Criação de documentário

Criação de documentário

foto: Alexis Zelensky

Criação de documentário
Professores: Luana Vieira Gonçalves e Alexis Zelensky
28 de janeiro à 1 de fevereiro (Curso sequencial. A criança poderá ingressar no curso até dia 30 de janeiro)
13h00 às 15h00
Idade: 6 a 12 anos

Sobre o curso
A oficina compartilha com as crianças o universo do filme documentário a partir da perspectiva das crianças. Oferecemos algumas “chaves” para que elas possam entrar no mundo do cinema e aprofundar sua compreensão sobre as imagens em movimento, indo além da posição de um espectador e descobrindo os segredos de um filme: suas técnicas e ofícios. Desenvolvemos com os participantes o manuseamento técnico de instrumentos do cinema (câmera, som, luz, maquiagem/figurino, claquete), assim como a sensibilidade do olhar, o desenvolvimento e o planejamento de um documentário: roteiro, direção, entrevistas, escolhas do tema e da estética. Um tema geral é oferecido por nós: o Parque Lage. Que olhares terão as crianças sobre este lugar com todas as suas histórias, espaços, personagens e paisagens? Entre a imaginação e a realidade, que histórias elas gostariam de contar sobre este lugar? Que imagens gostariam de criar? A melhor maneira de saber é realizando um filme!

Professores
Luana Vieira Gonçalves
Luana Vieira Gonçalves (São Paulo, 1984). Vive no Rio de Janeiro. Arte-educadora, formada em Artes visuais pela UNICAMP (Campinas, 2009) e mestranda em Arte Contemporânea pela Université Paris VIII (Paris, 2014). Foi educadora na Galerie des enfants no Centre Georges Pompidou (2010-2014, Paris). Coordenou um intercâmbio entre crianças togolesas e brasileiras (2015, Togo). Trabalhou como educadora no projeto Casa Guadalupana, Instituto Padre Haroldo (Campinas, 2009) e no projeto Curumim, SESC-SP (São Paulo, 2016). É supervisora do Parquinho Lage onde é professora, atua como professora de artes no Instituto Pró-Saber e integra o coletivo Desenhação.

Alexis Zelensky
Alexis Zelensky (Paris, 1982). Vive no Rio de Janeiro. Cineasta, formado em matemática pela Université Paris Dauphine (2006) e em Ciências políticas pela Universidad Católica de Valparaíso. Dirigiu documentários em diferentes países como França, Togo, Niger, Rússia, Chile e Brasil. Alguns de seus filmes estiveram em festivais e foram difundidos em canais de televisão como TV5Monde, CineBrasil TV e Canal Futura. Atuou como professor de cinema para crianças na Cinémathèque Robert Lynen (2013, Paris). É professor do Parquinho Lage.