Experiências gráficas: narrativas do novo cotidiano

Bia Amaral – de amigos e encontros, 2020

Professoras: Bia Amaral e Giodana Holanda

Semestral 2020.2
06 de agosto a 10 de dezembro
Quintas, de 18h às 20h
R$1485,00 ou 5x R$ 297,00

butao_venda

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

ARTE CONTEMPORÂNEA, PRÁTICA ARTÍSTICA, NARRATIVAS, COTIDIANO

O curso pretende explorar narrativas do cotidiano, no contexto atual, e criar poéticas em torno das incertezas da vida futura através de experimentos gráficos, utilizando técnicas tradicionais e digitais.

Em um cenário de distanciamento social, nossas atividades e relacionamentos tornaram-se majoritariamente digitais, através de plataformas de videoconferência e mídias sociais. Ao mesmo tempo, surgiu um certo intimismo em relação à casa e à vida confinada. Pretendemos explorar o encontro dessa dupla experiência: privada e pública, e das imagens do privado sendo expostas publicamente, pelo olhar das janelas e telas, fazendo uma reflexão em torno desse momento. Trabalho, conversas, encontros, eventos artísticos se produzem na intimidade do privado, tornando-se públicas mediante a esfera digital. Nesse duplo cenário do COTIDIANO, pretendemos explorar formas de NARRATIVAS– gráficas, fotográficas e textuais – de refletir e produzir significado a essa nova forma de viver.

O curso terá uma abordagem prática e experimental. Apresentaremos sugestões para pesquisas e discussões relacionadas ao tema proposto, além de exercícios gráficos e fotográficos que possam ser executados em casa, sem os equipamentos de uma oficina. Os trabalhos serão desenvolvidos individualmente, mas discutidos em grupo e acompanhados pelas professoras. Os encontros com a turma, para discussão e orientação da proposta, serão realizados através de uma plataforma digital, e os trabalhos publicados em uma conta criada para o curso no Instagram.

Aula expositiva por videoconferência
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula.
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula.
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e pessoas com processos artísticos em andamento.

REFERÊNCIAS

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Editora Vozes, 1994.

PEREC, George. Tentativa de esgotamento de um local parisiense. Editora G. Gill, 2016

PEREC, George. Espèces d ‘espaces. Editions Galilée, 2000

VISCONTI, Jacopo Crivelli. Novas Derivas. Editora Martins Fontes, 2014.

Acesso à internet
Computador ou celular com câmera
Câmera fotográfica, impressora, tintas gráficas, papel canson, pincéis, pequenos rolos de impressão, acetatos, e outros

– Todos os cursos online emitem certificado.
– A matrícula online não oferece desconto.
– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

BIA AMARAL
Graduada em Projeto Gráfico na Escola de Belas Artes da UFRJ. Cursou: desenho e teoria no MAM/RJ; litografia, serigrafia, fotografia e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e gravura em metal na PUC-Rio. A partir da década de 1980 participa de diversos salões de artes e exposições coletivas no Brasil e em outros países. Sua primeira exposição individual foi em Curitiba em 1988 tendo realizado no Rio de Janeiro mostras individuais nos anos de 1991 e 2004. Em 1987, recebe o prêmio Estágio de Gravura no Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco. Ministrou cursos de gravura no MAM/ RJ, no SescTijuca e na Mostra Rio Gravura em 1999. A partir de 1993 começa a atuar enquanto professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 1998 implementa o Núcleo de Arte e Tecnologia (NAT_EAV) do qual, até hoje, é parte atuante da equipe.

GIODANA HOLANDA
Artista visual. Doutora e Mestre em Design pela PUC-Rio na linha de pesquisa em Arte e Tecnologia. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE. Possui formação complementar e experiência nas áreas de gravura, fotografia e imagem digital. É professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1984, onde atua nos núcleos de Imagem Gráfica e de Arte e Tecnologia. Tem interesse nas questões relacionadas ao cotidiano urbano e à mobilidade, narrativas digitais, cartografias subjetivas e uso de aplicativos para dispositivos móveis.