EAV Parque Lage

ENTRE ONTEM E AMANHÃ: LABORATÓRIO DE PESQUISA E ACOMPANHAMENTO

Professor: FÁBIA SCHNOOR 

Cursos semestrais
03 de agosto a 25 de novembro.
Terças e quintas, de 17h às 19h
R$ 1.800 ou 4x de R$ 450,00

butao_matriculabutao_matriculabolsa

*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Clique aqui.
A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

 

SOBRE
O laboratório de pesquisa é desenvolvido tendo como ponto de partida o pensamento de Giulio Camillo Delmino e Aby Warburg. O programa inclui conteúdos teóricos multidisciplinares, propostas práticas e convidados que apresentam suas pesquisas. A proposta estimula a autonomia da pessoa no processo de construção da sua linguagem,
tem caráter horizontal de troca e não tem pré-requisitos. O objetivo é criar um espaço livre para construção de pensamento, introduzir uma metodologia de pesquisa para o desenvolvimento de projetos pessoais ou coletivos, além
de ser um ponto de encontro, travessia e partilha em tempos difíceis. Os participantes desenvolvem sua pesquisa pessoal e paralelamente participam da construção da pesquisa coletiva com imagens, objetos, sons ou outra(s) mídia(s) de sua escolha. O laboratório, antes da pandemia, já trazia na sua concepção o desdobramento virtual das
práticas de sala de aula e agora se expande significativamente para este território experimentando novas ferramentas digitais para sua construção.
O laboratório oferece um contingente de bolsas e descontos de acordo com o número de
inscritos, a partir de carta de intenção de meia lauda tendo como critérios a equidade,
diversidade e a ordem de chegada.

CONTEÚDO
A partir do percurso proposto cada participante estabelece uma ou mais formas de coleta de dados: observações, imagens próprias, trabalhos de arte, fotografias, áudios, objetos, notícias, filmes, jornais, entre outros. Nos encontros essas informações se confrontam, são relacionadas de diversas formas e analisadas pelo grupo, sendo então montados e remontados em painéis sugerem diferentes percursos de leitura. O objetivo é desvelar conteúdos inéditos que o material selecionado traz, dando vida a um dispositivo de relações e associações dinâmicas.
Os tópicos serão:
• Introdução ao pensamento de Giulio Camillo e Aby Warburg
• Metodologia de pesquisa transdisciplinar para desenvolvimento de projetos
• Conteúdo teórico de diferentes campos do saber
• Exercícios práticos individuais e coletivos
• Acompanhamento da pesquisa individual pelo coletivo
• Conversas com convidados de diferentes áreas
• Leitura de textos, filmes, e artistas como referência.

DINÂMICA
Aula expositiva em videoconferência
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula

PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento

 

REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Milton José de.Teatro da Memória de Giulio Camilo – COTIA, SP: Ateliê editorial: Editora da UNICAMP, 2005.
AGAMBEN, Giorgio. A potência do pensamento: ensaios e conferências – Belo Horizonte: Autêntica; 2017.
CADOR, AMIR BRITO, Enciclopedismo em Livros de Artista: um manual de construção da Enciclopédia Visual – Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.
DARWIN, Charles A expressão nos homens e nos animais – São Paulo: Companhia das letras, 2009.
DIDI-HUBERMAN, O que vemos, o que nos olha – São Paulo: Editora 34, 2010.
DIDI-HUBERMAN, George, A Imagem Sobrevivente, História da Arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg – Rio de Janeiro, Editora Contraponto, 2013.
DIDI-HUBERMAN, George, Diante da Imagem, Questão colocada aos fins de uma História da Arte – São Paulo, Editora 34, 2013.
DIDI-HUBERMAN, George, Diante do Tempo, História da Arte e Anacronismo das Imagens – Belo Horizonte, Editora UFMG, 2015.
DIDI-HUBERMAN, George, Atlas ou o Gaio Saber Inquieto – O olho da História, III – Belo Horizonte, Editora UFMG, 2018.
JAQUES, PAOLA BERENSTEIN, Elogio aos Errantes – Salvador, EDUFBA, 2012.
MICHAUD, Philippe Alain. Aby Warburg e a Imagem em movimento – Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
SAMAIN, ETIENNE, Como Pensam as Imagens – Campinas-SP, Editora Unicamp, 2012.
YATES, Frances. A Arte da Memória – São Paulo: Editora da Unicamp, 2007.

RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet; Computador ou celular com câmera

SECRETARIA
Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. A política de bolsas só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

FÁBIA SCHNOOR
Fábia Schnoor nasceu em 1976 no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. É artista visual e professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Tem formação em artes visuais (EAV) e Arte Educação (Escolinha de Arte do Brasil). Em 2009, participou do curso História e Tempo: História e Cultura da Memória com a professora Margarida de Souza Neves na PUC-RJ. De 2009 a 2012, participou do curso Análise e Inserção da Produção Contemporânea com Iole de Freitas. Em 2012 é selecionada para o programa Projeto Pesquisa A Imagem em Questão, com Glória Ferreira e Luiz Ernesto, ambos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. No mesmo ano, trabalhou como assistente do artista Antony Gormley na montagem do trabalho Amazonian Field – CCBB-RJ. Em 2013, participou do programa de Residência Berlin Im Fokus em Berlim e em 2015 fez a residência ECHANGEUR 22, na França. Fábia fez exposições no Brasil e no exterior dentre elas destacam-se as coletivas: Residual Benefits (Instituto de Arte Contemporânea de Phoenix – EUA – 2012) Abre Alas (A Gentil Carioca, RJ – 2013) e Noite Azul Elétrico (Mendes Wood, SP- 2013), Ressonâncias (Künstlerhaus Bethanien, Berlim – 2013) Flutuantes (Paço Imperial, RJ – 2018) e as individuais LUGAR (Centro Cultural Cândido Mendes, RJ – 2015) Topografias do Instante (CCJF, RJ – 2016) e Post-It Drawings (55SP, SP-2018). Ainda em 2018 participa da Bienal Internacional de Arte SIART – “Los Orígenes de las Noches”.