Cursos por Dia da Semana - Segunda-Feira

Bernardo Magina  PINTURA ALÉM DO QUADRO

O curso tem como objetivo levar o aluno a desenvolver um pensamento plástico com conceitos básicos de pintura e desenho (sobretudo com pincel) e capacitá-lo para criar em escala mural ou para intervir na rua e/ou arquiteturas com ou sem o uso da tinta. Visa ainda apresentar uma reflexão histórica da pintura desde as cavernas, passando por afrescos, pela invenção do quadro, muralismo mexicano, graffitti, street art e outras possibilidades contemporâneas.

Curso Contínuo 2020
03 de março a 08 de dezembro
Turma 1: Terça-feira, 10:00–13:00

04 de março a 09 de dezembro
Turma 2: Quarta-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Carli PortellaImagem: Do Desenho Aos Outros Meios

O objetivo do curso é oferecer ao aluno propostas de trabalho que visam uma produção individual e significativa, utilizando recursos que vão do desenho a outros meios.

Curso Contínuo 2020
07 de janeiro a 10 de dezembro
Terças e quintas-feiras, 14:00–17:00
R$ 380,00 (1x por semana)
R$ 450,00 (2x por semana)
saiba mais...
Chico CunhaA Prática Da Pintura

No curso demonstraremos aos alunos a necessidade de compreensão do que é construção de pintura. De caráter prático, o curso será dividido em duas partes: a primeira parte é formada por 16 exercícios abordando questões básicas da linguagem de construção da pintura como: luminosidade, volume, transparência, cor, aplicação de tinta e perspectiva. A segunda parte consiste na realização de projetos específicos de pintura tendo como suporte o material escolhido pelo aluno. Nesta fase a quantidade de exercícios realizados (projetos de pintura) vai variar de acordo com o desejo e necessidades do aluno.

Curso Contínuo 2020
06 de janeiro a 09 de dezembro
Turma 1: Segunda e quarta-feira, 14:00–17:00

06 de janeiro a 07 de dezembro
Turma 2: Segunda, 19:00–22:00

10 de janeiro a 12 de dezembro
Turma 3: Sábado, 10:00–13:00

R$ 380,00/mês (1x/semana)
R$ 450,00/mês (2x/semana)
saiba mais...
David CuryAntiformas De Intervenção

Tendo em vista que a Arte exige convivência (com seu acervo e história, seus propositores e pensadores, com seu lugar social e formas de exibição) ― e considerando sobretudo que a Arte Contemporânea rejeita hierarquias de qualquer ordem (ideia, forma, matéria, técnica) ― busca-se produzir um descondicionamento generalizado do Artista, estimulando-o à uma radicalização de suas pesquisas individuais bem como à contínua experimentação. Trata-se de uma Oficina para multisuportes e multimeios, com orientação prática e conceitual simultaneamente: desde o ciclo histórico do Conceitualismo (1965-1975), imaginar já é fazer o trabalho de arte; e fazer o trabalho de arte já é pensar.

Curso Contínuo 2020
07 de janeiro a 08 de dezembro
Turma 1: Terças-feiras, 19:00–22:00

09 de janeiro a 10 de dezembro
Turma 2: Quinta-feira, 16:00–19:00
R$ 450,00/mês
saiba mais...
Daniel Lannes PereiraA desconfiança do olhar

O curso tem por objetivo oferecer aos alunos um aprofundamento acerca dos conhecimentos práticos e teóricos inerentes ao exercício da pintura contemporânea. Ao longo dos encontros, os alunos apresentarão seus trabalhos junto à turma de modo que o processo de cada um possa ser acompanhado e problematizado. Tem com pré-requisito que o participante tenha uma produção em andamento.

Curso Contínuo 2020
07 de janeiro a 08 de dezembro
Terça-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Evany CardosoSERIGRAFIA NÃO FOTOGRÁFICA

O objetivo da oficina é transmitir um conhecimento da serigrafia, através de vários tipos de máscaras: de papéis, espontâneas, de goma arábica, de grafite, possibilitando impressões sobre diversos suportes. Uma maneira de se trabalhar com a matriz serigráfica sem necessidade de aparelhagem especial como a câmara escura e utilização de emulsão foto-sensível.

Curso Contínuo 2020
07 de janeiro a 10 de dezembro
Terça e quinta-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês (1x/semana)
R$ 450,00/mês (2x/semana)
saiba mais...
Gianguido BonfantiModelo Vivo

O curso de Modelo Vivo é orientado para desenvolver no aluno, através da observação do corpo humano, a percepção visual, o que lhe permitirá, ao entender visualmente as formas, desenhá-las.

Curso Contínuo 2020
08 de janeiro a 09 de dezembro
Turma 1: Quarta-feira, 19h30 – 22h00

09 de janeiro a 10 de dezembro de 2020
Turma 2: Quinta-feira, 10h00 – 12h30

R$ 380,00/mês*
*O valor da mensalidade não inclui o custo de modelos, que será dividido entre a turma.
saiba mais...
Iole de FreitasEncontros e Reflexões

Curso de acompanhamento, no qual o grupo é levado a refletir sobre a poética das obras apresentadas por cada participante.

Curso Contínuo 2020
09 de janeiro a 12 de dezembro
Quinta-feira, 10:00–12:00
R$ 305,00/mês
saiba mais...
João AtanásioGravura: Teoria, Prática E Experimentação

Incentivar os alunos a explorar os limites das técnicas da gravura, em especial gravura em metal, buscando novos recursos gráficos a fim de obter resultados plásticos, objetivando ajudá-los a refletir sobre o seu processo de trabalho e desenvolvimento de um projeto gráfico.
Curso Contínuo 2020
08 de janeiro a 09 de dezembro
Quarta-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês + taxa de material R$ 30,00
saiba mais...
João Carlos GoldbergCONVERSANDO SOBRE ESCULTURA, OBJETO ETC. E TAL
(COM ÊNFASE NO ETC. E TAL)


O curso, prático-teórico, enfoca os aspectos da produção da arte no campo tridimensional, com base na análise das técnicas, métodos e materiais, além do processo criativo de artistas modernos e contemporâneos. Os alunos podem utilizar o ateliê-oficina e receber orientação do professor para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Curso Contínuo 2020
08 de janeiro a 09 de dezembro
Quarta-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Luiz ErnestoQuestões Fundamentais Da Pintura

Neste curso prático o aluno terá contato com inúmeros procedimentos técnicos de pintura sempre discutidos à luz de seus aspectos históricos e conceituais. Através da apresentação de imagens em livros ou projeções, será mostrado como o surgimento de novos materiais e técnicas foi concomitante às mudanças na concepção de arte ao longo da história.

Curso Contínuo 2020
06 de janeiro a 09 de dezembro
Turma 1: Segunda-feira e quarta-feira, 14:00–17:00

08 de janeiro a 09 de dezembro
Turma 2: Quarta-feira, 19:00–22:00

R$ 380,00/mês (1x/semana)
R$ 450,00/mês (2x/semana)
saiba mais...
Bruno Miguel  Luiz ErnestoQuestões Prático-Teóricas Da Pintura Na Contemporaneidade

O curso propõe acompanhamento e análise de trabalhos em pintura para alunos que já possuem trabalho em desenvolvimento neste meio, ou para aqueles interessados em estudos de análise de pintura.


Curso Contínuo 2020
06 de janeiro a 07 de dezembro
Segunda-feira, 19:30–22:00
R$ 415,00/mês
saiba mais...
Marcos DuarteOficina de transformação de materiais

A OFICINA DE TRANSFORMAÇÃO DE MATERIAIS é uma atividade permanente da Oficina 3D que propõe pensar este espaço como um laboratório de experimentações e execução de projetos escultóricos e de objetos. Nesse ambiente, o aluno desenvolverá seu projeto com acompanhamento e discussões sobre a melhor forma de executar o trabalho e a escolha de materiais e técnicas. As atividades serão desenvolvidas buscando o aprimoramento das práticas de uso da oficina, observando normas de segurança, tais como uso de equipamentos de proteção individual, e o conhecimento do maquinário e das ferramentas.

Curso Contínuo 2020
07 de janeiro a 08 de dezembro
Terça-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Mariana ManhãesPRÁTICA DO ARTISTA: FIOS PARA LABIRINTOS

O título do curso faz referência ao processo de criação poética, seus labirintos e suas possibilidades de caminhos. Sabemos o quanto o trabalho solitário de ateliê pode ser angustiante, levando-nos muitas vezes a passagens sombrias e becos sem saída. Portanto, a intenção do curso é promover um espaço de convívio e troca de ideias, a fim de apontar uma luz no fim do túnel. Acreditamos que, ao compartilhar as tensões e dúvidas com outras pessoas, fios são desenrolados, caminhos são desvendados e atalhos são conhecidos e iluminados, atenuando assim as tensões e solidões indesejadas. A forma de trabalhar é a seguinte: a cada encontro, um dos artistas participantes leva algum material que queira discutir. Esse material pode ser um projeto, um trabalho finalizado, imagens de alguma coisa em andamento, maquetes, ensaios fotográficos, esboços ou até mesmo fragmentos de uma ideia que ele ainda não sabe muito bem do que se trata – o importante é ter comprometimento com o próprio processo poético, seja lá ele qual for. A partir dessas apresentações, que terão a participação de todo o grupo, surgirão sugestões de pesquisa, referências, materiais e leituras, práticas de vivências, laboratórios improvisados e experimentações matéricas. Tudo isso com a intenção de aliviar a tensão (e, também, a solidão) do artista.

Curso Contínuo 2020
08 de janeiro a 09 de dezembro
Quarta-feira, 10:00–12:00
R$ 350,00/mês
saiba mais...
Ronaldo MacedoArte da Pintura

O curso, destinado a artistas com produção autoral, propõe a discussão sobre as diferentes técnicas e processos de criação na pintura, a partir do contato com diversos equipamentos, suportes e materiais. Por intermédio da análise dos trabalhos dos participantes, serão propostos debates, com ênfase na dinâmica da cor e sua utilização no contexto da arte contemporânea.

Curso Contínuo 2020
07 de janeiro a 08 de dezembro
Terça-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Sonia SalcedoPoética Expositiva: Desenvolvimento E Acompanhamento De Projetos

O curso destina-se a artistas, curadores, designers, historiadores, produtores, pesquisadores, criadores e demais profissionais interessados em desenvolver um pensamento sobre seu próprio trabalho no campo das exposições de arte, como meio de criação e/ou pesquisa de sua poética. Encontros em salas/ateliers tratarão de etapas de desenvolvimento e acompanhamento de projetos artísticos, priorizando o lugar expositivo como modelo estrutural da obra.

Curso Contínuo 2020
23 de janeiro a 10 de dezembro
Quinta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Tina VelhoLitografia

O curso é oferecido a artistas, alunos com trabalhos em desenvolvimento e iniciantes. É destinado àqueles que pretendem desenvolver trabalhos em litografia e tenham interesse em discutir sua produção dentro do universo contemporâneo.
O curso objetiva, através da prática de ateliê, explorar e entender os princípios da litografia, estendendo suas possibilidades, de forma a combinar e mesclar diferentes procedimentos utilizando também como veículo gráfico o computador e outras ferramentas contemporâneas. A partir de aulas práticas entremeadas por debates sobre textos e artistas contemporâneos, será estimulada a produção de projetos individuais, com orientação e discussão dos trabalhos.

Curso Contínuo 2020
08 de janeiro a 09 de dezembro
Quarta-feira, 10:00–13:00 e 14:00–17:00
R$ 380,00/mês (1x semana)
R$ 450,00/mês (2x semana)
Taxa de material: R$30,00 mensais
saiba mais...
Valerio Ricci MontaniDesenho de observação

O curso propõe explorar os fundamentos da técnica do desenho: da sua gramática essencial de ponto, linha, luz e sombra às noções de percepção, observação e representação no espaço, até a experimentação de recursos alternativos funcionais à construção de uma linguagem poética.
As técnicas do desenho são adquiridas como meio de expressão do pensamento crítico e visual, com ênfase nas dinâmicas processuais e nos campos de pesquisa que se desenvolvem em volta das práticas de observação. Por meio de exercícios de construção da imagem – como as primeiras experiências de pressão do traço, o claro-escuro, o estudo de objetos tridimensionais ou de reproduções fotográficas – o aluno é convidado a explorar o próprio mundo imaginativo. Serão incluídas aulas de desenho nas áreas externas do Parque Lage.

Curso Contínuo 2020
14 de janeiro a 10 de dezembro
Terça e quinta-feira, 14:00–17:00
R$ 380/mês (1x semana)
R$ 450/mês (2x semana)
saiba mais...
Valerio Ricci MontaniO Desenho na Arte Contemporânea. Das Vanguardas Artísticas à Contemporaneidade

O curso propõe analisar a técnica do desenho nas principais manifestações artísticas do século XX e da arte contemporânea, tendo como premissa a ruptura definitiva com a tradição acadêmica e a renovação do conceito do fazer artístico das vanguardas. Por meio de aulas teóricas e práticas, será proposto desenvolver projetos individuais a partir do trabalho de artistas como Pablo Picasso, Henri Matisse, David Hockney, Kiki Smith (Colagem), Guillame Apollinaire, Mira Schendel, Bruce Nauman, Barbara Kruger, Alighiero Boetti (Poesia Visual), Max Ernest, Masao Okabe, Do Ho Suh (Surrealismo, Frottage), Kandinskij, Klee, Mirò, Cy Twombly (Abstracionismo), Ad Reinhardt, Frank Stella, Agnes Martin, Carl Andre, Sol LeWitt, Robert Morris, Olafur Eliasson (Arte processual), entres outros.

Curso Contínuo 2020
13 de janeiro a 07 de dezembro
Segunda-feira e quarta-feira, 14:00–17:00
R$ 380/mês (1x semana)
R$ 450/mês (2x semana)
saiba mais...

Cursos Semestrais 2020.1

Ana Miguel   Brígida Baltar   Clarissa DinizConversas de Arte

O curso propõe ativar as relações entre a pesquisa e as ramificações da obra de arte em seu tempo. No decorrer dos encontros, serão estudados conceitos da teoria da arte e filosofia aplicados a artistas nacionais e internacionais. Acompanhamento das pesquisas dos alunos com referências históricas, tramas conceituais e culturais.

Curso Semestral 2020.1
04 de março a 24 de junho
Quarta-feira, 14:30–17:30
R$ 1.720,00 ou 4 parcelas de R$ 430,00
saiba mais...
Anna Costa e SilvaPráticas artísticas de vida

Laboratório vivencial sobre as relações entre práticas artísticas e narrativas pessoais com ênfase no desenvolvimento dos projetos de cada participantx. Tendo a escuta e a experimentação em grupo como principais metodologias, buscaremos um olhar atento para as questões que movem cada umx, de que forma suas narrativas emergem e quais as linguagens e caminhos apropriados para cada projeto. Pensaremos juntxs sobre as relações entre arte e vida, olhando para diversos projetos e artistas ao longo da História da Arte, e como esses se relacionam com o interesse e a prática dxs alunxs. Construção de narrativa, memória, trauma, público x privado, escuta do outro, autorrepresentação, autoficção, redes sociais, lugar de fala, interseções entre as artes visuais e as artes cênicas serão alguns temas abordados ao longo do curso.

Curso Semestral 2020.1
03 de março a 23 de junho
Terça-feira, 19:00–22:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
saiba mais...
Bia Amaral   Giodana Holanda Experiências gráficas

O curso visa a produção e a experimentação em torno da imagem gráfica no contexto da arte contemporânea. Propostas e projetos de trabalho são desenvolvidos introduzindo pesquisas, discussões e acompanhamento técnico. Combinando processos e técnicas de gravura em metal, monotipia, fotografia e imagem digital, estimula-se o pensamento da gravura de forma expandida.
Curso Semestral 2020.1
05 de março a 25 de junho
Quinta-feira, 18:00–21:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
saiba mais...
Charles WatsonO Proceso Criativo

Criatividade não se trata de pílula mágica ou de “baixar o santo”. Ao contrário do que o senso comum sugere, a criatividade não é uma qualidade livre e autônoma, que pode ser dissociada do envolvimento verticalizado com uma atividade ou linguagem específica. Quem não investe não lucra ou, como diz o escritor Robert Heinlein, “Não há boca livre no universo”. Assim sendo,”estratégias” ou “técnicas” criativas só se tornam viáveis/eficazes na presença de forte comprometimento ao longo de um tempo mínimo necessário para internalizar as regras do jogo. Alcançar o desempenho criativo em seu nível máximo requer, além de tempo de investimento, paixão, curiosidade, persistência, tolerância a ambiguidades e coragem para aceitar que muitos erros virão pela frente – erros não são apenas permitidos, são uma pré-condição para criação.
Curso Semestral 2020.1
05 de março a 25 de junho
Segunda e quarta-feira, 19:30 - 21:30
R$3.040,00 ou 4 parcelas de R$760,00
saiba mais...
Chico CunhaConstrução, conceito e narrativa na figura pintada

O curso enfatiza a questão da figura pintada e suas possibilidades na arte contemporânea.
Curso Semestral 2020.1
04 de março a 24 de junho
Quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
saiba mais...
Denise CathilinaFotografia e imagens técnicas: desenvolvimento de projetos

O curso tem como objetivo fornecer subsídios técnicos, e orientação crítica para que os participantes possam desenvolver seus projetos pessoais em imagem produzida por aparelhos: fotografia, scanner, xerox, impressoras, projetores, vídeo ou computador. No decorrer do curso serão propostos exercícios que estimulem o uso desses aparelhos. Também serão discutidos temas e estratégias recorrentes na produção de arte contemporânea relacionadas aos trabalhos dos alunos, de modo a criar embasamento teórico para aprofundar as questões relativas à imagem máquina. O aluno receberá orientação e acompanhamento para construção de projeto de será apresentado ao final do curso.
Curso Semestral 2020.1
02 de março a 22 de junho
Turma 1: Segunda-feira, 10:00–13:00
03 de março a 23 de junho
Turma 2 Terça-feira, 19:00–22:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
saiba mais...
Denise CathilinaFotografia Expandida

O curso prático e introdutório que pretende discutir, a partir das ideias de Vilém Flusser, a fotografia para além das questões técnicas e estimular o desenvolvimento de uma linguagem pessoal. Propiciar a orientação e o aprofundamento do discurso e da prática relacionada às imagens.
Curso Semestral 2020.1
04 de março a 24 de junho
Turma 1: Quarta-feira, 14:00–17:00
Turma 2: Quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
saiba mais...
Fábia SchnoorEntre ontem e amanhã - laboratório de pesquisa e acompanhamento de projetos

O laboratório tem como objetivo introduzir o Atlas como metodologia de pesquisa para o desenvolvimento de projetos. Os participantes são orientados na sua pesquisa individual e participam da construção de um atlas coletivo de imagens, objetos, sons ou outra mídia. O programa inclui conteúdos teóricos multidisciplinares e propostas práticas, além de convidados de diferentes áreas do conhecimento. O projeto tem um desdobramento virtual paralelo ao desdobramento em sala de aula. A inscrição é aberta a todos: estudantes, artistas e profissionais de qualquer área que tenham interesse em trabalhar de forma colaborativa.
Curso Semestral 2020.1
05 de março a 25 de junho
Quinta-feira, 19:00–22:00
R$ 1.000,00 ou 4 parcelas de R$ 250,00
Taxa de material: R$ 20,00
saiba mais...
Fabiana Éboli SantosInvestigações poéticas tridimensionais, aqui-agora

Proposição de exercícios potencializadores para pesquisa no campo da escultura, objeto, instalação, interferência e ações no espaço-tempo. Aqui – agora: relações no chamado “espaço real”. Apurar o olhar. Sensibilizar. Contrariar o teleológico. Buscar um im-possível “grau zero” de si próprio, com ênfase no processo de pesquisa, sem visar elaboração/construção de um projeto final. Processos de experimentação, voltados para a expressão da poética individual.

Curso Semestral 2020.1
05 de março a 25 de junho
Quinta-feira, 14:00 – 17:00
R$1.520,00 ou 4 parcelas de R$380,00
saiba mais...
Fernando Cocchiarale   IVAN PASCARELLITÓPICOS ESSENCIAIS DE CURADORIA E
MONTAGEM DE EXPOSIÇÕES DE ARTE


Apresentar para estudantes, artistas, designers, arquitetos, produtores culturais e demais interessados, as etapas essenciais da curadoria e da conceituação espacial do projeto de montagem de exposições de arte. Não é, portanto um curso de especialização, mas de introdução às principais etapas do trabalho curatorial.
Curso Semestral 2020.1
05 de março a 25 de junho
Quinta-feira, 10:00–12:00
R$ 1.600,00 ou 4 parcelas de R$ 400,00
saiba mais...
Fernando Cocchiarale   Marcos BonissonConversações sobre Escritos de Arte

A proposta desse curso teórico concentra-se em diálogos livres a partir de textos escolhidos. Para pautar as conversações sobre escritos de arte, serão selecionados, cerca de dezesseis textos de filósofos, teóricos, artistas e curadores. Nesse sentido, para que todos os participantes possam lê-los, previamente, aos debates em aula. Entre os autores: Julia Kristeva, Hélio Oiticica, Lucy Lippard, Nietzsche, Waldemar Cordeiro, Sol Le Witt, Susan Sontag, Artur Barrio, Joseph Beuys, Lygia Clark, Michel Foucault, Ana Mendieta, Kasimir Malevich, Rosalind Krauss, Jacques Derrida, Carolyn Christov-Bakargiev, Tristan Tzara, Joseph Beuys, Tania Rivera, entre outras.
Curso Semestral 2020.1
11 de março a 24 de junho
Quarta-feira, 10:00–12:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
saiba mais...
Franz Manata Saulo LaudaresArte sonora

Curso prático, teórico e de acompanhamento de projetos que estimula o desenvolvimento do pensamento dos artistas e de seus trabalhos, na interface arte, som e tecnologia, em suas diversas abordagens.

Curso Semestral 2020.1
03 de março a 23 de junho Terça-feira, 19:00–22:00 R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
saiba mais...
Franz ManataArte como conhecimento

O curso, teórico, apresenta aos iniciantes como os artistas construíram a arte enquanto um campo do pensamento. Através de uma abordagem histórica, é traçado um panorama que vai da pré-história aos dias atuais, privilegiando o ponto de vista dos artistas. Um vasto conjunto de imagens e filmes serão apresentados além de visitas a exposições e galerias.

Curso Semestral 2020.1
04 de março a 24 de junho Quarta-feira, 10:00–13:00 R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
saiba mais...
Franz ManataEscrita de artista

Curso teórico e prático sobre escrita de artista. Destinado aqueles que querem conhecer o pensamento por trás dos textos e das obras dos artistas, e para os que buscam desenvolver o seu próprio repertório de escrita. A partir de textos dos artistas: Artur Barrio, Cildo Meireles, Guilherme Vaz, Hélio Oiticica, John Cage, Lygia Clark, Marcel Duchamp, Tunga, entre outros, discutiremos como são escritos, como articulam as questões estéticas, tanto formais quanto conceituais.

Curso Semestral 2020.1
03 de março a 23 de junho Terça-feira, 14:00–17:00 R$1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
saiba mais...
Iza Valente   Rogério EmersonLuz e Cena

O curso permeia as múltiplas possibilidades de pensar e criar cenografia e iluminação, assim como a inter-relação entre esses dois segmentos da arte.

Curso Semestral 2020.1
09 de março a 22 de junho
Segunda-feira, 19:00–21:30
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
saiba mais...
Júlio Castro   Ana Clara LemosStencil em Base Fotográfica – da gravura à arte pública

A produção de imagens em stencil (molde vazado) tem se evidenciado na última década no âmbito da arte urbana no Brasil e vem se aprimorando com o uso da imagem fotográfica, acentuada pelo uso das novas tecnologias de manipulação de imagem e tem se mostrado carregado de um forte cunho crítico e ao mesmo tempo poético na relação com a cidade e seus habitantes.

O curso propõe uma imersão na linguagem do stencil e pretende mostrar a versatilidade dessa prática no que diz respeito a possibilidades de desdobramentos: arte urbana, impressão em papel, tecido, criação de lambe-lambe, entre outros. Serão apresentados todos os processos de criação, desde a produção fotográfica, passando pela edição da imagem, corte das matrizes, impressão e as circunstâncias de produção/impressão dos trabalhos no ambiente da cidade.

Curso Semestral 2020.1
02 de março a 22 de junho
Segunda-feira, 14:00–17:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
Taxa de material: R$ 50,00
saiba mais...
Júlio CastroXilogravura e Conexões

O curso objetiva capacitar prática e teoricamente o desenvolvimento da xilogravura como linguagem no âmbito da arte contemporânea. A partir de uma abordagem histórica da xilogravura no decorrer dos diversos movimentos artísticos e do conhecimento dos instrumentos de gravação, suportes e meios de impressão, os participantes serão estimulados a produzir e a refletir coletivamente sobre os desafios que os recursos da xilogravura suscitam, associando a procedimentos da gravura como um todo e seus desdobramentos tais como a monotipia, o stencil e a imagem digital.

Curso Semestral 2020.1
02 de março a 22 de junho
Segunda-feira, 19:00–22:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
Taxa de material: R$ 50,00
saiba mais...
Júlio Castro   Pedro RochaPalavra Impressa

Palavra Impressa busca desenvolver as possibilidades da poética da palavra no espaço do papel e seus desdobramentos como livro objeto, cartaz etc. Investigar o aprofundamento do poema e até mesmo de uma única palavra através dos procedimentos da gravura. Ao instrumentalizar os participantes da oficina da palavra impressa com as técnicas da gravura, criando matrizes e formas de gravar alternativas, ampliamos as bordas do conteúdo escrito e insuflam-se camadas na comunicação. Com variáveis diversas e toda a possibilidade de invenção, a gravura adiciona intenções distintas a um mesmo texto como fosse a própria oralização da escrita.
Imagem narrada, narrativa gravada.
Curso Semestral 2020.1
09 de março a 22 de junho
Segunda-feira, 14:00–17:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
Taxa de material: R$ 50,00
saiba mais...
Marcelo RochaA Arte do Século XXI

A grande diversidade da produção artística que encontramos no mundo em nossos dias constitui um painel rico e complexo de ideias e possibilidades renovadoras no âmbito da arte contemporânea. Nomes como Tatsuo Myajima, Ryoji Ikeda, Ai Weiwei, Subodh Gupta, Mikhal Rovner, Doris Salcedo, Damian Ortega, Tara Donovan, Claire Morgan, Michel de Broin, entre muitos outros, vêm renovando a cena da arte de maneira marcante, com obras contundentes e dotadas de perspectivas inovadoras acerca de nossas sociedades, de nosso presente histórico, e acerca da arte mesma. O objetivo do curso é trazer ao conhecimento do público carioca a obra destes artistas que estão contribuindo decisivamente para os modos como concebemos e realizamos arte hoje, no século XXI.

Curso Semestral 2020.1
05 de março a 25 de junho
Quinta-feira, 19:30–21:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00


saiba mais...
Marcos BonissonLinguagens Visuais: Teorias e Práticas em Fotografia e Vídeoarte

O curso tem como objetivo orientar / dialogar com todos os interessados (sem pré-requisitos) em pesquisar e trabalhar a partir de leituras, teorias e práticas experimentais com fotografia, videoarte, colagem e outros suportes, em direção ao desenvolvimento de um trabalho pessoal ou aquisição de conhecimentos no campo das artes visuais.

Curso Semestral 2020.1
12 de março a 25 de junho
Quinta-feira, 19:00–22:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00

saiba mais...
Millena LíziaEXPERIÊNCIAS EPIDÉRMICAS: ENTRE PRODUÇÕES DE ENCONTROS E CONFRONTOS

Este curso não é necessariamente sobre artes, mas, antes, sobre uma tomada de posicionamento de que não há territórios de opressão, de destruição e de colonialidade, por fim, que se façam sem resistências – e entendendo a produção de resistência como campo plural de ativação que se materializa também em termos estéticos, teóricos, poéticos, discursivos, subjetivos, criativos, vitais.

Curso Semestral 2020.1
02 de março a 22 de junho Segunda-feira, 19:00–22:00 R$ 1.200,00 ou 4 parcelas de R$ 300,00
saiba mais...
Nadam GuerraA Arte do tarô

Curso vivencial. Prático e teórico. Iremos fazer exercícios de sensibilização e intuição. Conversar sobre as tradições de oráculos, a história do Tarô e suas inúmeras variantes. Experimentar a leitura de imagens e a criação de nosso próprio oráculo pessoal. Indicado para qualquer pessoa interessada nas conexões entre arte e tarô com ou sem experiência.

Curso Semestral 2020.1
04 de março a 29 de junho
Segunda e quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
saiba mais...
Nathanael AraújoAs artes, seus públicos e lugares

O presente curso tem como objetivo produzir um livro coletivo a partir da criação artística desenvolvida ao longo de conversas e observações sobre a relação do público com as artes. O curso terá uma dimensão reflexiva e outra prática. A dimensão reflexiva será embasada em conversas estimuladas por uma vasta bibliografia interpretativa sobre a relação entre artistas, lugares, obras e públicos. A dimensão prática será desenvolvida a partir da observação do público em visitas a exposições com a proposta de exercícios em mídias variadas. Buscaremos assim exercitar o olhar dos alunos, os conduzindo a observação e reflexões visuais de suas observações de pessoas e obras in situ. A relação entre a bibliografia explorada e as observações e reflexões transformadas em material visual irão compor uma publicação coletiva dos participantes do curso.

Curso Semestral 2020.1
03 de março a 23 de junho Terça-feira, 14:00–17:00 R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
saiba mais...
Pedro VarelaCOLAGEM COMO FORMA DE PENSAMENTO

A colagem é um dos procedimentos chave para se compreender a imagem da modernidade até os dias atuais. Apesar de todas as mudanças que estamos vivendo nas últimas décadas a colagem, como forma de pensar e não apenas como meio, continua sendo um mecanismo muito importante para produção visual, e sua compreensão é importantíssima para pensar a produção de imagens hoje. Pensar a colagem hoje é um desafio mas também um ótimo exercício de percepção da imagem que permite ao aluno ver de forma diferente sua construção tanto no seu aspecto formal, técnico e conceitual.
Curso Semestral 2020
05 de março a 25 de junho
Turma 1: Quinta-feira, 14:00–17:00
Turma 2: Quinta-feira, 19:00–22:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$ 380,00
saiba mais...
Susana SpadacciniA gravura em outras bases e outros níveis

O curso toma como ponto de partida a monotipia e a serigrafia à base de água. Abrange, na sequência, conteúdos de diversos métodos não tóxicos de gravura e suas interações com o desenho, a pintura, a fotografia e a impressão digital. Destina-se a todos que, mesmo sem experiência em produção gráfica, desejem explorar o potencial das novas dinâmicas nos processos de reprodutibilidade. Visa a criar um espaço de prática e discussão sobre as possibilidades inerentes à experimentação desses recursos, priorizando a análise e o acompanhamento individual do trabalho do aluno no intuito de capacitá-lo ao desenvolvimento de um projeto pessoal.

Curso Semestral 2020.1
04 de março a 24 de junho
Quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 1.520,00 ou 4 parcelas de R$380,00
saiba mais...
Xico ChavesObjeto-poema / Poética visual e escrita / Laboratório de Processos Criativos

O curso terá como objetivo trazer para o participante a experimentação e a prática das linguagens poéticas contemporâneas que formam o universo visual, literário e sensorial presente no campo das artes, letras e da comunicação. Se propõe ainda a considerar o processo criativo como mediador e propositor de linguagens que são parte de nossa vida e determinante na veiculação de idéias e conceitos, na economia criativa e sua influência na vida cotidiana por meio de sua ação simbólica e inovadora. Será um curso desenvolvido mediante a prática de laboratórios de criação e expressão por meio de módulos teóricos e práticas experimentais e abordará e incorporá nos laboratórios atividades e conceitos poético-visuais surgidos a partir do modernismo e movimentos anteriores e posteriores em diversos países (futurismo, dadaísmo, fluxus, surrealismo, arte conceitual, pop art, etc) abordando ainda movimento poucos conhecidos no Brasil, tais como: Poema Concreto (1950/60), Neoconcretismo (1950/70), Poema Processo(1970), Arte Xerox e Arte Postal (anos 1970/80) e o Poema Visual Contemporâneo analisando trabalhos como publicações, exposições, objetos, intervenções, performances, redes sociais, instalações, vídeos, pintura, desenho, fotografia, gravuras, macro projeções, interferências urbanas, ações de coletivos, improvisos, sonoridades, criações interativas e audiovisuais, bem como a utilização de recursos e ferramentas digitais e outras linguagens não classificáveis.
Curso Semestral 2020.1
09 de março a 29 de junho
Quinta-feira, 14:00 - 17:00
R$1.520,00 ou 4 parcelas de R$380,00
saiba mais...

Cursos Curta Duração 2020.1

Ana BenjóMaria Teresa Melloni As mulheres e o Feminino entre as Artes e a Psicanálise

Esse workshop pretende trazer as discussões atuais, a partir da temática do feminino e seus desdobramentos para a psicanálise, com as obras de arte e os artistas, como pano de fundo. Para tal, vamos propor alguns recortes literários, filmes, poesias e outras linguagens que tratam do assunto para provocar o debate.
Curta Duração 2020
20 de maio a 10 de junho
Quarta-feira, 10:00–13:00
R$ 280,00
saiba mais...
Ana Emerich Atelier da escuta - vocabulário sonoro e interlocuções visuais

Atelier da Escuta é uma proposta de imersão na linguagem musical tradicional, no campo sonoro-experimental da arte, nas contaminações poéticas entre imagem sonora e imagem visual, em diálogo com o tempo presente.
Curta Duração 2020
04 de maio a 23 de junho
Segunda-feira, 19:00–22:00
R$760,00 ou 2 parcelas de R$380,00
saiba mais...
Bernardo Magina  A Dinâmica das Cores

Curso teórico sobre a dinâmica da cor e sua quarta dimensão: o tempo. Serão analisadas algumas das teorias propostas por artistas desde Da Vinci até os dias de hoje com ênfase nos estudos de José Maria Dias da Cruz sobre Cézanne. O curso tem como objetivo fazer o aluno pensar o uso da cor para além do círculo cromático tradicional newtoniano. Harmonia e ritmo da cor na criação de paletas.

Curta Duração 2020
04 de março a 22 de abril
Quarta-feira, 10:00 - 13:00
R$760,00 ou 2 parcelas de R$380,00
saiba mais...
Bruno MiguelPortfólio de Artista : estratégias de apresentação e desenvolvimento

O curso é voltado para artistas em diferentes estágios de carreira e pesquisa que estejam buscando profissionalização. Artistas interessados em uma melhor apresentação e entendimento dos mecanismos para maior chance de acesso a editais, residências artísticas e inserção no circuito. Debateremos sobre a construção da carreira artística analisando os aspectos objetivos inerentes à mesma.

Curta Duração 2020
12 de março a 30 de abril
Quinta-feira, 19:00–22:00
R$760,00 ou 2 parcelas de R$380,00
saiba mais...
Clarissa DenizVerbos de histórias

A partir de verbos (ações, gestos, operações, procedimentos) caros às práticas artísticas, o curso propõe uma abordagem transversal da assim chamada “história da arte”. Transhistoricamente, aproximaremos e friccionaremos poéticas de criadorxs de épocas e lugares diversos, analisando as intencionalidades e as estratégias dos projetos estéticos, sociais e políticos a elxs correlacionados.

Curta Duração 2020
Módulo I – 27 a 30 abril
Módulo II – 29 junho a 03 julho
Módulo III – 28 setembro a 1º outubro
Módulo IV – 23 a 26 novembro
Segunda a quinta-feira, 18:00–22:00
R$ 380,00 por cada módulo
saiba mais...
Paulo CoutoProjeto Construtivo e Abstrações

O surgimento das diferentes modalidades de abstrações, empreendidas pelas vanguardas artísticas do início do século XX, se deu a partir de abordagens concorrentes sobre a abstração que os diferentes núcleos de artistas apresentaram. À luz de revisões historiográficas contemporâneas o curso pretende tratar os principais movimentos e teorias que postularam o Projeto Construtivo e a Abstração Informal, no contexto internacional e em seus desdobramentos no Brasil. O objetivo é mediar a construção de um olhar para uma observação informada das obras abstratas, e analisar os principais conceitos dos agentes envolvidos na construção das abstrações.

Curta Duração 2020
05 de março a 30 de abril
Quinta-feira, 19:00–22:00
R$760,00 ou 2 parcelas de R$380,00
saiba mais...
Sonia SalcedoArquitetura da arte - montagem e espaços de exposições

O curso verifica questões relativas as transformações nas concepções de espaços e montagens de exposições em diálogo com as mudanças nas poéticas artísticas. Apresenta a história das exposições, indicando uma reflexão sobre a prática expositiva dos dias atuais, complementada pelo exercício de um projeto expositivo.

Curta Duração 2020
05 de maio a 23 de junho
Terça-feira, 14:00–17:00
R$ 760,00 ou 2 parcelas de R$ 380,00
saiba mais...
Sonia SalcedoDimensões expositivas - da visualidade a cena

O curso aborda a vizinhança entre as artes cênicas e as artes visuais, enquanto contágio trans-específico, condicionador de uma nova noção de temporalidade (performática) que indica um deslocamento da discussão sobre as exposições de arte, da visualidade à cena. A partir dessa zona de comunidade, resultante de práticas artísticas recentes – que exploraram tanto o binômio temporal entre o dramático e o real quanto a objetualidade na arte e o movimento na cena – o curso investiga estruturas ceno-visuais que se não transformam o contexto expositivo em dramático, internalizaram-lhe um sentido de ser (raison d’être) enquanto agente de ação. Todo espectro de trabalhos in situ e/ou site specific, esculturas ambientais (instalações) e quadros vivos, além das artes performáticas (happenings), conceituais, notações e acessórios cênicos, são exemplares de abordagem, assim como práticas estéticas realizadas nos espaços públicos que se convertem em estratégia de aproximação com a realidade e o público.

Curta Duração 2020
03 de março a 28 de abril
Terça-feira, 19:00–22:00
R$ 760,00 ou 2 parcelas de R$ 380,00
saiba mais...
Stella PaivaProdução de artes visuais a partir de experiências práticas

Partindo da experiência de produção de exposições em instituições culturais, o curso abordará os processos de produção em artes visuais da concepção à realização de exposições. Além das estratégias de como produzir uma exposição em sua abordagem logística, arquitetônica e museológica, serão também analisados aspectos diversos do trabalho de produção, desde o entendimento da função do produtor, abrangendo etapas de desenvolvimento de um projeto, a execução de cronograma e orçamento, incluindo os serviços, equipes e fornecedores.

Curta Duração 2020
06 de maio a 24 de junho Quarta-feira, 19:00–22:00 R$760,00 ou 2 parcelas de R$380,00
saiba mais...
Thiago BarrosFotografia Iniciante

O curso objetiva o descobrimento do ato fotográfico e seu aprofundamento conceitual como ferramenta artística, explorando as principais técnicas para controle de seus resultados. A partir de encontros com uso de material áudio visual, intercalados com vivências práticas, será estimulada a formação histórica, articulada com conceitos teóricos e práticos na fotografia.

Curta duração 2020
05 de março a 21 de maio
Quinta-feira, 19:00–22:00
R$1.140,00 ou 3 parcelas de R$380,00
saiba mais...