Exercício de observação com fotografia

Exercício de observação com fotografia

Professora: Luiza Baldan
03 de abril a 26 de junho
Segunda-feira das 10h às 13h
R$ 380,00/mês

O curso teórico-prático é indicado para qualquer área de criação. Com duração de três meses, o objetivo é desenvolver um trabalho a partir do processo de observação do cotidiano, do fotografar diariamente. Além de noções básicas de fotografia, também serão oferecidas aulas teóricas e referências históricas pertinentes à construção dos projetos.

A escolha pelo tema a se trabalhar é livre, mas cabe ressaltar que o projeto precisa ser inédito, não tendo sido realizado pelo aluno anteriormente.

Durante o curso, a cada semana os alunos apresentam uma seleção entre 7 e 15 imagens impressas (mini lab, xerox, impressora caseira etc.), comentando processos e referências. As críticas semanais são fundamentais e dependem da participação ativa e frequente do grupo. Ao final dos encontros, espera-se que cada aluno tenha um portfólio selecionado de 15 imagens, o qual será apresentado oralmente em sessão aberta ao público durante o evento de encerramento na Oca.

Bibliografia resumida
Adams, Robert. Why People Photograph. NY : Aperture, 1994;
Cadernos do PROARQ, n. 11. Rio de Janeiro : UFRJ, 1997;
Faustini, Marcus Vinícius. Guia Afetivo da Periferia. Rio de Janeiro : Aeroplano, 2009;
O Éden Perdido, com Elmo Amador. Rio de Janeiro, Revista O Eco, 21/12/2005.
Wenders, Wim. A Paisagem urbana (trad. Mauricio Santana Dias). Rio de Janeiro, Revista do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, n. 28, 1994.

Luiza Baldan
Artista. Doutoranda em Linguagens Visuais na UFRJ, Mestre pela mesma universidade e Bacharel em Artes Visuais pela Florida International University (2002), com formação complementar na EAV Parque Lage. Desde 2002 participa de diversas exposições individuais e coletivas, tanto no Brasil como no exterior, além de ter recebido prêmios como a Bolsa/residência no CRAC Valparaiso (Rumos Artes Visuais Itaú Cultural 2011-2013), XI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (Funarte) e Brown & Marion Whatley Scholarship.

Regulamento de bolsas ➝