CURSOS INTENSIVOS – PERFORMANCE E ARTE

Panmela Castro. Vagina Dentada, 2018. Festival Corpos Críticos. Foto: Nadam Guerra

São três cursos práticos e formativos, focados na criação de performances autorais dos participantes. Podem ser cursados juntos ou separadamente. Cada curso é voltado para formação básica, para iniciantes ou artistas interessados, na criação de performances autorais. É direcionado a artistas de qualquer linguagem, interessados em se aprofundar, realizar e pensar arte ao vivo. A partir de propostas físicas, desafios de criação e debates, os participantes serão convidados a se questionar sobre os limites da arte e da vida.

Cada curso será focado em um tema com apresentações abertas nas suas finalizações.

Não há pré-requisitos.

Objetivos
Desenvolver a prática da performance como uma linguagem autoral onde cada participante possa encontrar a seu caminho pessoal de expressão.

São usados exercícios, jogos e proposições corporais inspirados em práticas de performance art, xamanismo, butoh, tarô, teatro físico, sonho consciente, desenho, psicomagia, colagem, meditação, dança e arte conceitual. Cada participante desenvolve um trabalho em performance para debate dentro do grupo e mostra aberta.

Módulos imersivos com mostras públicas ao final de cada etapa.

WORKSHOP 1
ARTE AÇÃO
por Nadam Guerra

28 de março, 1, 2, 3, 4 de abril
Quinta-feira, Segunda a Quinta, 19:00–22:00
Apresentação aberta: Sábado, 06 de abril, Casa Taura Santa
R$ 380,00

Este módulo tem o objetivo abrir as portas para a prática da performance. investigaremos corporalmente e coletivamente, as possibilidades da arte feita ao vivo que pode assumir definições diversas como performance, happening, live art, arte ambiental, arte de ação, arte em processo. Durante os encontros, serão realizados exercícios que instiguem reflexões sobre identidade, corporeidade e materialidade, além de vivências inspiradas em práticas de meditação, performance art, teatro físico e jogos corporais.

WORKSHOP 2
FOTO PERFORMANCE
por Nadam Guerra e Paula Borghi

21, 23, 28 e 30 de maio
Terça e Quinta-feira, 19:00–22:00
Apresentação aberta: Sexta, 31 de maio, Casa Taura Santa
R$ 380,00

A relação entre o corpo ao vivo e seu registro em foto e vídeo toma forma diferente para cada artista. Trabalhar a ação a partir de sua relação com a câmera é pode ser um desafio que nos propomos a vivenciar neste módulo. Com a parceria de Paula Borghi iremos pensar a foto e/ou a vídeo performance como um motor da arte da performance.

WORKSHOP 3
PROCESSO VIDA ARTE
por Nadam Guerra e Jaya Pravaz

01 a 04 de julho
Segunda-feira a Quinta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00

Este curso de arte e terapia faz uma introdução ao método “Life-art process”, desenvolvido pela performer americana Anna Halprin em parceria com Fritz Perls, criador da terapia Gestalt. O Processo Vida- Arte é metodologia de trabalho terapêutico e artístico focado no poder de cura e transformação da arte que nasce das experiências vitais de cada um. O método foca na escuta e expressão das emoções e histórias guardadas no corpo. Quando expressamos criativa e conscientemente o que nos habita em forma de dança/movimento, som, palavras e desenhos esta expressão tem um poder de trazer luz a nossas experiências e de abrir o campo para possibilidades de escolhas mais saudáveis e livres.

Nadam Guerra
Artista formado em teatro e mestrando em artes visuais. Colabora com os artistas Michel Groisman no DESMAPAS e Domingos Guimaraens no Grupo UM. Atua como organizador de eventos de arte como o festival de performance V::E::R (EAV, 2005 e Terra UNA, 2011 e 2017). Coordena a residência artística Terra UNA. Ministrou cursos de performance no México (ex-teresa arte actual), na Argentina (Universidade de San Martin) e em diversas cidades do Brasil.

Jaya Pravaz
Artista e terapeuta. Membro fundador e moradora de Ecovila Terra Una. Formada em Yoga pelo Sivananda Ashram, em Grass Valley (Califórnia). Formada em Dança-terapia com a precursora da performance Anna Halprin (Califórnia) e em Recuperação Motora e Terapia através da Dança na Escola Angel Vianna (RJ). Estudou dança Butoh com Gustavo Collini (discípulo de Kazuo Ohno) na Argentina, Hieroko e Koichi Tamano (discípulos de Hijikata) nos Estados Unidos. Estudou danças sagradas em Bali, na Indonésia. Estuda práticas xamânicas e meditativas desde 1990. Apresentou-se com Poppo Shiraishi (no La Mamma etc, NY) e Takami ( Theatre of Yugen, San Franciso) e também na Argentina, Uruguai, Bali e Brasil.

Paula Borghi
Curadora. Foi co-idealizadora do SARACVRA (2016-2017) e idealizadora do Projecto MULTIPLO (2011-2017). Foi curadora adjunta da 11# Bienal do Mercosul, assistente curatorial da 12# Bienal de La Havana (2015) e curadora da Residência Artística do Red Bull Station (20013/2014). Entre 2015/2016 trabalhou com o Instituto Goethe no projeto “Jogos do Sul“, exposto no Centro Cultural Hélio Oiticica. Foi integrante do grupo de crítica do Centro Cultural São Paulo 2011/2012/ 2013 e contemplada pelos Rumos Itaú Cultural em 2015/2016.