Cenas para Outras Linguagens

Cenas para Outras Linguagens

Professora: Camilla Rocha Campos
2º semestre
22 de agosto a 12 de dezembro
Quarta-feira, 18:30–21:30
R$ 380,00/mês

Objetivos
Desenvolver a busca do desejo enquanto plasticidade possível. Compartilhamento e criação de imagens (sociais) que reinscrevam possibilidades de imaginação para além do que nos é dado. Outros atos/artes/aprendizados.

Dinâmica
Os encontros serão pautados por metodologias que privilegiam os saberes do corpo e da oralidade.
Se as narrativas são performadas pelos corpos que as dão forma, como nós as aterramos? Como o imaginário de textos, noticias, livros, mensagens e conversas do nosso dia-a-dia traçam o ímpeto da anti-colonialidade capaz de sustentar o cotidiano? Onde está o desejo aí e como modelá-lo?

Público-alvo
Pessoas que tenham interesse em articular seu processo artístico frente as intersecções coletivas que as atravessam, entendendo o estar no mundo como uma coabitação entre invenção, experiência e fatalidade.
Pessoas que já estão ou gostariam de se envolver na exo-gestação de outras pessoas; comunidade.
Pessoas que necessitem criar casca.

Bibliografia
EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. São Paulo: Malê, 2004.
CUSICANQUI, Silvia Rivera. Sociologia das Imagens. Rio de Janeiro: Circuito, 2014.
OYěWÙMÍ, Oyèrónké. La invención de las mujeres. Editora: En la Frontera, 2017.
KILOMBA, Grada. Plantation Memories. Editora: Unrast, 2016.

Camilla Rocha Campos
Artista, pesquisadora, mãe, professora, ativista micro-política e auto-revolucionária. Como artista transita no campo de uma arte colaborativa na qual o público é convidado a participar de situações performáticas – ou não – relacionando seus corpos à contextos poéticos. Em janeiro de 2017 ao integrar o Programa Internacional AiR Q21 em Viena, Áustria, ministrou o workshop “Silent images shout body policies” no espaço de arte Raum_D do Museum Quartier. A presente proposta é um desdobramento dessa experiência de corpo no mundo. Camilla é, desde 2017, diretora artística da Residência Artística Internacional CAPACETE, no Rio de Janeiro.