Experiências gráficas

Experiências gráficas

I Feira de Impressos da EAV, 2016

Professoras: Bia Amaral e Giodana Holanda

Curso de férias
12 de janeiro a 09 de fevereiro
Quinta-feira das 18h às 21h
R$ 380,00/mês
Curso contínuo
09 de março a 29 de junho
Quinta-feira das 18h às 21h
R$ 380,00/mês

Público-alvo
Artistas ou estudantes com interesse na área gráfica.

Objetivos
O curso visa a experimentação em torno da imagem gráfica no contexto da arte contemporânea. Projetos de trabalho são desenvolvidos c ombinando processos e técnicas de gravura em metal, monotipia, fotografia e imagem digital, estimulando-se o pensamento da gravura de forma expandida.

Conteúdo
Esse é um curso de caráter prático e experimental que tem como foco a produção de imagens gráficas, movidas por questões e temas presentes na arte e na vida contemporânea. Os temas são discutidos a partir dos questionamentos dos alunos, e o conhecimento técnico se processa ao longo do desenvolvimento dos projetos idealizados por cada um.

Dinâmica
Inicialmente apresentamos a proposta do curso e pesquisamos os interesses dos alunos. Através de exercícios, sugerimos experimentações, pesquisas e reflexões. Propomos então a elaboração de projetos individuais, a partir dos quais se desenvolvem os trabalhos e as questões técnicas utilizando gravura em metal e monotipias, fotografia e imagem digital.

Bibliografia
COLDWELL, P. Printmaking: A Contemporary Perspective. Black Dog Publishing, 2010.
SAUNDERS, G.; Miles, R. Prints Now: Directions and Definitions. W&A Publications, 2006.
TALA, A. Installations & Experimental Printmaking. A & C Black, 2009.
FISHPOOL, M. Hybrid Prints. A & C Black, 2009.
ROSS, J.; ROMANO, C., The Complete Printmaker: techniques, traditions, innovations.
Roundtable Press. – Rev. and expanded edition. 1990.

Bia Amaral é graduada em Projeto Gráfico pela Escola de Belas Artes da UFRJ, cursou desenho e teoria no MAM-RJ, litografia, serigrafia, fotografia e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e gravura em metal na PUC-Rio. Recebeu o prêmio Estágio de Gravura no Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco em 1987. Ministrou cursos de gravura no MAM-RJ, Sesc Tijuca e na Mostra Rio Gravura em 1999. Desde 1993 é professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e faz parte da equipe que em 1998 implantou o NAT_EAV. Já expôs no Brasil e no exterior.

Giodana Holanda é artista visual e arquiteta. É doutora em Design pela PUC-Rio na linha de pesquisa em arte e tecnologia. Tem formação complementar e experiência nas áreas de gravura, fotografia e imagem digital, com exposições individuais e coletivas. É professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1984, onde atua nos núcleos de Imagem Gráfica e de Arte e Tecnologia, tendo participado da criação do NAT_EAV.

Regulamento de bolsas ➝