EXPERIÊNCIAS GRÁFICAS: NARRATIVAS E MEMÓRIAS DO COTIDIANO | ONLINE

Professor: BIA AMARAL E GIODANA HOLANDA | ONLINE

Curta duração
12 de agosto a 30 de setembro.
Quintas, de 18h às 20h
R$ 800,00 ou 2x de R$ 400,00

butao_matriculabutao_matriculabolsa

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

textos de teóricos do cotidiano.

Objetivamos estimular a produção de arte através da observação e reflexão sobre o cotidiano, a partir de memórias sobre o mesmo, sejam pessoais ou coletivas. Procuramos identificar elementos de mudança em nossas vidas, por exemplo, afetos, hábitos, a vida digital, relações sociais e transformações urbanas. Para pensarmos algumas dessas questões como forma de arte, iniciaremos levantando um conjunto de palavras relacionadas ao passado e ao momento presente, e, como suporte para desenvolvimento dos trabalhos ao longo do curso, apresentaremos textos de teóricos do cotidiano.

CRONOGRAMA

O curso terá oito encontros. O primeiro será para apresentações e uma introdução à proposta. Nos encontros seguintes, serão apresentadas visões de autores sobre o cotidiano, trabalhos de artistas, sugestões para exercícios semanais e discussão dos trabalhos. O curso terá uma abordagem prática e experimental. Nos encontros semanais apresentaremos referências teóricas, sugestões para pesquisas e discussões relacionadas ao tema proposto, além de exercícios gráficos e fotográficos. Os trabalhos serão desenvolvidos individualmente, mas discutidos em grupo e acompanhados pelas professoras.

Aula expositiva em videoconferência
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento
Não exige conhecimentos prévios

Acesso à internet; Computador ou celular com câmera

– Todos os cursos online e presenciais emitem certificados.

– A política de bolsas só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

REFERÊNCIAS

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Editora Vozes, 1994.
PEREC, Georges. Tentativa de esgotamento de um local parisiense. Editora G. Gill, 2016.
PEREC, Georges. I Remember. Editora Verba Mundi, 2014. Edição francesa: Je me souviens, 1998 Hachette.
DEBORD, Guy. Teoria da deriva. In: Berenstein Jacques, Paola. Apologia da deriva Escritos situacionistas sobre a cidade. Casa da Palavra, 2003.

BIA AMARAL
Graduada em Projeto Gráfico na Escola de Belas Artes da UFRJ, cursou desenho e teoria no MAM, RJ, litografia, serigrafia, fotografia e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e gravura em metal na PUC-Rio. A partir dos anos 80 participa de diversos salões e coletivas no Brasil e no exterior. Mostra seu trabalho em exposição individual em 1988, em Curitiba, e 1991 e 2004 no Rio de Janeiro. Recebeu o prêmio Estágio de Gravura no Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco em 1987. Ministrou cursos de gravura no MAM, RJ, no Sesc-Tijuca, na Mostra Rio Gravura em 99. Desde 93 é professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde atua nos núcleos de Imagem Gráfica e  Imagem Digital.

GIODANA HOLANDA
Artista visual. Doutora e Mestre em Design pela PUC-Rio na linha de pesquisa em Arte e Tecnologia. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE. Possui formação complementar e experiência nas áreas de gravura, fotografia e imagem digital. É professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1984, onde atua nos núcleos de Imagem Gráfica e  Imagem Digital. Tem interesse nas questões relacionadas ao cotidiano, ao urbano e à mobilidade, narrativas digitais e cartografias subjetivas.