Experiências gráficas - Verão no Parque

Experiências gráficas - Verão no Parque

Ana Gerundo. Seiva, 2018.

Professoras: Bia Amaral e Giodana Holanda

Férias de verão 2020
09 a 30 de janeiro
Quinta-feira, 18:00–21:00
R$ 380,00/mês

O curso visa a experimentação gráfica a partir da discussão de questões da vida cotidiana na cidade e das noções de lugar e território, produzindo imagens que tratem de experiências pessoais em lugares afetivos e suas noções de território pensando a imagem gráfica de forma expandida – na interseção com diversos campos como a fotografia, o desenho e impressões digitais.

Conteúdo
A gravura contemporânea é uma arte híbrida que combina tecnologias digitais a processos e técnicas antigas revisitadas. Esse é um curso de caráter prático e experimental que tem como foco a produção de imagens gráficas, movidas por questões e temas presentes na arte e na vida contemporânea. São abordadas questões próprias da cultura visual recente, como a apropriação e edição de imagens, a criação e o resgate de memórias e arquivos imagéticos, o trabalho colaborativo, a criação de livros artesanais e o “faça você mesmo”, dos zines, além da possibilidade de criação de instalações.

Dinâmica
Inicialmente apresentamos a proposta do curso e pesquisamos os interesses dos alunos. Em seguida, sugerimos experimentações, pesquisas e reflexões sobre o tema proposto – para esse verão – experiências pessoais em lugares afetivos. Incentivamos o desenvolvimento dos trabalhos utilizando diversas formas de impressão, fotografia e imagem digital, finalizando com a criação de livrinhos de artista, zines e outros impressos.

Bibliografia
COLDWELL, P. Printmaking: A Contemporary Perspective. Black Dog Publishing, 2010.
SAUNDERS, G. Miles, R. Prints Now: Directions and Definitions. W&A Publications, 2006.
TALA, A. Installations & Experimental Printmaking. A & C Black, 2009.
ROSS, J. Romano, C.; The Complete Printmaker: techniques, traditions, innovations. Roundtable Press. Rev. and expanded edition. 1990.
SMITH, E.K. How to Make Books. Potter Craft Ed. 2007.

Bia Amaral Graduada em Projeto Gráfico na Escola de Belas Artes da UFRJ, cursou desenho e teoria no MAM, RJ, litografia, serigrafia, fotografia e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e gravura em metal na PUC-Rio. A partir dos anos 80 participa de diversos salões e coletivas no Brasil e exterior. Mostra seu trabalho em exposição individual em 1988, em Curitiba, e 1991 e 2004 no Rio de Janeiro. Recebeu o prêmio Estágio de Gravura no Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco em 1987. Ministrou cursos de gravura no MAM, RJ, no Sesc-Tijuca, na Mostra Rio Gravura em 99. Desde 93 é professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e faz parte da equipe que em 1998 implantou o NAT_EAV.

Giodana Holanda Artista visual. Doutora e Mestre em Design pela PUC-Rio na linha de pesquisa em Arte e Tecnologia. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE. Possui formação complementar e experiência nas áreas de gravura, fotografia e imagem digital. É professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1984, onde atua nos núcleos de Imagem Gráfica e de Arte e Tecnologia. Tem interesse nas questões relacionadas ao cotidiano urbano e à mobilidade, narrativas digitais, cartografias subjetivas e uso de aplicativos para dispositivos móveis.