EAV Parque Lage

Cursos por Dia da Semana - Sábado

Bruno Miguel Exercícios Críticos do Olhar
Exercitar o olhar crítico, capaz de perceber as relações subjetivas entre diferentes linguagens na contemporaneidade. Refletindo sobre o tempo e o mundo à nossa volta, seremos capazes de desenvolver uma curadoria do olhar com condições de converter ideias, ações e questionamentos em imagem, técnica e conceito, e vice-versa. Confrontar a dúvida e desenvolver respostas para perguntas que talvez ninguém esteja fazendo, ou que todos estejam se fazendo ao mesmo tempo. A subjetividade da interpretação das interseções na arte e nas linguagens criativas como modo de estar se relacionando com o que nos envolve, são caminhos de crescimento individual e coletivo.
Curta duração
29 de abril a 17 de junho
Quintas, de 19h às 21h
R$ 760,00 ou 2x de R$ 380,00
saiba mais...
Gianguido Bonfanti Composição: Como Ler Obras Bidimensionais
A partir do livro Ponto e Linha sobre o Plano de Wassily Kandinsky, o curso visa compartilhar ferramentas de educação do olhar para exercitar reflexões e produções de sentido sobre obras bidimensionais. As aulas propõem aprendizados fundamentais para o exercício do ateliê, como saber resolver o espaço pictórico equilibrando as tensões entre formas e cores.
Curta duração
01 de março a 17 de maio
Segundas, de 17h às 19h30
R$ 1.140,00 ou 3x de R$ 380,00
saiba mais...
Julia Baker e Stella Paiva Exposições de Arte Visuais - da ideia à realização de uma exposição - desenvolvimento de projetos
O curso aqui proposto é uma junção de dois fazeres essenciais para a realização de uma exposição: a curadoria e a produção. As aulas, dadas em conjunto, irão tratar de todos os passos para a elaboração conceitual e produção de uma exposição, desde a construção de um pensamento curatorial até a desmontagem, passando pela pesquisa iconográfica, contratação de equipes, empréstimos de obras entre outras.
Curta duração
07 de abril a 02 de junho
Quartas, de 19h às 21h
R$ 660,00 ou 2x de R$ 330,00
saiba mais...
Lucas Icó Arte e(m) Contexto
Arte e(m) Contexto quer proporcionar um ambiente de investigação da relação entre arte e contexto social a partir da troca de narrativas, representações visuais, sensibilidades e posicionamentos políticos. Vamos abordar modos como a prática artística apresenta, representa e se relaciona com, assim como, de certo modo, cria seu contexto social. O curso também tem por objetivo acompanhar as construções narrativas que emergem da relação entre produção artística e contexto social.
Curta duração
03 de março a 21 de abril
Quartas, de 19h às 21h
R$ 660,00 ou 2x de R$ 330,00
saiba mais...
Lucas Icó Gráfica de Ação Coletiva
Gráfica de ação coletiva quer proporcionar um ambiente de investigação da produção visual impressa, digital, do design gráfico e das artes gráficas sob a chave das ações coletivas. A partir da troca de narrativas, representações visuais, sensibilidades, e posicionamentos políticos, será compartilhado referencial de processos artísticos contemporâneos. Vamos experimentar técnicas e ferramentas de criação gráfica, visual, diagramática, conceitual e mais, tais como em livros de artistas, colagens, zines, cartografias e computação gráfica.
Curta duração
05 de maio a 23 de junho
Quartas, de 19h às 21h
R$ 660,00 ou 2x de R$ 330,00
saiba mais...
Millena Lízia e Walla Capelobo Composteiras: saberes regenerativos com Beatriz Nascimento
Os processos de compostagem são entendidos nesta proposição não apenas como um modo ambientalmente responsável de gerenciamento dos resíduos do dia a dia. A proposta de construção deste grupo de estudos passa por nos relacionarmos com esta tecnologia terrestre também como um método para desenvolver pesquisas e materializar saberes comprometidos com o questionamento das lógicas hegemônicas de descartabilidade, produção de escassez e precariedade.
Curta duração
09 de abril a 25 de junho
Sextas, de 18h às 21h
R$ 1.140,00 ou 3x de R$ 380,00
saiba mais...
Nathanael Araujo e Rodrigo Rosm Design. Designers Negres: Perspectivas Ativistas
O curso tem como objetivo explorar a emergência e consolidação do design enquanto identidade profissional, por um lado, e os debates relativos à presença e ausência de profissionais negres no exercício desta profissão. Por meio de um conjunto de trabalhos e projetos desenvolvidos por alguns desses(as) designers existentes e atuantes, sobretudo, no mundo da arte impressa, exercitaremos conversas, análises e ações criadoras pautadas por clivagens de gênero, sexualidade, raça/etnia, nacionalidade e classe.
Curta duração
15 de março a 21 de junho
Segundas, de 15h às 18h
R$ 1350,00 ou 3x de R$ 450,00
saiba mais...
Simone Rodrigues Fotografia ArteVida: Histórias e Experiências
O curso vai realizar um passeio por temas da história da arte através da fotografia, enquanto propõe exercícios criativos e acompanha a produção dxs alunxs. Procura se contrapor às tendências da banalização da imagem nas redes sociais (seja pela repetição e excesso de exposição, seja pelo esvaziamento dos seus significados na vulgarização dos clichês) para afirmar as potências da arte como pensamento e da vida como desejo. Na linha de abordagem das “histórias” da fotografia, vai tratar dos usos e funções dessa arte-técnica nas sociedades moderna e contemporânea, verificando como suas práticas estiveram associadas ora à afirmação libertária da vida, ora às forças niilistas sob os ditames dos sistemas de representação opressores. No processo das experimentações, as imagens fotográficas serão produzidas e analisadas em torno dos seguintes eixos temáticos: corpo, memória e identidade.
Curta duração
04 de maio a 22 de junho
Terças, de 19h às 21h
R$ 700,00 ou 2x de R$ 350,00
saiba mais...
Simone Rodrigues Vejo suas Fotos com Interesse: Experiência n. 2
Apesar da fotografia ser a forma de expressão mais popular entre as artes-técnicas, com milhões de imagens sendo produzidas e publicadas diariamente nas redes sociais, pouca atenção tem sido dada à tarefa de decifração dos seus signos, ou à “escuta” cuidadosa de suas mensagens. Este curso tem uma proposta vivencial de estudo e pesquisa da fotografia como linguagem e de seus códigos socialmente compartilhados, tanto no sistema das artes quanto na prática da vida cotidiana. Consiste em sessões de análise e conversação sobre conjuntos de fotografias trazidos pelos participantes. Esses conjuntos podem conter imagens de produção própria (portfólio pessoal), ou de autoria diversa (extraídas de arquivos particulares ou públicos). Também serão realizadas aulas expositivas sobre temas da história da arte e da fotografia, com objetivo de provocar e alimentar debates em torno das questões apresentadas. Por fim, o curso visa investigar motivações e conteúdos subjetivos para ajudar o participante a desenvolver maior consciência no processo de elaboração do seu pensamento visual e a materializá-los em conjuntos significativos.
Curta duração
03 de março a 05 de maio
Quartas, de 19h às 21h
R$ 700,00 ou 2x de R$ 350,00
saiba mais...
Sonia Salcedo del Castillo Da curadoria a expografia: concepção e pratica expositiva
Curso teórico-prático que visa, a partir da apresentação de procedimentos técnicos e poéticos em concepções e montagens de exposições, estimular o conhecimento sobre a concepção e a prática expositiva, com destaque para a relação entre a organização do material exposto no processo de realização da expografia e o entendimento do processo de conceituação curatorial.
Curta duração
11 de maio a 22 de junho
Terças, de 17h às 19h
R$ 840,00 ou 2x R$ 420,00
saiba mais...
Sonia Salcedo del Castillo Exposições como meio
O curso promove uma reflexão sobre as exposições de arte enquanto meio da prática e do discurso da experiência artística, estimulando, assim, um ensaio expositivo coletivo como trabalho final.
Curta duração
09 de março a 27 de abril
Terças, de 17h às 19h
R$ 840,00 ou 2x R$ 420,00
saiba mais...
Thiago Barros Fotografia Iniciante
O curso objetiva o descobrimento do ato fotográfico e seu aprofundamento conceitual como ferramenta artística, explorando as principais técnicas para controle de seus resultados. A partir de encontros com uso de material áudio visual, intercalados com vivências práticas, será estimulada a formação histórica, articulada com conceitos teóricos e práticos na fotografia.
Curta duração
Turma 1 – 02 a 25 de março. Terças e quintas, de 19h às 21h
Turma 2 – 04 a 27 de maio. Terças e quintas, de 19h às 21h
R$ 450,00
saiba mais...
Bernardo Magina Cor e Forma
Curso prático-teórico que visa capacitar o aluno a compor e estruturar visualmente desenhos e/ou pinturas e ajudá-lo a desenvolver ou aprimorar um pensamento plástico. Os encontros se iniciam com explanações teóricas sobre princípios de cor e/ou forma e, posteriormente, serão realizados exercícios em aula.
Semestral 2021.1
Turma 1 - 02 de março a 22 de junho. Terças, de 15h30 às 17h30
Turma 2 - 03 de março a 23 de junho. Quartas, de 19h às 21h
R$ 1.320,00 ou 4x de R$ 330,00
saiba mais...
Bernardo Magina Dinâmica das Cores
Curso teórico-prático sobre a dinâmica da cor e sua quarta dimensão: o tempo. Serão analisadas algumas das teorias propostas por artistas desde Da Vinci até os dias de hoje, com ênfase nos estudos de José Maria Dias da Cruz sobre Cézanne. O curso tem como objetivo fazer o aluno pensar o uso da cor para além do círculo cromático tradicional newtoniano. Harmonia e ritmo da cor na criação de paletas.
Semestral 2021.1
03 de março a 23 de junho
Quartas, de 10h às 12h30
R$ 1.400,00 ou 4x de R$ 350,00
saiba mais...
Bernardo Magina Clarissa Diniz Pintura Brasileira: Lado B
O curso aborda perspectivas não-hegemônicas em torno da pintura produzida no Brasil. A partir da análise de obras de artistas – aqui apelidados de “lado B” – que não figuram na historiografia canônica da assim chamada “arte brasileira”, propõe-se percorrer leituras alternativas a problemáticas estéticas, sociais, políticas e identitárias que compõem as suas narrativas.
Semestral 2021.1
02 de março a 22 de junho
Terças, de 19h às 21h30
R$ 1400,00 ou 4x de R$ 350,00
saiba mais...
Bia Amaral Giodana Holanda Experiências gráficas: Narrativas Cotidianas
O curso pretende explorar narrativas do cotidiano no contexto atual e criar poéticas através de experimentos gráficos utilizando diversos recursos, tradicionais e digitais.
Semestral 2021.1
04 de março a 24 de junho
Quintas, de 18h às 20h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00
saiba mais...
Bruno Miguel Portfólio, Apresentação, Desenvolvimento e Estratégias de Carreira
O curso é voltado para artistas em diferentes estágios de carreira e pesquisa que estejam buscando profissionalização. Artistas interessados em uma melhor apresentação e entendimento dos mecanismos para maior chance de acesso a editais, residências artísticas e inserção no circuito. Debateremos sobre a construção da carreira artística analisando os aspectos objetivos inerentes à mesma.
Semestral 2021.1
02 de março a 20 de abril
Terças, de 19h às 21h
R$ 760,00 ou 2x de R$ 380,00
saiba mais...
Charles Watson O Processo Criativo - Assoviando e Chupando Cana
Ao contrário do que o senso comum sugere, a criatividade não é uma qualidade livre e autônoma, que pode ser dissociada do envolvimento verticalizado com uma atividade ou linguagem específica. Quem não investe não lucra ou, como dizem os físicos: “Não há boca livre no universo”. Assim sendo,“estratégias” ou “técnicas” criativas só se tornam eficazes na presença de forte comprometimento ao longo de um tempo mínimo necessário para internalizar as regras do jogo. Alcançar o desempenho criativo em seu nível máximo requer, além de tempo de investimento, paixão, curiosidade, persistência, tolerância a ambiguidades e coragem para aceitar que muitos erros virão pela frente – erros não são apenas permitidos, são uma pré-condição para a criação. O curso explora o limiar entre pensamento artístico – divergente, e seu aparente antagonista, pensamento científico – convergente; argumentando que a diferença entre processos cognitivos é parcialmente ilusória. Em outras palavras, há semelhanças consideráveis entre o que realmente faz a diferença em ambas as atividades. A abrangência das experiências do educador tem resultado em palestras únicas, provocativas e às vezes desconcertantes, abordando temas aparentemente tão distintos quanto evolução, sistemas complexos, ecologia e arte contemporânea, sempre com uma pitada de humor britânico.
Semestral 2021.1
08 de março a 23 de junho
Segundas e quartas, de 19h30 às 21h30
R$ 2.800,00 ou 4x de R$ 700,00
saiba mais...
Chico Cunha Conceito e Narrativas na Figura Pintada
Ao contrário do que o senso comum sugere, a criatividade não é uma qualidade livre e autônoma, que pode ser dissociada do envolvimento verticalizado com uma atividade ou linguagem específica. Quem não investe não lucra ou, como dizem os físicos: “Não há boca livre no universo”. Assim sendo,“estratégias” ou “técnicas” criativas só se tornam eficazes na presença de forte comprometimento ao longo de um tempo mínimo necessário para internalizar as regras do jogo. Alcançar o desempenho criativo em seu nível máximo requer, além de tempo de investimento, paixão, curiosidade, persistência, tolerância a ambiguidades e coragem para aceitar que muitos erros virão pela frente – erros não são apenas permitidos, são uma pré-condição para a criação. O curso explora o limiar entre pensamento artístico – divergente, e seu aparente antagonista, pensamento científico – convergente; argumentando que a diferença entre processos cognitivos é parcialmente ilusória. Em outras palavras, há semelhanças consideráveis entre o que realmente faz a diferença em ambas as atividades. A abrangência das experiências do educador tem resultado em palestras únicas, provocativas e às vezes desconcertantes, abordando temas aparentemente tão distintos quanto evolução, sistemas complexos, ecologia e arte contemporânea, sempre com uma pitada de humor britânico.
Semestral 2021.1
03 de março a 23 de junho
Quartas, de 19h às 22h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$380,00
saiba mais...
Clarissa Diniz Problemáticas em curadoria
Por atuar em meio aos problemas da arte, de seu campo social e de contextos históricos e geopolíticos, a curadoria é atravessada por questões desafiadoras e contraditórias. Pensar a prática curatorial como problema é, por isso, o ponto de partida deste curso, que, por meio de aulas teóricas, estudos de casos e conversas com convidades, propõe abordagens crítico-criadoras em torno de algumas problemáticas verificadas no exercício da curadoria.
Semestral 2021.1
03 de março a 23 de junho
Quartas, de 19h às 22h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$380,00
saiba mais...
Daniela Seixas Deise Alcantara Arte no Parque [pontes online]
Através da observação ativa e lúdica da casa e do que nos rodeia neste momento, vamos convidar as crianças a imaginar e criar pequenos mundos para, depois, construir pontes entre eles. Partindo de uma primeira conversa, montaremos o plano de construção de mundo juntamente com elas, pensando em como articular o ambiente onde cada uma está, com a criação conjunta de um pequeno universo, usando percepções e sentidos sobre o nosso arredor. Trabalhando com grupos pequenos, e a partir de um encontro semanal por vídeo, as crianças serão estimuladas a apresentar suas ideias para todo o grupo a fim de criarem desenhos, vídeos, texturas, sons e o que mais sugerirem enquanto processo criativo para esse momento. Os projetos serão compartilhados e ativados pelos outros participantes e professoras, criando, assim, intersecções entre os diversos mundos e perspectivas do grupo.
Semestral 2021.1
06 de março a 26 de junho
Sábados, de 11h às 12h
R$ 1200,00 ou 4x de R$ 300,00
saiba mais...
Denise Cathilina Fotografia e Imagens Técnicas - Desenvolvimento de Projetos
O curso tem como objetivo fornecer subsídios, orientação teórica e crítica para que os participantes possam desenvolver seus projetos em fotografia e em imagem técnica. Nesse semestre, será dada ênfase às questões relacionadas ao ambiente virtual e projetos realizados ao ar livre. Os temas abordados durante o curso serão: fotografias híbridas, fotografia e performance, arte-rua, instalações, a imagem em movimento, as contaminações entre fotografia e vídeo, o high tech e low tech. Serão discutidas estratégias recorrentes na produção de arte contemporânea relacionadas aos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, de modo a criar embasamento teórico para aprofundar as questões.
Semestral 2021.1
Turma 1 – 02 de março a 22 de junho. Terças, de 10h às 13h
Turma 2 – 02 de março a 22 de junho. Terças, de 19h às 22h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00
saiba mais...
Denise Cathilina Fotografia Expandida [Edição Especial] O curso prático e introdutório pretende discutir, a partir das ideias de Vilém Flusser, a fotografia para além das questões técnicas e estimular o desenvolvimento de uma linguagem pessoal. Nosso objetivo é propiciar a orientação e o aprofundamento do discurso e da prática relacionada às imagens.
O curso Fotografia Expandida tem como proposta de trabalho explorar as fronteiras da fotografia contemporânea e seus hibridismos e, nesse momento, não poderíamos ficar alheios às modificações trazidas pela virtualização, às novas maneiras de estar no mundo e de produzir arte. É imperativo pensar sobre as potencialidades trazidas pelo meio virtual. Na edição deste semestre foram incluídos os temas: foto-ebook, montagem de exibições em ferramentas 3D, foto-projeções e pinhole digital. Anthotype, fotografia feita com vegetais desenvolvida por Sir John Herschel, em 1842, é uma técnica que exige tempo, observação e experimentação. Cria uma fotografia fugaz, delicada, natural e ecológica.
Semestral 2021.1
Turma 1 – 01 de março a 21 de junho. Segundas, de 14h às 17h
Turma 2 – 01 de março a 21 de junho. Segundas, de 19h às 22h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00
saiba mais...
Fabiana Eboli Santos Oficina de Pesquisa de Linguagens do Espaço e Tempo
Curso prático-conceitual direcionado para a prática artística e o desenvolvimento de pesquisa em arte contemporânea. Na atividade prática, experimentação em escultura, objeto, instalação e demais ações em espaços públicos, externos ou internos; elaboração de projetos. A atividade conceitual supõe leitura de textos de artistas e teóricos referenciais nos temas pesquisados.
Semestral 2021.1
08 de março a 21 de junho
Segundas, de 20h30 às 23h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00
saiba mais...
Fernando Cocchiarale Ivan Pascarelli Tópicos Essenciais de Curadoria e Montagem de Exposições de Arte
Apresentar para estudantes, artistas, designers, arquitetos, produtores culturais e demais interessados, as etapas essenciais da curadoria e da conceituação espacial do projeto de montagem de exposições de arte. Não é, portanto, um curso de especialização, mas de introdução às principais etapas do trabalho curatorial.
Semestral 2021.1
04 de março a 24 de junho
Quintas, de 19h às 21h
R$ 1.600,00 ou 4x de R$ 400,00
saiba mais...
Fernando Cocchiarale Marcos Bonisson Conversações Sobre Escritos de Arte
O curso tem como objetivo promover a discussão de questões da arte atual, a partir dos múltiplos campos da invenção. Para pautar as conversações, serão escolhidos cerca de doze pequenos textos de teóricos, artistas, curadores, entre outros, para que todos os inscritos possam lê-los previamente aos debates.
Semestral 2021.1
03 de março a 23 de junho
Quartas, de 20h às 22h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00
saiba mais...
Franz Manata Arte como Conhecimento
Apoiado em um vasto conjunto de imagens, o curso apresenta como a arte se constituiu enquanto um campo do conhecimento. Abordaremos, num panorama que vai da Pré-história aos dias atuais, as principais questões estéticas, movimentos artísticos, artistas e obras, contextualizados em sua história social, econômica, científica e filosófica.
Semestral 2021.1
03 de março a 24 de novembro
Quartas, de 11h às 13h
R$ 3.420,00 ou 9x de R$ 380,00
saiba mais...
Franz Manata Saulo Laudares Arte Sonora
Arte Sonora é um curso prático, teórico e de acompanhamento de projetos, que estimula o desenvolvimento do pensamento dos participantes e de seus trabalhos. Destinado a todos que se interessam pela arte e a dimensão do som, o curso não pede habilidades especiais. Durante os encontros os participantes são instigados a realizar exercícios e participam de um happening de encerramento.
Semestral 2021.1
02 de março a 30 de novembro
Terças, de 19h às 22h
R$ 3.420,00 ou 9x de R$ 380,00
saiba mais...
Gustavo Matos Bob N Pintura Hoje: Os Melhores Artistas de Todos os Tempos da Última Semana
O curso tem como objetivo apresentar nomes da pintura contemporânea nacional e internacional que têm se destacado nos últimos cinco anos, situando esses(as) artistas no contexto da História da Arte, bem como nos acontecimentos sócio-culturais da atualidade. O propósito primordial é focar nas produções atuais expostas em galerias e instituições de arte dos principais centros urbanos, tais como Nova York, Berlim, Paris, Londres, Hong Kong, São Paulo, dentre outros. Além das análises dos trabalhos, os professores indicarão sites para pesquisa e publicações relevantes no âmbito da crítica de arte.
Semestral 2021.1
01 de março a 21 de junho
Segundas, de 19h às 21h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00
saiba mais...
Julio Castro Ana Clara Lemos Stencil em Base Fotográfica - da Gravura à Arte Urbana
O curso propõe uma imersão na linguagem do stencil e pretende ensinar a versatilidade de sua prática e possibilidades de desdobramentos: impressão em papel, tecido, criação de lambe-lambe e também a realização de painéis em grandes formatos. Serão apresentados todos os processos de criação, desde a produção fotográfica, passando pela edição da imagem, corte das matrizes, impressão e as circunstâncias de produção dos trabalhos no ambiente da cidade. O participante realiza exercícios individuais a partir do conhecimento adquirido ao mesmo tempo em que é convidado a pensar coletivamente na formulação de um painel para somar ao circuito de murais que estamos realizando no entorno da Rua do Oriente em Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro.
Semestral 2021.1
01 de março a 21 de junho
Segundas, de 15h às 18h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00
saiba mais...
Marcos Bonisson Linguagens Visuais: Teorias e Prática em Videoarte e Fotografia
O curso teórico e prático tem como objetivo orientar/dialogar com todos os interessados (sem pré-requisitos) em pesquisar e trabalhar a partir de leituras, teorias e práticas experimentais com videoarte, fotografia, colagem e outros suportes, em direção ao desenvolvimento de um trabalho pessoal ou aquisição de conhecimentos no campo das artes visuais.
Semestral 2021.1
04 de março a 24 de junho
Quintas, de 19h às 21h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00
saiba mais...
Marcos Duarte Oficina de Transformação de Materiais
O curso é realizado na Oficina 3D, que funciona como um laboratório de experimentações e execução de projetos escultóricos e de objetos. Nesse ambiente, o aluno desenvolverá seu projeto com acompanhamento e discussões sobre a melhor forma de executar o trabalho e a escolha de materiais e técnicas. As atividades serão desenvolvidas buscando o aprimoramento das práticas de uso da oficina, observando normas de segurança, tais como uso de equipamentos de proteção individual, e o conhecimento do maquinário e das ferramentas.
Semestral 2021.1 – Presencial
02 de março a 22 de junho
Terças, de 14h às 17h
* A realização do curso pode variar de acordo com o avanço da crise sanitária
R$ 1520,00 ou 4x de R$ 380,00
saiba mais...
Millena Lízia Experiências Epidérmicas/Epidêmicas: Movimentos para Organizações de Cadernos de Artistas-pesquisadoras/es
Como nos reorganizamos diante das tantas fragmentações investidas contra nossas existências? Esta é uma das perguntas que nos acompanha há gerações, que se reatualiza de acordo com os novos contextos e que nos servirá de guia para apoiarmos materialmente o desenrolar dos nossos encontros, conjuntamente com a proposta de produção de cadernos a partir daquilo que for do nosso desejo.
Semestral 2021.1
02 de março a 22 de junho
Terças, de 18h às 21h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00
saiba mais...
Nadam Guerra A Arte Cura
A arte cura? Entenda na prática e vivencialmente como usar o poder curativo da arte. Curso vivencial e prático direcionado a artistas e pessoas criativas que queiram encontrar na arte uma forma de autoconhecimento. Nas culturas tradicionais, o xamã e o artista estão constantemente associados como figuras que têm a capacidade de fazer a ponte entre o mundo visível e algo da esfera do invisível. Criatividade, imaginação e espiritualidade constantemente se tocam pois apontam para fora do cotidiano imediato.
Semestral 2021.1
04 de março a 24 de junho
Quintas, de 10h às 13h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$380,00
saiba mais...
Nathanael Araujo e Patricia Reinheimer Rastros e Saudades em Evocações Narrativas: EAV Parque Lage, Jardim Botânico e Rio de Janeiro
O curso tem como objetivo a realização de um livro de artista com rastros e saudades manifestas de cotidianos vividamente imaginados. Para tanto, seu processo será construído através de encontros e um conjunto de exercícios experimentais que visarão evocar lembranças, recordações, imaginações, desenhos, escritas, fotografias, histórias orais, fonográficas, dentre outras. Entrecruzando teorias e práticas-experimentais artísticas e antropológicas, exploraremos a atenção e o aprendizado a cerca do Engenho Del Rey, da Chácara dos Lages, do Palazzo Romano, do Parque Nacional da Tijuca, da Mata Atlântica, do maciço do Corcovado, do Jardim Botânico, dos projetos urbanísticos cariocas e das artes visuais em meio a tudo isso.
Semestral 2021.1 15 de março a 22 de junho Terças, de 10h às 12h R$ 1520,00 ou 4x de R$380,00
saiba mais...
Paulo Couto Arte Brasileira - Passagens e Permanências
Curso introdutório de história da arte brasileira que tem por objetivo fazer a mediação entre as obras e alunas e alunos através da visualização e da compreensão dos artifícios plásticos desenvolvidos pelos artistas e que caracterizam os diferentes movimentos artísticos. A arte acadêmica, o modernismo de 1922, o concretismo e o neoconcretismo, a Arte Afro Brasileira, as Novas Tendências, a Nova Objetividade e o momento atual da arte contemporânea serão abordados com o objetivo de construir um olhar informado pelas bases teóricas, capaz de interpretar as obras dentro de suas particularidades materiais e históricas. Serão feitas associações com as obras de artistas e movimentos internacionais que foram referências acionadas por artistas brasileiros, que se relacionam com os rumos tomados no processo de adaptação dessas linguagens no contexto nacional e na construção de um repertório cultural brasileiro. Da mesma forma serão introduzidas as teorias centrais dos principais críticos brasileiros que contribuíram para a narrativa especializada da teoria e da história da arte brasileira. O que perpassa todo o curso e que pretende tratar da grande diversidade de gêneros artísticos brasileiros é o investimento na construção de um olhar informado que viabilize a leitura dos aspectos formais das obras e o entendimento dos conceitos que carregam, passando um laço entre as gerações de artistas e as pautas culturais e políticas mobilizadas no processo de desenvolvimento da arte brasileira.
Semestral 2021.1
01 de março a 21 de junho
Segundas, de 19h às 22h
R$ 1520,00 ou 4x de R$380,00
saiba mais...
Paulo Couto Arte Figurativa, Arte Abstrata, Arte Conceitual - Fronteiras e Continuidades
No curso, introdutório, será feita a mediação entre as obras de arte, alunas e alunos, com o objetivo de construir um olhar qualificado para a observação, apreciação e análise apurada da arte. O curso perpassa de maneira transversal todos os períodos da História da Arte, desde a Pré História até as diferentes vertentes da Arte Contemporânea, passando pelo Renascimento e o Barroco, e a Arte Moderna, apresentando como os aspectos estéticos, plásticos e teóricos desses movimentos foram produzidos pelos artistas, críticos e historiadores. É dada ênfase nas características comuns que constituem cada gênero artístico dentro do seu momento histórico, assim como os traços mais importantes de cada artista, sempre trazendo teóricos que fundamentam as discussões. A abordagem leva à uma compreensão abrangente e atualizada de todo o percurso da História da Arte, e que viabiliza uma relação bem informada com a arte do presente.
Semestral 2021.1
04 de março a 24 de junho
Quintas, de 19h às 22h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$380,00
saiba mais...
Pedro Varela Colagem como forma de pensamento
O curso apresenta a colagem como uma importante chave de compreensão na produção de imagens históricas e contemporâneas. Os alunos serão provocados a se aproximar desta linguagem em seus aspectos formais, técnicos e conceituais por meio de exercícios práticos semanais seguidos de acompanhamento crítico.
Semestral 2021.1
Turma 1 – 03 de março a 23 de junho. Quartas, de 17h às 19h
Turma 2 – 04 de março a 24 de junho. Quintas, de 17h às 19h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$380,00
saiba mais...
Anna Costa e Silva  Práticas artísticas de vida
Laboratório vivencial-online sobre as relações entre práticas artísticas e narrativas pessoais com ênfase no desenvolvimento dos projetos de cada participante. Tendo a escuta e a experimentação individuais e em grupo como principais metodologias, buscaremos um olhar atento para as questões que movem cada umx, de que forma suas narrativas emergem e quais as linguagens e caminhos apropriados para cada projeto. O período do distanciamento social, as novas imposições cotidianas, a relação com a casa e o autocuidado serão pensadas como provocações possíveis para outros desdobramentos de artevida e para a criação de um campo afetivo que dê suporte para o fazer artístico.
Contínuo 2021
Turma 1: 11 de janeiro a 06 de dezembro Segundas, de 19h às 22h
Turma 2: 12 de janeiro a 07 de dezembro Terças, de 19h às 22h
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Bruno Miguel  Luiz Ernesto Questões prático teóricas da pintura na contemporaneidade
O curso propõe acompanhamento e análise de trabalhos em pintura para alunos que já possuem trabalho em desenvolvimento neste meio, ou para aqueles interessados em estudos de análise de pintura.
Contínuo 2021
04 de janeiro a 06 de dezembro
Segundas, de 19h às 22h
R$ 380,00 /mês
saiba mais...
Chico Cunha  A prática da pintura
O curso é prático e dividido em duas partes. A primeira parte é formada por 16 exercícios abordando questões básicas da linguagem de construção da pintura como: Luminosidade, volume, transparência, cor, aplicação de tinta, perspectiva, etc. A segunda parte consiste na realização de projetos específicos de pintura tendo como suporte o material escolhido pelo aluno. Nesta fase, a quantidade de exercícios feitos (projetos de pintura) vai variar de acordo com o desejo e as necessidades do aluno.
Contínuo 2021
01 de março a 06 de dezembro
Segundas, de 19h às 22h
R$ 380,00 /mês
saiba mais...
David Cury  Antiformas de Intervenção
Oficina de multiformas e multimeios de arte: 1) Orientação prática para criação e desenvolvimento em suportes estáveis (pintura, escultura, objeto, instalação, desenho, gravura), e suportes efêmeros ou virtuais (trabalho-para-contexto-específico, fotografia, vídeo, grafite, performance); 2) Análise e debate de trabalhos dos artistas da oficina relativamente à excelência da cena internacional de Arte Contemporânea ― sob fundamentação cruzada de história, teoria e crítica.
Contínuo 2021
Turma 1: 05 de janeiro a 07 de dezembro Terças, de 19h às 22h
Turma 2: 07 de janeiro a 09 de dezembro Quintas, de 16h às 19h
R$ 450,00 / mês
saiba mais...
Iole de Freitas Encontros e Reflexões
Análise e reflexão de obras apresentadas em sala de aula.
Contínuo 2021
07 de janeiro a 09 de dezembro
Quintas, de 10h às 12h
R$ 330,00 / mês
saiba mais...
Julio Castro Xilogravura e Conexões
Originada como uma necessidade de multiplicação da escrita, a xilogravura surgiu em torno do século IV na China e no Japão. Milenar e atual, tem possibilidades de pesquisa que podem ser observadas em diversas frentes na produção contemporânea. Sua natureza múltipla permite abordagens no campo editorial como livros de artista, fanzines, cartazes, impressos em geral e marca presença nas manifestações da arte urbana.
Contínuo 2021
04 de janeiro a 06 de dezembro
Segundas, de 18h às 21h
R$ 380,00 / mês
saiba mais...
Luiz Ernesto  Exercícios Fundamentais de pintura
Neste curso prático o aluno terá contato com inúmeros procedimentos técnicos de pintura sempre discutidos à luz de seus aspectos históricos e conceituais. Através da apresentação de imagens em livros ou em powerpoints, será mostrado como o surgimento de novos materiais e técnicas foi concomitante às mudanças na concepção de arte ao longo da história.
Contínuo 2021 04 de janeiro a 06 de dezembro
Segundas, de 14h às 17h
R$ 380,00 / mês
saiba mais...
Mariana Manhães  Ao Sentir Cheiro de Floresta
Os artistas participantes deste curso têm em comum o fato de suas pesquisas tangenciarem uma das mais importantes imagens primordiais que nós, seres humanos, guardamos em nossa memória: a Floresta. A Floresta que imaginamos pode ser desconhecida, amiga, onírica, assombrosa, um habitat de seres antigos e de novas mutações, de abrigo numa velha casa de madeira ou de grandes clareiras de onde se pode observar o céu. É no solo fértil da Floresta que se fincam as raízes da imaginação humana – os fungos brotam dos troncos úmidos das árvores e das plantas, deixando que vislumbremos um pouco da inteligência de um sistema de conexões ao qual não temos acesso com nosso raso conhecimento humano. Envolvidos por esse devaneio, e tão próximo a autores como Bachelard, nós, artistas, nos encontramos todas as quartas-feiras à noite, quando a escuridão evoca o mundo onírico de uma maneira mais contundente e intensa. Com imaginação imensa, contamos histórias de Floresta que perpassam nossos trabalhos, independentemente do tipo de mídia e matéria, e falamos sonhos que nos fazem sentir o cheiro de Floresta.
Contínuo 2021
06 de janeiro a 08 de dezembro
Quartas, de 19h às 21h
R$ 380,00 / mês
saiba mais...
Mariana Manhães  O Processo do Artista: Fios para Labirintos
O título do curso faz referência ao processo de criação poética, seus labirintos e suas possibilidades de caminhos. Sabemos o quanto o trabalho solitário de ateliê pode ser angustiante, levando-nos muitas vezes a passagens sombrias e becos sem saída. Portanto, a intenção do curso é promover um espaço de convívio e troca de ideias, a fim de apontar uma luz no fim do túnel. Acreditamos que, ao compartilhar as tensões e dúvidas com outras pessoas, fios são desenrolados, caminhos são desvendados e atalhos são conhecidos e iluminados, atenuando assim as tensões e solidões indesejadas. A forma de trabalhar é a seguinte: a cada encontro, um dos artistas participantes leva algum material que queira discutir. Esse material pode ser um projeto, um trabalho finalizado, imagens de alguma coisa em andamento, maquetes, ensaios fotográficos, esboços ou até mesmo fragmentos de uma ideia que ele ainda não sabe muito bem do que se trata – o importante é ter comprometimento com o próprio processo poético, seja lá ele qual for. A partir dessas apresentações, que terão a participação de todo o grupo, surgirão sugestões de pesquisa, referências, materiais e leituras, práticas de vivências, laboratórios improvisados e experimentações matéricas. Tudo isso com a intenção de aliviar a tensão (e, também, a solidão) do artista.
Contínuo 2021
06 de janeiro a 08 de dezembro
Quartas, de 10h às 12h
R$ 380,00 / mês
saiba mais...
Sonia Salcedo  Poética Expositiva - Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos
O curso destina-se a artistas, curadores, designers, historiadores, produtores, pesquisadores, criadores e demais profissionais interessados em desenvolver um pensamento sobre seu próprio trabalho no campo das exposições de arte, como meio de criação e/ou pesquisa de sua poética. Os encontros tratarão de etapas de desenvolvimento e acompanhamento de projetos artísticos, priorizando o lugar expositivo como modelo estrutural da obra.
Contínuo 2021
07 de janeiro a 09 de dezembro
Quintas, de 17h às 19h
R$ 420,00 / mês
saiba mais...
Tina Velho Litografia
O curso é oferecido a artistas, alunos com trabalhos em desenvolvimento e iniciantes. É destinado àqueles que pretendem desenvolver trabalhos em litografia e tenham interesse em discutir sua produção dentro do universo contemporâneo.
Contínuo – Presencial
Turma 1: 07 de abril a 08 de dezembro. Quartas, de 10h às 13h
Turma 2: 07 de abril a 08 de dezembro. Quartas, de 14h às 17h
* A realização do curso pode variar de acordo com o avanço da crise sanitária
R$ 380,00 / mês - 1 vez por semana
R$ 450,00 / mês - 2 vezes na semana
saiba mais...
Valerio Ricci Montani  Desenho de Observação. Processos e outras práticas poéticas
Para um artista desenhar é descobrir [...] Uma linha, uma área de cor não são realmente importantes porque registram o que nós vemos, mas para o que, a partir daquele momento, nós seremos levados a ver (John Berger).O curso propõe explorar os fundamentos da técnica do desenho: da sua gramática essencial de ponto, linha, luz e sombra às noções de percepção, observação e representação no espaço, até a experimentação de recursos alternativos funcionais à construção de uma linguagem poética. As técnicas do desenho são adquiridas como meio de expressão do pensamento crítico e visual, com ênfase nas dinâmicas processuais e nos campos de pesquisa que se desenvolvem em volta das práticas de observação. Por meio de exercícios de construção da imagem – como as primeiras experiências de pressão do traço, o claro-escuro, o estudo de objetos tridimensionais ou de reproduções fotográficas – o aluno é convidado a explorar o próprio mundo imaginativo.
Contínuo 2021
02 de fevereiro a 10 de dezembro
Terças e sextas*, de 10h às 12h
*É possível optar por cursar 1 ou 2 aulas semanais.
R$380,00 / mês - 1 vez por semana R$450,00 / mês - 2 vezes por semana
saiba mais...
Valerio Ricci Montani  O Desenho na Arte Contemporânea. Das Vanguardas Artísticas à Contemporaneidade
O curso propõe analisar a técnica do desenho nas principais manifestações artísticas do século XX e da arte contemporânea, tendo como premissa a ruptura definitiva com a tradição acadêmica e a renovação do conceito do fazer artístico das vanguardas. Por meio de aulas teóricas e práticas, será proposto desenvolver projetos individuais a partir do trabalho de artistas como Pablo Picasso, Henri Matisse, David Hockney, Kiki Smith (Colagem), Guillame Apollinaire, Mira Schendel, Bruce Nauman, Barbara Kruger, Alighiero Boetti (Poesia Visual), Max Ernest, Masao Okabe, Do Ho Suh (Surrealismo, Frottage), Kandinskij, Klee, Mirò, Cy Twombly (Abstracionismo), Ad Reinhardt, Frank Stella, Agnes Martin, Carl Andre, Sol LeWitt, Robert Morris, Olafur Eliasson (Arte processual), entres outros.
Contínuo 2021
01 de fevereiro a 08 de dezembro
Segundas e quartas*, de 15h às 17h
*É possível optar por cursar 1 ou 2 aulas semanais
R$380,00 / mês - 1 vez por semana R$450,00 / mês - 2 vezes por semana
saiba mais...