Edital de seleção para educador residente

Edital de seleção para educador residente

Rivane Neuenschwander, The Name of Fear (2015). Commissioned by Whitechapel Gallery. Foto: Richard Eaton

 


Confira o Resultado da reunião de comissão de seleção


 
A Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio (MAR) e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage lançam o edital de seleção para uma vaga de educador residente. O objetivo é integrar, um profissional da área educativa ao projeto de exposição “O Nome do Medo”, da artista Rivane Neuenschwander, que acontece no Museu de Arte do Rio em 2017.

O plano de trabalho tem duração de 6 (seis) meses e é direcionado a educadores e pesquisadores interessados em desenvolver projetos interdisciplinares em estudos culturais, educação, pedagogia crítica e arte.

APRESENTAÇÃO
O objetivo é preparar, e agregar à equipe da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 01 (um/a) educador/a que irá participar durante o período de 06 (seis) meses das etapas do projeto “O Nome do Medo” da artista Rivane Neuenschwander (1967, Belo Horizonte). A curadoria do projeto é de Lisette Lagnado, diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Durante o período, o educador selecionado participará de todas as etapas, tanto preliminares como atividades abertas ao público, realizadas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Escola do Olhar – Museu de Arte do Rio, no acompanhamento da exposição “O Nome do Medo”, que envolvem desde a realização de oficinas com crianças, previstas em ambas as instituições, até o desenvolvimento de propostas de ações e visitas educativas relacionadas à exposição, em conjunto com a equipe de educação do Museu de Arte do Rio.

educador-residente1

Rivane Neuenschwander, The Name of Fear (2015). Commissioned by Whitechapel Gallery. Foto: Richard Eaton

DO PERÍODO DA RESIDÊNCIA
O educador selecionado e contratado deverá se comprometer com a totalidade das etapas de projeto (oficinas e exposição) e suas respectivas cargas horárias, no período de 22 de setembro de 2016 a 22 de março de 2017. A dedicação ao projeto é de aproximadamente 30 (trinta) horas semanais, de terça-feira a sábado, incluindo eventuais feriados.

DO VALOR DA REMUNERAÇÃO
A remuneração prevista as atividades é do valor bruto total de R$12.000,00 (doze mil reais), a ser desembolsado em 06 (seis) parcelas de R$ 2.000,00 (dois mil reais) mensais.

INTRODUÇÃO AO PROJETO “O Nome do Medo”
“O Nome do Medo” é um projeto da artista Rivane Neuenschwander contemplado no sexto Prêmio Yanghyun em Seul, na Coréia, patrocinado pela Yanghyun Foundation, e realizado em parceria entre a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio (MAR), com curadoria de Lisette Lagnado.

O projeto combina elementos de desenho, tecido, moda, performance e textos, e estrutura-se em várias etapas. A primeira etapa consiste na realização de oficinas para crianças entre 6 e 8 anos de idade. Durante as oficinas serão realizadas conversas entre a artista, a curadora, os educadores e as crianças acerca do tema do medo, incluindo ainda a apresentação de vários exemplos, mostrando tipos de capas em diversos contextos, do universo cultural ao biológico, trazendo exemplos de trabalhos de artistas oriundos de diferentes povos.

As crianças serão estimuladas a desenhar e confeccionar capas que potencialmente possam ajudá-las a acolher seus medos e se proteger. Alguns desses medos são recorrentes, como “abelha”, “afogamento”, “pesadelo” etc. Os desenhos e as reflexões gerados durante as oficinas serão “traduzidos” em objetos tridimensionais pela artista Rivane Neuenschwander, com a colaboração do fashion designer GutoCarvalhoNeto, e o acompanhamento crítico de Lisette Lagnado resultará numa publicação monográfica sobre o processo.

As obras produzidas, a partir dessas atividades integradas entre a artista, as crianças e os diversos profissionais, passarão a integrar a coleção do Museu de Arte do Rio e serão expostas em fevereiro de 2017. Paralelamente à exposição será realizado um debate aberto ao público com a participação da artista, Rivane Neuenschwander, da curadora Lisette Lagnado, do fashion designer Guto Carvalho Neto, e dos educadores envolvidos no projeto como um todo, com a finalidade de promover e discutir as interfaces entre arte contemporânea, cultura, moda, psicanálise e educação, permitindo uma compreensão do processo de pesquisa e criação da artista e de todos envolvidos.

educador-residente-2

Rivane Neuenschwander, The Name of Fear (2015). Commissioned by Whitechapel Gallery. Foto: Richard Eaton

CRONOGRAMA DAS OFICINAS O NOME DO MEDO

data horário local  público
26/09/2016 14 às 19h EAV Parque Lage Equipe do projeto
05/10/2016 14 às 17h30 EAV Parque Lage Grupos escolares
06/10/2016 14 às 17h30 EAV Parque Lage Grupos escolares
07/10/2016 14 às 17h30 EAV Parque Lage Grupos escolares
13/10/2016 14 às 17h30 EAV Parque Lage Grupos escolares
14/10/2016 14 às 17h30 EAV Parque Lage Grupos escolares
15/10/2016 14 às 17h30 EAV Parque Lage Atividade educativa, aberta ao público mediante inscrições
16/10/2016 14 às 17h30 Escola do Olhar MAR Atividade educativa, aberta ao público, mediante inscrições
19/10/2016 9 às 12h30 Escola do Olhar MAR Grupos escolares
19/10/2016 14 às 17h30 Escola do Olhar MAR Grupos escolares
20/10/2016 9 às 12h30 Escola do Olhar MAR Grupos escolares
20/10/2016 14 às 17h30 Escola do Olhar MAR Grupos escolares
21/10/2016 14 às 17h30 Escola do Olhar MAR Grupos escolares

 

DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS

Caberá ao Educador residente durante o período do projeto:

- Participar ativamente no curso de formação e nas oficinas, contribuindo nas discussões e dinâmicas propostas, relacionando-se com os demais participantes a fim de estabelecer um ambiente de diálogo e reflexão;
- Pesquisar os artistas mencionados ao longo das oficinas, bem como sobre os demais temas relacionados as oficinas por meio de referências bibliográficas fornecidas;
- Buscar e propor outras referências que possam contribuir com a sua formação e a do grupo;
- Elaborar propostas de visitas mediadas e ações educativas a serem desenvolvidas com o público diverso da exposição;
- Produzir registros em formatos variados a fim de gerar avaliação e reflexão do processo de trabalho;
- Elaborar ações educativas no espaço da exposição e do Parque Lage;
- Produção de relatórios reflexivos a fim de registrar, avaliar e refletir sobre o trabalho cotidiano;
- Realizar de visitas educativas, agendadas e/ou espontâneas, com públicos diversos da exposição.

É imprescindível que o profissional seja pontual, saiba agir com responsabilidade, coerência e respeito em relação aos diversos públicos e às instituições organizadoras.

DAS ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS

Caberá ao Educador residente durante o período do projeto:

- Auxiliar na elaboração das propostas, e definição de materiais para as oficinas;
- Participar das 12 (doze) oficinas direcionadas ao público infantil, de 6 a 8 anos de idade, que serão realizadas no Parque Lage e na Escola do Olhar no período de 05 de outubro a 21 de outubro de 2016;
- Sistematizar todas as informações produzidas ao longo das oficinas, tais como: desenhos, relatórios do processo, edição dos registros fotográficos;
- Desenvolver e redigir um relatório diário de entrevistas e reflexões geradas em contato com a artista, a curadora, educadores e as crianças das oficinas, sob orientação da curadoria e dos educadores do projeto;
- Escrever dois textos (mínimo de 3 e máximo de 5 laudas), sendo o primeiro sobre as reflexões geradas nas oficinas e o segundo acerca da proposição educativa desenvolvida para exposição “O Nome do Medo”;
- Participar e desenvolver, em conjunto com a equipe de Educação do MAR, atividades e visitas educativas relacionadas à exposição do projeto que será realizada no Museu de Arte do Rio, de 21 de fevereiro a 10 de março de 2017.

PERÍODO DAS INSCRIÇÕES
De 02 a 12 de setembro de 2016

DAS INSCRIÇÕES
Para participar do processo seletivo, o candidato (maior de 18 anos) deverá enviar até o dia 12 de setembro de 2016 (às 12 horas) o material listado abaixo para o e-mail: educadoresidente.eavparquelage@gmail.com
1. Currículo atualizado;
2. Link para um portfólio digital ou plataforma vimeo;
3. Carta de intenção, respondendo à seguinte pergunta: Por que deseja trabalhar nesse projeto?

REQUISITOS
1. Curso superior completo em diferentes áreas do conhecimento: Artes, Ciências Humanas, Biológicas, Exatas;
2. Experiência com mediação em exposições;
3. Experiência com educação;
4. Familiaridade com as diferentes linguagens da área de Artes;
5. Conhecimento de língua estrangeira, preferencialmente inglês ou espanhol.

PROCESSO SELETIVO
Para este fim, será constituída uma Comissão de seleção (três membros) que analisará o material enviado e escolherá os candidatos. O Comitê de seleção é soberano.

ANÚNCIO DA SELEÇÃO
O candidato escolhido será comunicados por e-mail e/ou por telefone no dia 20 de setembro de 2016, e seu nome será publicado no site da EAV Parque Lage e divulgada pelas redes sociais.

O selecionado deverá confirmar interesse mediante comparecimento na sede da EAV Parque Lage em até 48 horas após o anúncio do resultado ou perderá sua vaga.

CRONOGRAMA DO EDITAL
02/09/2016 – Lançamento da convocatória e início das inscrições
12/09/2016 – Encerramento das inscrições
13, 14 e 15/09/2016 – Processo de seleção
20/09/2016 – Anúncio do selecionado no site da EAV Parque Lage
22/09/2016 a 22/03/2017 – Período de trabalho (para uma vaga)