Imagem: do desenho aos outros meios

Professora: Carli Portella

1º semestre
10 de janeiro a 29 de junho
Terça e quinta das 14h às 17h
R$ 380,00/mês (1x semana)
R$ 450,00/mês (2x semana)
2º semestre
04 de julho a 21 de dezembro
Terça e quinta das 14h às 17h
R$ 380,00/mês (1x semana)
R$ 450,00/mês (2x semana)

O curso se caracteriza pela utilização de meios experimentais na construção de imagens, que podem se concretizar pela linguagem da pintura, do desenho ou por técnicas mistas.

Jovens e adultos

Objetivos
Oferecer ao aluno propostas de trabalho que visam uma produção individual e significativa, utilizando recursos que vão do desenho a outros meios.

Prática do desenho, pintura, colagens e desdobramentos, incluindo estudos e pesquisas da história moderna e contemporânea.

Utilização de recursos referentes ao desenho e às diversas técnicas e materiais pictóricos. Pesquisa de materiais, de imagens impressas e sua manipulação utilizando recorte e colagens, xerox, técnicas de impressão e outras.

Bibliografia
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. Companhia das Letras, São Paulo.
HOLZWARTH, Hans Verner (org.). 100 Artistas Contemporâneos. Taschen.
HONNEF, Klaus. Arte Contemporânea. Taschen.

Obs.: Outras obras poderão ser sugeridas, de acordo com a necessidade/interesse individual do aluno.

Carli Portella
Artista. Estudou no MAM-RJ, onde também ministrou cursos livres de desenho e pintura (1974-1986). Participou de exposições no Brasil e no exterior, entre as quais se destacam a primeira, a segunda e a quarta edições do Salão Nacional de Artes Plásticas (MAM-RJ, 1978, 1979 e 1981), “Território ocupado” (EAV Parque Lage, 1986) e “Brazilian visual poetry” (Texas, EUA, 2001).