Criação de documentário – Parquinho Lage


◀ VOLTAR
Criação de documentário
Professores: Luana Vieira Gonçalves e Alexis Zelensky
Quinta-feira, 15:00–17:00
Idade: 6 a 12 anos
Preço e inscrições ❯

 
Sobre o curso

A oficina compartilha com as crianças o universo do filme documentário a partir da perspectiva infantil. Oferecemos algumas “chaves” para que elas possam entrar no universo do cinema e aprofundar sua compreensão sobre as imagens em movimento, indo além da posição de um espectador e descobrindo os segredos de um filme: suas técnicas e ofícios. Desenvolvemos com os participantes o manuseamento técnico de instrumentos do cinema (câmera, som, luz, maquiagem/figurino, claquete), assim como a sensibilidade do olhar, o desenvolvimento e o planejamento de um documentário: roteiro, direção, entrevistas, escolhas do tema e da estética. Um tema geral é oferecido por nós: o Parque Lage. Que olhares terão as crianças sobre este lugar com todos as suas estruturas, personagens e paisagens? Que histórias as crianças gostariam de contar sobre o Parque Lage? A melhor maneira de entrar neste universo é realizando um filme!

 
Professores

Luana Vieira Gonçalves
Arte educadora, é graduada em arte visuais pela UNICAMP. Viveu em Paris por 5 anos, onde trabalhou 3 anos no Centre Georges Pompidou, dentro da Galerie des Enfants, como mediadora e educadora artística. Fez o mestrado em arte contemporânea na Universidade Paris VIII, sobre a migração da artista Louise Bourgeois. Viveu no Togo onde coordenou e participou de um intercâmbio entre crianças togolesas e brasileiras, ali também realizou um video-arte com o Alexis Zelensky, que foi exposto junto ao coletivo Mirada Migrante em Buenos Aires. No Brasil trabalhou como arte educadora com crianças em situação de rua no projeto Casa Guadalupana (instituto Padre Haroldo), participou das Jornadas de Outubro no Parque Lage e foi educadora do projeto Curumim no SESC-SP. Fez alguns cursos de ilustração para livros infantis na Itália, Espanha e na França e, hoje, sua atividade profissional transita entre a arte educação, pesquisa e produção artística. Atualmente é arte educadora no Parquinho Lage, oferece cursos no SESC-SP e integra o coletivo Desenhação.

Alexis Zelensky
Cineasta franco-russo, depois de se formar em Matemática em Paris, Alexis estudou Ciências Políticas no Chile. Dirigiu vários documentários em diferentes países como França, Togo, Niger, Russia, Chile e Brasil. Alguns de seus filmes estiveram em festivais e foram difundidos em canais de televisão como TV5 Monde, CineBrasil TV e Canal Futura. Realizou também ateliers de cinema para crianças na Cinémathèque Robert Lynen em Paris. Atualmente, Alexis é educador no Parquinho Lage, dirige uma série para o CineBrasil TV e um documentário para o SESC – SP, ambos sobre o tema da imigração no Brasil.​


ANTERIOR | Sensibilizando o olhar IR PARA CURSOS Arte brasileira | PRÓXIMO