EAV Parque Lage

Desenho de observação

Desenho de observação

Intervenção sobre Estudo, 1952, Giorgio Morandi.

Professor: Valerio Ricci Montanti

Curso Contínuo 2020
14 de janeiro a 10 de dezembro
Terça-feira e sexta-feira, 15:00–17:00
R$ 380/mês (1x semana)
R$ 450/mês (2x semana)

Os cursos contínuos acontecem de janeiro a dezembro e ficam abertos sem interrupção. É possível realizar inscrição para esses cursos a qualquer momento do ano na secretaria da escola.

SOBRE
Para um artista desenhar é descobrir […] Uma linha, uma área de cor não são realmente importantes porque registram o que nós vemos, mas para o que, a partir daquele momento, nós seremos levados a ver. (John Berger)

O curso propõe explorar os fundamentos da técnica do desenho: da sua gramática essencial de ponto, linha, luz e sombra às noções de percepção, observação e representação no espaço, até a experimentação de recursos alternativos funcionais à construção de uma linguagem poética. As técnicas do desenho são adquiridas como meio de expressão do pensamento crítico e visual, com ênfase nas dinâmicas processuais e nos campos de pesquisa que se desenvolvem em volta das práticas de observação. Por meio de exercícios de construção da imagem – como as primeiras experiências de pressão do traço, o claro-escuro, o estudo de objetos tridimensionais ou de reproduções fotográficas – o aluno é convidado a explorar o próprio mundo imaginativo.

CONTEÚDO
Aulas teóricas e práticas. Exercícios intensivos para adquirir noções básicas da técnica do desenho. Exercícios de observação e reprodução de objetos tridimensionais, naturezas mortas, imagens fotográficas, detalhes de obras históricas e contemporâneas.

DINÂMICA
Aulas por videoconferência
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e pessoas com processos artísticos em andamento.

RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

Valerio Ricci Montani (Campiglia Marittima, Itália, 1976), vive e trabalha no Rio de Janeiro. É artista visual e professor da EAV Parque Lage e da PUC Rio. É graduado e pós-graduado em Artes Visuais na Accademia di Belle Arti de Frosinone e de Roma, Itália. Foi residente na Résidence Artistique l’Echangeur 22, Avignon (2015), Mongin Artist in Residence Program em Seoul (2011) e na HSF – Harlem Studio Fellowship em Nova York (2009). Sua obras estão presentes nas coleções Gilberto Chateaubriand, MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Collezione Musumeci Greco, Roma; Nomas Foundation, Roma, entre outras.