DESENHO DE OBSERVAÇÃO. PROCESSOS E OUTRAS PRÁTICAS POÉTICAS

Professor: VALERIO RICCI MONTANI

Cursos contínuo

01 de fevereiro a 08 de dezembro. Segundas de 15h às 17h  e quartas* de 14h30 as 16h30
*É possível optar por cursar 1 ou 2 aulas semanais

R$380,00 / mês – 1 vez por semana
R$450,00 / mês – 2 vezes por semana

butao_matriculabutao_matriculabolsa

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

O curso propõe analisar a técnica do desenho nas principais manifestações artísticas do século XX e da arte contemporânea, tendo como premissa a ruptura definitiva com a tradição acadêmica e a renovação do conceito do fazer artístico das vanguardas. Por meio de aulas teóricas e práticas, será proposto desenvolver projetos individuais a partir do trabalho de artistas como Pablo Picasso, Henri Matisse, David Hockney, Kiki Smith (Colagem), Guillame Apollinaire, Mira Schendel, Bruce Nauman, Barbara Kruger, Alighiero Boetti (Poesia Visual), Max Ernest, Masao Okabe, Do Ho Suh (Surrealismo, Frottage), Kandinskij, Klee, Mirò, Cy Twombly (Abstracionismo), Ad Reinhardt, Frank Stella, Agnes Martin, Carl Andre, Sol LeWitt, Robert Morris, Olafur Eliasson (Arte processual), entres outros.

No século XX as vanguardas artísticas mudam consideravelmente o conceito de arte, criando uma ruptura definitiva com a tradição acadêmica do século anterior. A partir do ‘900 novos fermentos culturais e filosóficos, junto com o desenvolvimento de formas de reprodução de imagens até esse momento inéditas (fotografia e cinema), permitem à arte a exploração de novos territórios, abandonando a função de representação fiel da realidade (mimesis). O interesse dos artistas muda em direção a outras realidades interiores, onde a sensibilidade tem plena autonomia expressiva. As pesquisas artísticas desenvolvem novas técnicas e poéticas, que darão vida a fenômenos como o expressionismo, cubismo, surrealismo etc.. até a arte contemporânea.

Nesse contexto o desenho também assume uma identidade autônoma e, além da sua originária função de reprodução naturalística ou de fase projetual do trabalho, se legitima como técnica própria. O desenho adquire as características de uma linguagem expressiva independente e separada das outras artes, torna-se lugar de pensamento poético e território de ideias para os artistas que exploram novas pesquisas.

O curso é constituído em módulos divididos em aulas teóricas e práticas. No conteúdo teórico serão analisadas as obras, as técnicas e o contexto histórico-cultural dos artistas escolhidos, com o auxílio de projeções de imagens e vídeos. As aulas práticas serão estruturadas como um laboratório/workshop, no qual os alunos desenvolvem projetos individuais, experimentando as técnicas e os métodos apresentados.

Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula

Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula

Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.

Não exige conhecimentos prévios.

REFERÊNCIAS

AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios, Chapecó: Argos, 2009.

AGAMBEN, Giorgio. Profanações, São Paulo: Boitempo, 2007.

ARCHER, Michael. Arte contemporânea – uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BORGES, Jorge Luis. O Livro dos Seres Imaginários. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que nós vemos, o que nos olha, Porto: Dafne Editora, 2011.

FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (Orgs.). Escritos de artistas – Anos 60/70, Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

TOMPKINS, Calvin. As vidas dos artistas. São Paulo: BEI Comunicação, 2009.

Filmografia

Paula Rego: Histórias e Segredos. Direção Nick Willing, 2017

Troublemakers: The Story of Land Art. Direção James Crump, 2015

Gerhard Richter Painting. Direção Corinna Belz, 2011

Acesso à internet

Computador ou celular com câmera

– Todos os cursos online e presenciais emitem certificado.

– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

– – – – –

VALERIO RICCI MONTANI
Campiglia Marittima, Itália, 1976, vive e trabalha no Rio de Janeiro. É artista visual e professor da EAV Parque Lage e da PUC Rio. É graduado e pós-graduado em Artes Visuais na Accademia di Belle Arti de Frosinone e de Roma, Itália. Foi residente na Résidence Artistique l’Echangeur 22, Avignon (2015), Mongin Artist in Residence Program em Seoul (2011) e na HSF – Harlem Studio Fellowship em Nova York (2009). Sua obras estão presentes nas coleções Gilberto Chateaubriand, MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Collezione Musumeci Greco, Roma; Normas Foundation, Roma, entre outras.