Experiências gráficas: sobre janelas e telas_narrativas cotidianas

Bia Amaral – De amigos e encontros, 2020

Professoras: Bia Amaral e Giodana Holanda

Cursos – Julho 2020
Julho . Quinta, de 18h às 20h

butao_venda

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

O curso contará com quatro encontros, às quintas-feiras, ao longo do mês de julho e possuirá uma abordagem prática, vivencial e experimental. Serão apresentadas sugestões temáticas para desenvolvimento de pesquisas e discussões relacionadas a cada proposta, assim como exercícios que possam ser executados em casa, sem necessitar de equipamentos ou ferramentas específicas. Os trabalhos serão desenvolvidos individualmente mas, discutidos em grupo e acompanhados pelas professoras. Os encontros com a turma para discussão e orientação das propostas serão realizados através de uma plataforma digital. Ao final os trabalhos serão publicados no Instagram, em uma conta criada para o curso.

O cronograma do curso será organizado da seguinte maneira:
• Primeiro encontro: apresentação e introdução do curso e dos desejos de pesquisa dos participantes

• Segundo e terceiro encontro: serão desenvolvidos dois módulos de trabalho. Em cada módulo será explorado um tema, relacionado à proposta, em que apresentamos referências para pesquisas, com sugestões para exercícios a serem executados durante as duas semanas.

• Quarto encontro: avaliação e discussão sobre os resultados.

Em um cenário de distanciamento social, nossas atividades e relacionamentos tornaram-se majoritariamente digitais com o uso constante de plataformas de videoconferência e mídias sociais. Ao mesmo tempo, surgiu um certo intimismo em relação à casa e à vida confinada. No curso, pretendemos explorar o encontro dessa dupla experiência: a privada e a pública, juntamente com as imagens do privado que vem sendo expostas publicamente, seja pelo olhar das janelas e ou de telas, fazendo uma reflexão em torno do momento atual. Trabalho, conversas, encontros, eventos artísticos se produzem na intimidade do privado mas tornando-se públicos mediante a esfera digital. Nesse duplo cenário do cotidiano, pretendemos explorar formas de narrativas – gráficas, fotográficas e textuais – de refletir e produzir significado a essa nova forma de viver.

Aula expositiva por videoconferência.
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula.
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula.
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula.

Público
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e pessoas com processos artísticos em andamento.

Recursos necessários
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

Arte Contemporânea; Narrativas; Cotidiano; Prática Artística

Bia Amaral. Graduada em Projeto Gráfico na Escola de Belas Artes da UFRJ. Cursou: desenho e teoria no MAM/RJ; litografia, serigrafia, fotografia e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e gravura em metal na PUC-Rio. A partir da década de 1980 participa de diversos salões de artes e exposições coletivas no Brasil e em outros países. Sua primeira exposição individual foi em Curitiba em 1988 tendo realizado no Rio de Janeiro mostras individuais nos anos de 1991 e 2004. Em 1987, recebe o prêmio Estágio de Gravura no Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco. Ministrou cursos de gravura no MAM/ RJ, no SescTijuca e na Mostra Rio Gravura em 1999. A partir de 1993 começa a atuar enquanto professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 1998 implementa o Núcleo de Arte e Tecnologia (NAT_EAV) do qual, até hoje, é parte atuante da equipe.

Giodana Holanda. Artista visual. Doutora e Mestre em Design pela PUC-Rio na linha de pesquisa em Arte e Tecnologia. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE. Possui formação complementar e experiência nas áreas de gravura, fotografia e imagem digital. É professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1984, onde atua nos núcleos de Imagem Gráfica e de Arte e Tecnologia. Tem interesse nas questões relacionadas ao cotidiano urbano e à mobilidade, narrativas digitais, cartografias subjetivas e uso de aplicativos para dispositivos móveis.