: crianças a partir de 4 anos e suas famílias

Os cursos do arte em família são gratuitos.
A programação é destinada a crianças acompanhadas de seus familiares, incentivando a imaginação coletiva e a participação da família nas escolas.

RESERVAS: parquinho.eavparquelage@gmail.com
Até sexta-feira, às 16h.
Caso o participante não esteja presente 30 minutos antes do início da aula, a reserva será liberada para lista de espera.
Sujeito a lotação.

INSCRIÇÕES NO DIA DA ATIVIDADE:
Secretaria da EAV Parque Lage

Sobre o curso
Através de jogos e brincadeiras a atividade integra algumas linguagens artísticas como o Circo, a Dança e o Teatro. Dentro da floresta, combina a construção de um espaço lúdico com o desenvolvimento das potencialidades físicas e artísticas das crianças. Realiza vivências com aparelhos de circo trazendo à tona mecanismos de proteção do corpo e algumas reflexões: Como atuo quando estou com medo? Tenho clareza do que cuido quando me sinto ameaçado? Perguntas como essas orientam a atividade, assim como a experimentação da gravidade ao andar e escalar uma árvore; o aprendizado de cair e se levantar; e o desenvolvimento da compreensão espacial experimentado limites de si, do espaço e o do outro.

Professor
Dentro da programação do Arte em Família, o parquinho lage também convida artistas, professores ou crianças de fora da escola para propor uma atividade. Neste sábado, pensando em explorar a relação dos corpos dentro da floresta convidamos o artista professor João Ferreira para estar conosco.

João Ferreira é ator, bailarino, circense, educador, pesquisador, diretor de espetáculos, roteirista, observador das sutiliezas e leitor de sonhos. Tem dedicado o seu tempo e o seu olhar para práticas de cura, principalmente, num ambiente infantil, pois entede que o brincar é onde se deve aprender. Formado em Licenciatura em Dança contemporânea pela Faculdade Angel Viana e pela Escola Nacional de Circo pesquisa há 15 anos, em sala de aula, a construção e maturação do corpo na infância. Atualmente trabalha em dois espaços de educação infantil, o Espaço Cria e a Jangada. Há 3 anos faz atividades em parques através de uma colônia de ferias ao ar livre.