chamada-estudos-curatoriais

33º Panorama da Arte Brasileira, 2013. MAM-SP. Fotografia: Ricardo Amado

Programa de formação em estudos curatoriais
Coordenação: Lisette Lagnado, crítica, curadora e diretora da EAV.

FORMAÇÃO
A formação contempla turmas híbridas, em constante diálogo, constituídas de pesquisadores e artistas, arquitetos, educadores, e interessados em teoria, história e crítica da arte no contexto de estudos sobre exposições. Visitas a exposições complementam a programação (as taxas de viagem não estão incluídas nas mensalidades).

CERTIFICADO
Cada curso é independente e não necessita de pré-requisitos. Para aqueles que desejam obter um certificado de formação, será preciso cursar um mínimo de 3 (três) disciplinas no mesmo semestre.

DESCONTO
Ao se inscrever em dois cursos, o aluno tem direito a um terceiro curso do núcleo com 100% de desconto no mesmo semestre.
Confira também o regulamento de bolsas. Descontos não cumulativos.


1º semestre 2017

Daniel Steegmann Mangrané   Michelle Sommer    Nós os objetos e eles os sujeitos. Ecologia estética das relações humanas e o não humanas aplicadas à prática artística

Há um sentimento crescente na cultura contemporânea de que as tradicionais categorias de “humanidade” e “mundo” — a espécie e o planeta, as sociedades e seus ambientes, os sujeitos e os objetos, a cultura e a natureza, o pensamento e o corpo — entraram, já faz algum tempo, em colapso. Partindo das práticas de alguns dos mais importantes pensadores e artistas atuais – Eduardo Viveiros de Castro, Lothar Baumgarten, Bruno Labour, Tino Sehgal, Davi Kopenawa ou Renata Lucas – e da análise do trabalho pessoal dos participantes, veremos como este colapso do entendimento tradicional do mundo é um prato cheio de oportunidades de engajamento impulsionado pela arte em suas propulsoras imaginações conceituais.

03 de maio a 28 de junho
Quarta-feira das 19h30 às 22h30
R$ 380,00/mês

Saiba mais…

Fernanda Lopes    Laboratório de pesquisa e prática de texto em arte

O curso visa à prática da escrita em arte com o desenvolvimento semanal de textos sobre a produção de artistas e exposições em cartaz na cidade para a discussão em grupo. A partir das exposições visitadas para a realização dos textos, serão tratadas questões como a produção de artistas e da crítica, como também a prática da escrita.

Turma 1
08 de março a 28 de junho
Quarta-feira das 19h30 às 21h30
R$ 380,00/mês (máximo de 10 alunos)
Turma 2
09 de março a 29 de junho
Quinta-feira das 19h30 às 21h30
PR$ 380,00/mês (máximo de 10 alunos)

saiba mais…

Fernando Cocchiarale    Teorias da arte

O curso tem como finalidade mostrar as diversas teorias da arte como construções discursivas, correlacionando-as com os contextos históricos em que surgiram. Serão trazidas não só questões constitutivas da consolidação do campo das teorias da arte no século XVIII, como aquelas da modernidade e da contemporaneidade. As aulas são dadas com base em textos de críticos, historiadores da arte, artistas e curadores de tendências e vertentes teóricas representativas do pensamento da arte e sobre a arte, sem a hierarquização de fontes ou de disciplinas (filosóficas, históricas, sociológicas, antropológicas).

07 de março a 27 de junho
Terça-feira das 10h às 12h
R$ 380,00/mês

Saiba mais…

Frederico Coelho   Lisette Lagnado    O glossário do Programa ambiental de Hélio Oiticica

Núcleo, Bólide, Penetrável, Parangolé e Quase-cinema pertencem ao repertório de invenções do artista Hélio Oiticica (1937-1980). Não são categorias estéticas, são “ordens de trabalhos”. O presente curso aborda o vocabulário semântico de um artista que buscou definir uma vanguarda brasileira na conturbada década de 1960, tendo testemunhado a eclosão da contracultura e o fechamento das garantias de liberdade de expressão com o golpe militar de 1964.

10 de março a 30 de junho
Sexta-feira das 10h30 às 13h
R$ 380,00/mês

Saiba mais…

Gleyce Kelly Heitor    Do que estamos falando quando falamos em mediação cultural?

O que convencionamos chamar mediação? Com esta questão pretendemos reunir pessoas interessadas em pensar teoricamente, a partir de diferentes referências, os temas, conceitos, debates e negociações de sentidos em torno da mediação cultural e suas intersecções com a arte, a educação e a política. Empreenderemos um esforço metodológico por reconhecer e nomear os diferentes modos de atuar da mediação institucional praticada, sobretudo, em museus e exposições de arte, mapeando os discursos que orientam – ou por vezes estão subjacentes a um conjunto de fazeres.

16 de março a 29 de junho
Quinta-feira das 19h30 às 22h
R$ 380,00/mês

saiba mais…

Guilherme Gutman    O Estranho – Notícias de um outro lugar

O curso pretende explorar como a ideia de “Estranho” pode atravessar exposições de arte. O estranho não tem nem condições antecipatórias que garantam o seu surgimento. Ao contrário, a sua eventual aparição é sempre uma experiência desconcertante. Assim, como pode um artista produzir de modo voluntário um trabalho que se esconde, lhe escapa e, de fato, só se presentifica no susto de um achado?

06 de março a 26 de junho
Segunda-feira das 19h30 às 21h30
R$ 380,00/mês

Saiba mais…

Ivan Pascarelli    Arquitetura para arte: Concepção de montagem de exposição

O curso, prático, busca discutir as possibilidades de cooperação entre o arquiteto responsável pela coordenação da montagem de exposições de arte (concepção do espaço, criação de painéis, bases, vitrines, salas de projeção, iluminação, etc.) e o curador da mostra. Mapeará, portanto, com farta documentação visual, exemplos, promoverá ao longo do semestre conversas  com especialistas necessários à correta montagem de mostras de arte, e também apresentará  informações técnicas básicas aos participantes do curso.

07 de março a 27 de junho
Terça-feira das 10h às 12h
R$ 380,00/mês

Saiba mais…

Luisa Duarte    Curadoria como levantamento de sintomas

São inúmeros os tipos de curadorias possíveis. Históricas, monográficas, panorâmicas, entre outras. Ao longo do curso nos interessa pensar especificamente aquelas das quais podemos depreender o enunciado que afirma o gesto curatorial como um levantamento de sintomas de uma certa época. Para tanto serão analisadas obras, textos teóricos e exposições cujas curadorias são exemplos de um modo de pensar a contemporaneidade próprio do gesto curatorial.

06 de abril a 22 de junho
Quintas-feira das 19h às 22h
R$ 380,00/mês

saiba mais…

Sonia Salcedo    Poética expositiva: desenvolvimento e acompanhamento de projetos

O curso destina-se a artistas, curadores, designers, historiadores, produtores, pesquisadores, criadores e demais profissionais interessados em desenvolver um pensamento sobre seu próprio trabalho no campo das exposições de arte como meio de criação e/ou pesquisa de sua poética. Encontros em salas/ateliers tratarão de etapas de desenvolvimento de projetos artísticos: da conceituação a realização mediante o lugar expositivo como modelo estrutural da obra.

08 de março a 28 de junho
Quarta-feira das 19h30 às 21h30
R$ 380,00/mês

saiba mais…

Tanja Baudoin    A little more conversation - Curso de Inglês para profissionais da arte

A Little More Conversation é um curso para quem quer praticar falar e pensar em inglês, seja sobre sua arte e assuntos curatoriais atuais e internacionais. O curso pretende deixar os participantes mais confortáveis com a língua para conversar, ler textos em inglês sobre práticas contemporâneas, escrever editais para programas e residências no exterior ou ensaios curatoriais. Através de um enfoque em textos de curadores, vamos refletir sobre várias abordagens do ofício de curador.

04 de abril a 27 de junho
Terça-feira das 19h30 às 21h30
R$ 380,00/mês

Saiba mais…