Experiências gráficas: oficina de imagem

Experiências Gráficas na 19a. Feira Tijuana de Arte Impressa, 2018

Professoras: Bia Amaral e Giodana Holanda

Férias 2019
10 de janeiro a 28 de fevereiro
Quinta-feira, 18:00 – 21:00
R$ 380,00/mês
Curso Contínuo 2019
14 de março a 27 de junho
Quinta-feira, 18:00 – 21:00
R$ 380,00/mês

Qualquer pessoa interessada na área gráfica.

Objetivos
O curso visa a produção e a experimentação em torno da imagem gráfica no contexto da arte contemporânea. Propostas e projetos de trabalho são desenvolvidos introduzindo pesquisas, discussões e acompanhamento técnico. Combinando processos e técnicas de gravura em metal, monotipia, fotografia e imagem digital, estimula-se o pensamento da gravura de forma expandida.

A gravura contemporânea é uma arte híbrida que combina tecnologias digitais a processos e técnicas antigas revisitadas. Esse é um curso de caráter prático e experimental que tem como foco a produção de imagens gráficas, movidas por questões e temas presentes na arte  e na vida contemporânea. Os temas são discutidos a partir dos questionamentos dos alunos, e o conhecimento técnico se processa ao longo do desenvolvimento dos projetos idealizados por cada um. Ao longo do curso são abordadas questões próprias da cultura visual recente, como a apropriação  e edição de imagens, a criação e o resgate de memórias e arquivos imagéticos, o trabalho colaborativo, a criação de livros artesanais e o ‘faça você mesmo’ dos zines, além da possibilidade de criação de instalações.

Inicialmente apresentamos a proposta do curso e pesquisamos os interesses dos alunos. Através de exercícios, sugerimos experimentações, pesquisas e reflexões. Propomos então a elaboração de projetos individuais, a partir dos quais se desenvolvem  os trabalhos e as questões técnicas utilizando gravura em metal e monotipias, fotografia e imagem digital. Como trabalhamos em regime de curso contínuo e orientação individual, o acesso ao curso é permitido em qualquer período do ano.

Bibliografia sugerida para consulta
Coldwell, P.;  Printmaking: A Contemporary Perspective. Black Dog Publishing, 2010.
Saunders, G.; Miles, R. Prints Now: Directions and Definitions. W&A Publications, 2006.
Tala, A.; Installations & Experimental Printmaking. A & C Black, 2009.
Ross, J.;  Romano, C.; The Complete Printmaker: techniques, traditions, innovations.  Roundtable Press. – Rev. and expanded edition. 1990.
Smith, E.K.; How to Make Books. Potter Craft Ed. 2007.

Bia Amaral Graduada em Projeto Gráfico na Escola de Belas Artes da UFRJ, cursou desenho e teoria no MAM, RJ, litografia, serigrafia, fotografia e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e gravura em metal na PUC-Rio.  A partir dos anos 80 participa de diversos salões e coletivas no Brasil e exterior. Mostra seu trabalho em exposição individual em 1988, em Curitiba, e 1991 e 2004 no Rio de Janeiro. Recebeu o prêmio Estágio de Gravura no Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco em 1987. Ministrou cursos de gravura no MAM, RJ, no Sesc-Tijuca, na Mostra Rio Gravura em 99. Desde 93 é professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e faz parte da equipe que em 1998 implantou o NAT_EAV.

Giodana Holanda Artista visual. Doutora e Mestre em Design pela PUC-Rio na linha de pesquisa em Arte e Tecnologia. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE. Possui formação complementar e experiência nas áreas de gravura, fotografia e imagem digital. É professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1984, onde atua nos núcleos de Imagem Gráfica e de Arte e Tecnologia. Tem interesse nas questões relacionadas ao cotidiano urbano e à mobilidade, narrativas digitais, cartografias subjetivas e uso de aplicativos para dispositivos móveis.